5 programas para atualizar drivers do PC com Windows

Tecnoblog por favor não! Não disseminem esse tipo de desinformação!

Há muitos sites e pseudo-técnicos de informática por aí que defendem essa prática. Mas é altamente condenável. Os computadores com Windows hoje não precisam mais de drivers da forma como esses tipos de programas pregam que precisamos. Hoje os próprios fabricantes já disponibilizam seus utilitários (o que eu também não acho tão necessário, mas já é muito melhor do que esses lixos aí divulgados no artigo).

Melhor que isso: o próprio Windows Update já nos traz drivers para tudo que precisarmos, quando já não vem instalado. Aqueles tempos terríveis de drivers inexistentes no Windows Update acabaram (quando procurava infinitamente e não encontrava). Até drivers de impressora e chipset ele tem agora. A Microsoft fez um belo trabalho na identificação dos diversos tipos de hardwares presentes no mercado.

Olhemos o gerenciador de dispositivos e apenas se houver erros procure por atualizações opcionais no Windows Update. Isso só é mais necessário em hardwares mais antigos. Em hardwares novos o Windows já sobe com tudo configurado e funcionando sem problemas. Apenas para componentes muito específicos (como placas de vídeo), nos quais os fabricantes disponibilizam atualização constante de drivers, é que devemos obrigatoriamente ir direto no fabricante baixar. Pois o Windows nos traz um driver funcional para a maioria dos computadores. Se você tiver problemas, você procura outro. Essa pira de manter tudo sempre atualizado, não se aplica para drivers. Apenas em alguns casos específicos, como BIOS, e isso deve ser verificado direto com o fabricante para observar se você está sendo afetado ou é alguma correção de segurança. Se tudo tá funcionando sem problema, você não precisa desses programas.

Em muitos casos esses programas nojentos podem é trazer dores de cabeça e corromper o Windows ou até gerar conflitos que você não conseguirá resolver sem formatar.

Entendam mais aqui: Drivers do Windows A FUNDO - Parte 1 - YouTube

E aqui:

2 curtidas

Poha… eu realmente não esperava um artigo desses vindo do TecnoBlog… eu até procurei pela tag publieditorial ou primeiro de abril… poxa…

3 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.