Sobre liberdade de escolha das chaves do PIX

Pessoal, alguem pode me esclarecer uma dúvida: Hoje com o tanto de contas e carteiras digitais que temos por ai, como Pic Pay, Recarga Pay, Nubank, etc… como vamos fazer para cadastrar um email alternativo pois quase todo mundo deve ter mais de um email (gmail, hotmail, yahoo, etc) e gostaria de usar.

Digo isso porque hoje recebi uma notificação do Nubank pra fazer o pré-cadastro da minha chave mas ele já deu as 3 opções de chaves já pre estabelecidas, ou seja, ele me mandou tocar em qual chave eu queria, no meu email xxxxxxxxxxxx, no meu tel yyyyyyyyy ou no meu cpf wwwwwwwwwwwww ou seja, ele não me deu opção para digitar um outro email que eu quisesse usar. Por exemplo, no Nubank eu cadastrei o Gmail mas e se eu quiser usar como chave um email do Hotmail ???

Alguem sabe como vai funcionar isso ??

Provavelmente isso é apenas durante o pré-cadastro. As instituições querem “pra si” as melhores chaves dos clientes.
No entanto, quando o sistema já estiver rodando, muito provavelmente vai aparecer o campo digitável, tanto em e-mail quanto em telefone.

3 Curtidas

Você troca o email atrelado a aquela conta. As opções que o Nubank te deu são o email e o telefone que tá no seu cadastro. Se você mudar algum dos dois, pode mudar a chave.

1 Curtida

Não é economicamente viável pro nubank assumir o risco de você colocar um email errado, alternativo ou inexistente, e depois ver os clientes revoltados que aconteceu algum problema. Só se você alterar o cadastro do nubank

2 Curtidas

Pré-cadastro não serve pra nada do ponto de vista nosso do consumidor. O cadastro de verdade vai começar no dia 05 de novembro, quando é o prazo liberado pelo banco central para as instituições começarem a registrar a chaves no diretório central. Agora todos os pré-cadastros que estão acontecendo são só uma tentativa de usar isso psicologicamente com você para já achar que fez o cadastro no banco X e não querer mudar para outro no dia 05. A regulamentação específica que mesmo com pré-cadastro o banco vai ter que pedir aceite só depois do dia 05 para efetivar o cadastro real.

Nesse cenário fica fácil entender porque as empresas estão mostrando somente as chaves já cadastradas na sua conta bancária (CPF, Email e Telefone), essas são as chaves que devem ser comercialmente mais interessantes pros bancos, porque seus familiares e amigos devem usar essas pois são chaves já conhecidas por eles na hora dos pagamentos (principalmente o celular já que todo banco deve ter um “Permitir acesso aos contatos” para facilitar mandar pix pelos contatos registrados no seu celular).

3 Curtidas