Levando em conta que o YouTube já tá lotado de bots… quero ver como isso seria minimamente efetivo…
Vai implementar só para a eleição, movimento fácil para atribuir a responsabilidade que é da empresa para os usuários.
Canais de política (principalmente da mídia tradicional e de seguidores) e afins terão agora mais um medo de tentar enfiar mentiras em prol de engajamento. Efeito Twitter/X que deu mto certo na plataforma, só precisamos ficar atentos se o Google vai interferir de algum modo nisso.
Vamos ver como isso vai se desdobrar e como o Youtube vai lidar com isso. No Twitter, infelizmente as notas de comunidade viraram muito mais arma política e uma arma usada principalmente pelos usuários de extrema-direita. Se mal feito, o tiro pode sair pela culatra e as notas podem ser mais uma forma de desinformação
o YouTube quer descobrir se esse recurso é relevante.
Acho tão interessante quando empresas querem ditar o modo como as pessoas devem ou não achar algo relevante. E o modo como elas fazem é completamente ineficiente.
Me lembro que havia uma forma bem simples e instantânea de verificar, por exemplo, se um vídeo-tutorial no YouTube era consistente e apresentava realmente solução ou não: porcentagem de dislikes.
Mas aí tiraram o recurso pra não impactar negativamente no psicológico dos criadores de conteúdos (leia essa parte com bastante desprezo). Agora a gente é “forçado” a assistir e ler vários comentários pra ter certeza de que aquele conteúdo não é só balela…
Sem contar nos casos em que no enunciado do vídeo se apresenta que terá determinado conteúdo e ao assisti-lo não tem nada a ver com o enunciado… realmente o youtube não toma conta da própria plataforma.