20 perguntas e respostas sobre o Pix

Se tu pudesse cancelar, o que ia te impedir de comprar algo, sair da loja com a mercadoria e cancelar o pagamento?

7 curtidas

Ser decente.

Pelo que eu entendi, pessoa física tem direito a 5 chaves, então pode-se cadastrar cada uma dessas chaves nas diversas contas que tiver, por exemplo: Chave 1 - CPF - Banco A, Chave 2 Nº Celular - Banco B, Chave 3 - E-mail - Banco 3 e assim por diante. Caso queira passar de uma conta para a outra é só apontar para a chave de destino. Bom, pelo menos foi isso que eu entendi.

1 curtida

São 5 chaves por conta, mas uma mesma pessoa pode ter inúmeras chaves.

1 curtida

Pode acordar pra realidade. :joy: :joy: :joy: :joy:

Falando sério, eu concordo que não deve poder cancelar mesmo não.
Se a pessoa for descuidada, problema dela.

6 curtidas

3 postagens foram divididas em um novo tópico: Sobre liberdade de escolha das chaves do PIX

uai, e vc consegue cancelar um TED ou um DOC? Ou até mesmo um picpay?

2 curtidas

Para pessoas físicas não há custo para usar o Pix — no entanto, instituições bancárias podem cobrar pelo serviço.

Não entendi exatamente o que tentaram dizer aqui. No próprio Tecnoblog, foi noticiado que o Pix será 100% gratuito para PF.

O Bacen disse, inicialmente, que não haviam restrições sobre a cobrança de tarifas pelos bancos e iria fiscalizar para evitar abusos, mas acabou voltando atrás e tornou gratuito.

Existirá mesmo possibilidade de tarifa para uso do Pix por PF?

Fonte: PIX será grátis para pessoas físicas e terá saque de dinheiro em lojas – Tecnoblog

O que te faz querer cancelar um pagamento? Não conferir os dados? Mandar 500 reais no lugar de 5?

Acho que tudo é questão de conferir, ainda mais se tratando de dinheiro.
Certeza que vai aparecer os dados e não só ***** nos dados e valores.

2 curtidas

Exatamente! Mesma coisa…

Pelo que vi, irá aparecer o nome do destinatário e o CPF no seguinte formato: 123..-89
A pessoa tem que conferir pelo menos o nome completo do destinatário, pelo amor!

2 curtidas

Não há custo pro banco, não pro cliente.

Transferências para pessoas físicas não terão custo nenhum pro banco. Transferências para PJ será cobrado R$0,01 a cada 10 transações.

Mas a instituição pode decidir livremente se cobra ou não nos dois casos.

Vou continuar usando o TED, geralmente a transferência ocorre na mesma hora, de forma automática.
Fiz uma transferência entre bancos e todo o processo durou menos de 5 minutos, fiz na parte da manhã.
O pix será interessante para fazer transferência a noite ou em fins de semana onde o TED não faz a transferência na hora, necessitando um próximo dia útil.

Não haverá tarifa entre pessoas física!!

Agora se o meio de pagamento ou transferência envolver uma empresa (CNPJ) a tarifa é cobrada somente dessa empresa, exemplo: Você vai na padaria comprar pão escolhe o método Pix para pagar você é pessoa física a padaria é CNPJ a taxa vai se cobrada somente para a padaria.

Para o Pix funcionar a duas pontas tem que ter chaves cadastradas, exemplo: se você quiser transferir um dinheiro para alguma conta de destino, já nas TED’s a outra ponta não precisa de nenhum cadastro para o dinheiro cair lá, único problema da TED é que só funciona entre 07 horas e 17 horas já em feriados e fins de semanas não funciona em uma futura emergencia isso é um problema.
Mas o Pix é mais que transferência.

Como já respondi aqui: a gratuidade é pro banco, não pro cliente. Transferência para pessoas físicas não será cobrado nada dele, transferências pra pessoas jurídicas será cobrado R$0,01 a cada 10 transações.

Mas o banco pode cobrar do cliente em qualquer um dos casos (o que duvido que aconteça, concorrência é muito forte). Por mais que não haja custo na transferência em si, mandar dinheiro de um banco pro outro pode requisitar envio de dinheiro físico entre uma instituição e outra e isso tem custo. O banco pode não querer absorver esse custo.

Não precisa. Nem quem envia e nem quem recebe precisa ter chave. Ela só vai ser uma forma de facilitar a transação, mas vai dar pra transferir usando os dados da conta como no TED.

1 curtida

Espero que ñ role esse imposto sobre transações digitais, ai o Pix vai ser “lindo”.

1 curtida

Esse print é de que banco? Eu não sabia que o pix funcionária assim pra mim ambos o usuários teria que ter chaves cadastradas e essas chaves seria CPF, e-mail e telefone, acho que ouvi em algum lugar que seria assim, no mais valeu pela informação.

Do Banco do Brasil.