Governo em ação conjunta com Anatel e Ministério das Telecomunicações, planeja aplicar acordo com a OI, que prevê uma redução de 75% em acordo no valor que a operadora deveria investir em infraestrutura pública, cerca de R$ 17 bilhões.
Mera curiosidade, mas gostaria de ouvir o Presidente da Anatel, que recentemente estava em “caça as bruxas” com celulares de marketplace na Amazon e Mercado Livre, e agora tem indícios segundo a reportagem, de contrariar apontamento técnico da própria Anatel (e do MP e TCU) e querer conceder desconto a Oi.
O arranjo todo é esquisito, já que parte dos investimentos previstos são em cabos submarinos e datacenters, coisas que a V.tal já ia fazer.
A esse ponto faz mais sentido decretar falência da Oi, vender tudo pra pagar as dívidas (o pouco que sobrou) e o governo reassumir a concessão, mas óbvio que ninguém quer esse pepino.
Pois é… falando com um amigo que trabalha na Anatel, ele me falou: “o presidente da Anatel é um político, ele não entende quase nada da parte técnica e seguirá à risca todas as decisões políticas do governo”. Por aí você já sabe o que acontecerá.