20 perguntas e respostas sobre o Pix

Originally published at: 25 perguntas e respostas sobre o Pix – Finanças – Tecnoblog

Essa é nossa seleção de dúvidas sobre o Pix: como funciona, datas, chaves, como pagar e receber; veja o que sabemos até agora

3 curtidas

Um dos pontos mais interessante, é que o Brazil vai se livrar de Visa / Masterard que lucram um % de cada venda que acontecem no Brasil

12. Posso pagar qualquer coisa?

Desde que o recebedor aceite o Pix (tenha uma conta com uma chave cadastrada), sim.

Item 7.3 - Sou obrigado a cadastrar uma chave Pix para poder utilizar o Pix?
Não é necessário cadastrar uma chave para fazer ou receber um Pix.

No entanto, o cadastramento da chave é altamente recomendável para receber um Pix. Ainda que você possa receber transações apenas informando os dados da sua conta, essa forma não tem a mesma praticidade que o uso da chave possibilita e pode gerar demora na iniciação da transação, diminuindo o benefício do pagador em fazer um Pix.

1 curtida

Eu tenho uma dúvida que ainda não vi sobre: o PIX é só para terceiros? Tipo, eu vou poder fazer movimentação pra outras contas de mesma titularidade usando o pix ou vai ter q ser TED?

2 curtidas

Parece um TED/DOC hahaha sem ter a chave. Obrigado, vou pontuar isso.

2 curtidas

O Pix vai integrar ao app do seu banco. Aparentemente, é só selecionar esse método e transferir pra qualquer lugar, inclusive outras contas suas

2 curtidas

Isso explica o porque das empresas estarem querendo fazer o seu pré cadastro usando telefone/email/cpf

Vai fazer com que seus documentos principais fiquem vinculado àquela instituição financeira e ela passe a controlar mais seu fluxo de dinheiro, o que é bom pra eles.

Agora entendi o porque o nubank queria que eu ativasse o pix por eles

3 curtidas

15. Posso cancelar um Pix?

Após a confirmação, não há como cancelar ou solicitar estorno do valor. A menos que o recebedor aceite devolver os valores.

Rapaz, isso vai dar uma dor de cabeça. Já é o primeiro ponto a se pensar em melhorias uma vez que o sistema esteja operando.

3 curtidas

É verdade, por mais que você ache que tem certeza da transação, uma hora você vai precisar cancelar, aí vai dar ruim hein rs

Se tu pudesse cancelar, o que ia te impedir de comprar algo, sair da loja com a mercadoria e cancelar o pagamento?

7 curtidas

Ser decente.

Pelo que eu entendi, pessoa física tem direito a 5 chaves, então pode-se cadastrar cada uma dessas chaves nas diversas contas que tiver, por exemplo: Chave 1 - CPF - Banco A, Chave 2 Nº Celular - Banco B, Chave 3 - E-mail - Banco 3 e assim por diante. Caso queira passar de uma conta para a outra é só apontar para a chave de destino. Bom, pelo menos foi isso que eu entendi.

1 curtida

São 5 chaves por conta, mas uma mesma pessoa pode ter inúmeras chaves.

1 curtida

Pode acordar pra realidade. :joy: :joy: :joy: :joy:

Falando sério, eu concordo que não deve poder cancelar mesmo não.
Se a pessoa for descuidada, problema dela.

6 curtidas

3 postagens foram divididas em um novo tópico: Sobre liberdade de escolha das chaves do PIX

uai, e vc consegue cancelar um TED ou um DOC? Ou até mesmo um picpay?

2 curtidas

Para pessoas físicas não há custo para usar o Pix — no entanto, instituições bancárias podem cobrar pelo serviço.

Não entendi exatamente o que tentaram dizer aqui. No próprio Tecnoblog, foi noticiado que o Pix será 100% gratuito para PF.

O Bacen disse, inicialmente, que não haviam restrições sobre a cobrança de tarifas pelos bancos e iria fiscalizar para evitar abusos, mas acabou voltando atrás e tornou gratuito.

Existirá mesmo possibilidade de tarifa para uso do Pix por PF?

Fonte: PIX será grátis para pessoas físicas e terá saque de dinheiro em lojas – Tecnoblog

O que te faz querer cancelar um pagamento? Não conferir os dados? Mandar 500 reais no lugar de 5?

Acho que tudo é questão de conferir, ainda mais se tratando de dinheiro.
Certeza que vai aparecer os dados e não só ***** nos dados e valores.

2 curtidas

Exatamente! Mesma coisa…