Zuckerberg critica Apple por cobrar caro de apps fora de loja do iPhone

Passou da hora de alguém botar um freio no Tim "C*"Cook.

Me corrijam se eu estiver errado, mas o menino Zuck não queria cobrar também uma taxa de QUASE 50% pros desenvolvedores publicarem e monetizarem suas aplicações num tal de METAVERSO?

Já já a mamãe União Europeia intervêm novamente em favor dos chorões.

No caso, qual (quem) seria o chorão?

As empresas. Epic, Meta, Spotify etc

A Apple não tá chorando também não? :thinking:

Todos estão chorando, ninguém quer perder dinheiro. Mas quem deu o pontapé inicial foi a Epic e depois as outras vieram chorar junto de mãos dadas.

No fim, é tudo questão de dinheiro, e claro, ninguém gosta de dividir o que ganha com outra pessoa, mas se é assim que o jogo funciona, não adianta reclamar.

2 curtidas

So uma pergunta básica aqui.

Eu bem sei que é impossível que a Meta faria isso, visto que ganha horrores de dinheiro, mas ,apenas de forma hipotética, caso a Meta tirasse seus apps da Apple, não seria esta que perderia mais que a própria Meta?

Digo, há mais chances das pessoas migrarem pro Android, se o app estiver lá, do que permanecerem e migrarem pra outro app.

1 curtida

Ela mesma kkkkkkkkk mas nesse mundo dos negócios, hipocrisia reina! No fundo, todo mundo só quer ganhar sua grana sem ter q dividir com ngm

1 curtida

Disso tudo fica a hipocrisia do discurso frente a postura prática. Todos estes chefões falam de livre mercado e de concorrência que todas elas fizeram uso no passado até por
Decisões acertadas e produtos de qualidades se tornarem maiores que suas concorrentes. No entanto, diferente do passado, estas empresas do momento modelaram um sistema onde elas controlam e monopolizam os mecanismos. Alem do lucro, elas conseguem aos Poucos ir eliminando a concorrência por meio que impedir concorrentes de oferecer produtos e serviços para aquele determinado produto.
Sem concorrência o modelo da sociedade capitalista que se estruturou na ideia de que alguém cria um empresa acerta a mão e enriquece literalmente cai por terra e se torna parecido com outros regimes econômicos totalitários. No atual modelo das big techs, e mesmo em diversos outros segmentos, isso está fortemente ameaçado… mas como são empresas SA o cidadão/consumidor por vezes nem suspeita disso. Compra um peugeot e depois “muda” para Fiat e na prática está dentro do mesmo grupo
stelantis, a pasta de dente , o sabão em pó é daqui a pouco até os clubes de futebol serão dos mesmos donos (as SAFs) … e agora de forma ainda mais direita os produtos desta big techs no atual modelos seu celular só pode ser usado junto ao computador da mesma empresa ou ao tablet e mesmo o relógio … E como ficará isso no futuro nas casas inteligentes? Ou nos carros elétricos e autônomos?? … A sociedade precisa entender o que está em jogo … e não é simplesmente mexer com lucro de uma empresa, mas a liberdade d escolha , que é umas das bases do que se entende por capitalismo.

2 curtidas

Agora você me pegou.

Embora a Apple se sustente por meio dos Apps de seu ecossistema (vide a reclamação geral do Windows Phone), não sei se quem sairia perdendo mais se somente 1 empresa saísse de seu feudo.

Será se a Meta tirasse Facebook, Instagram, Threads e Whatsapp ela conseguiria tirar sua base de usuário da Apple?

Acredito se mais empresas se juntassem poderia ser (quase certeza), tipo quais?

Acho que dá pra responder essa olhando quais os apps mais baixados da App Store.

Mas seria “Epic” (trocadilho ruim) se uma empresa gigantesca tirasse seu app de lá, ou ao menos ameaçasse…

2 curtidas

Sinceramente, não sei se existe algum aplicativo com apelo tão grande para fazer alguém mudar de plataforma, ainda mais se estivermos falando do ecossistema da Apple. Pensando só na realidade brasileira, talvez fosse o caso do WhatsApp, mas também tenho minhas dúvidas.

Sei não hein. O maior apelo do iPhone aqui no Brasil não é nem o WhatsApp, mas o Insta e seus “filtros”.

Uma pessoa adquirir um iPhone e ver que não dá pra baixar Instagram e WhatsApp, seria revenda na certa. Ou nem mesmo comprar, se souber da notícia…

Nao sei o tamanho do impacto do Insta lá fora, mas aparentemente é bem grande. É uma das redes com maior número de usuários ativos e não existe alguma outra semelhante que bate de frente.

Por mais que o Instagram seja enorme, não vejo como essencial para a maioria das pessoas. Além disso, sempre tem a possibilidade de surgir um concorrente dos confins da Internet e ocupar o espaço.

É mais difícil no caso do WhatsApp por ser um serviço já integrado no nosso dia a dia. Minha vida, por exemplo, seria muito mais complicada sem esse aplicativo, principalmente no relacionamento com estabelecimentos comerciais, consultórios médicos, bancos etc.

Acho que o cenário mais provável caso a Meta tirasse seus produtos da loja da Apple seria outra empresa vir e lançar produtos similares para cobrir o espaço deixado. Pode ter certeza que existem equipes de desenvolvedores nesse exato momento trabalhando para lançar o novo Facebook e Instagram. Esse tipo de coisa é a brecha que essa galera precisa pra entrar no mercado.

Acho que a única empresa quem tem força pra isso, foi a mesma que impediu o Windows Phone de decolar (não foi a única culpada, mas uma das principais): Google!!
Se sai Gmail, YouTube, Maps, o próprio Google, e outros, aí sim seria um baque difícil pra Apple (principalmente pelo YouTube, que não tem um rival equivalente atualmente)!!