Xiaomi suspende Android 10 para Mi A2 Lite após falhas na tela

Originally published at: Xiaomi suspende Android 10 para Mi A2 Lite após falhas na tela – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Xiaomi Mi A2 Lite com Android 10 pode entrar em bootloop; tela exibe manchas pretas na parte inferior após a atualização

Muitos vão culpar o Google e o projeto Androi One, mas me parece nesse caso mais falta de um trabalho mais afinado da equipe de desenvolvimento da Xiaomi. Muito pensam que as atualizações são enviadas diretamente pelo Google, mas não, quem implementa o Android e dá o suporte (sob as diretrizes do projeto) é a própria empresa. Eu acho que para contornar mais esse tipo de problema, poderia além de dar mais atenção e horas na implementação da nova versão, de uma abertura maior a participantes em fase beta.

4 curtidas

O Google precisava punir a Xiaomi por causa de tantas falhas que ela comete no One. Todos dispositivos, desde o A1 sofrem com problemas em atualizações, coisa que o com MIUI não tem.

6 curtidas

Ela caga e anda com o Android One.

1 curtida

O meu atualizei de boas, mas está com uns pontos pretos na tela na parte inferior nos botões virtuais. :slightly_frowning_face:

Xiaomi odeia Android puro… o negócio dela é aquela interface “Mi” cópia do IOS.

Já cogitei algum Xiaomi Mi Ax pra substituir meu Zenfone 3, mas pulei do barco…

Utilizo um para trabalho, comprei com intuito de ter a experiência do sistema similar do meu outro aparelho Pixel 2 XL. O celular da Xiaomi é bom, mais peca muito na questão de atualizações. Demorou muito para lançar a versão mais nova do sistema, quando lança é com erros. Só soube que saiu update novo através da matéria. Só que já retiraram dos servidores, então recebi nada por enquanto. Achei ruim esse programa Android One pelo menos com os aparelhos da Xiaomi, não sei como é com outras fabricantes.

1 curtida

Xiaomi é bom desde que não seja aparelhos do programa Android One.

Exato, eles sempre demora para atualizar os seus aparelhos que fazem parte do Android One, e também a Mi Box que roda Android TV. A prioridade deles é o sistema prioritário.

A Motorola e a HMD (Nokia) fazem um trabalho OK, mas muito longe do que o público esperava do programa Android One.
Essas fabricantes estão é sujando o programa, e a Google ou não parece muito preocupada, ou pouco está fazendo para melhorar essa situação.
O programa Android One só não está pior que o programa Android Go, que as fabricantes grandes praticamente já pularam fora (Samsung, Motorola, Xiaomi, Huawei), só com a HMD (Nokia) ainda empenhada.
As fabricantes regionais, claro, adoraram o programa, e ainda ousam lançar aparelhos com o Android 8.1 Oreo Go Edition (caso da Positivo com o recém-lançado Twist 3 Pro), ao invés de trabalhar com o programa Android One (que é mais exigente em requisitos).

3 curtidas

Consegui atualizar para o Android 10 e dei sorte de não dar bootloop e problemas na tela, mas a atualização absolutamente aumentou o consumo de bateria, o que me forçou a não apenas formatar pela primeira vez, mas fazer o downgrade do aparelho para o Android 9.

Então, eu também acho que a Google anda deixando o programa de lado, que parecia ser algo estratégico. Vai ficando a HMD, visto que a Motorola parece devagar estar deixando o sistema de lado também…

Pode até ser, mas nesse caso seria mais fácil descontinuar a linha.

A Google não tem o menor interesse em padronizar o Android, porque, não importa o aparelho ou a versão do sistema, se tiver Play Store a grana do licenciamento sempre vai pingar na conta. Todos esses programas dela são coisa pra inglês ver.

Só ver o histórico das empreitadas dela nesse tema:

  • Programa Google Play Edition: Poucos aparelhos com Android Puro vendidos em mercados super restritos. Morreu e não passa bem.

  • Programa Android Go: Quase todas as fabricantes grandes pularam fora. Só serviu pro Google continuar com aquele falácia anual de “Android roda até em aparelhos com 1GB de RAM, desde que você não encoste nele pra nada”.

  • Programa Android One: Das marcas mais relevantes no mercado, só Xiaomi e Motorola aderiram e estão levando tudo nas coxas. Respirando por aparelhos e aposto que a Google mata ainda em 2020.

4 curtidas

Do ponto de vista comercial eu acho que você tem toda razão, o Google acaba satisfeito com a instalação de seus app e sua loja. Mas tem a questão da fragmentação e da falta de segurança, onde boa parte da empresas sequer se preocupa em distribuir as atualizações críticas.

Eu tava com um Note 5 com Pixel Experience e GCAM 7 rodando liso liso, era feliz e não sabia. Quando roubaram eu resolvi comprar um Mi A2 Lite mais barato, e foi só dor de cabeça. Android 10 bugado e não dá pra atualizar (sem contar a galera que quase bricou atualizando) não tem 1 rom 100% funcional pra ele sequer, GCAM bugado… parecem celulares de fabricantes diferentes. Se alguém estiver com pouco dinheiro e por acaso ficar em duvida entre esses dois aparelhos, pode ir no Note 5 de olhos fechados.

Na verdade tem também a Nokia/HMD, BQ, Infinix e General Mobile (e possivelmente outras que desconheço).

Quis me referir às marcas com maior participação no mercado, mas realmente esqueci a HMD. Arrumei a mancada no meu comentário.

1 curtida