[Windows] Poste aqui suas dicas de Programas/Extensões de Navegador

Olá. Criei este tópico para que possamos compartilhar informações, dicas e sugestões de programas e extensões de navegadores, bem como a maneira como organizamos nossos desktops/menus iniciar. Tudo isso focado em produtividade e para tornar o dia-a-dia mais agradável.

Programas

  • Groupy - Esse programa é uma ferramenta poderosa que permite organizar as janelas dos programas em abas, deixando seu ambiente de trabalho organizado. Perfeito para quem trabalha com muitas janelas/programas abertos. Por exemplo: com ele, você pode organizar uma janela do Word, do Excel, do PowerPoint e do Explorador de Arquivos como se fossem abas do Navegador, uma ao lado da outra. Tudo de maneira muito natural. Vale cada centavo gasto.

  • PowerToys - Poderosíssimo conjunto de ferramentas para maximizar a produtividade com o Windows. Vale muito a pena conferir os recursos que esse programa tem pra oferecer.

  • ShareX - Esse programa é uma excelente ferramenta para capturas de tela, cheio de possibilidades e funcionalidades extras, completamente gratuito, sem anúncios e open source.

  • Patch My PC - Programa gratuito que facilita a instalação e atualização de milhares de programas, como o CCleaner, VLC, 7-Zip, Notepad++, entre muitos outros.

  • Sumatra PDF - O melhor leitor de e-books e quadrinhos que já usei no PC, completamente gratuito, sem anúncios, open source e com suporte a todos os formatos.

  • PerfectDisk - O melhor desfragmentador de HDs/SSDs disponível para Windows. Extremamente poderoso. É interessante fazer uma desfragmentação periodicamente para manter o sistema sempre otimizado.

  • Defraggler - Excelente desfragmentador gratuito, que pode ser usado como alternativa ao Perfectdisk.

  • qBittorrent - O melhor cliente torrent que já usei. Altamente customizável, cheio de funcionalidades extras. Muito superior ao utorrent.

  • JDownloader - O melhor gerenciador de downloads que já usei. gratuito e open source, com várias funcionalidades.

  • Countdown Screensaver - É um descanso de tela que mostra um relógio em contagem regressiva para qualquer data que você desejar. Muito bom para criar um senso de urgência e pra te dar uma noção de quanto tempo ainda te resta para cumprir determinada tarefa/meta.

Extensões de Navegador (eu particularmente uso o Edge e o Brave)

  • uBlock Origin - O melhor bloqueador de anúncios que já usei no PC. Muito leve e otimizado, com baixíssimo consumo de RAM e processamento.

  • TrafficLight - Excelente complemento da Bitdefender para segurança. Ele intercepta, processa e filtra todo o tráfego da Web, bloqueando qualquer conteúdo malicioso. Ao fazer uma pesquisa no Google, por exemplo, ele vai checar cada link para verificar se ele é seguro ou não, antes mesmo de você clicar nele. Se estiver tudo ok, vai aparecer uma bolinha verde ao lado do link.

  • Dark Reader - Uma das minhas extensões favoritas. Ela deixa os sites no modo escuro e permite alternar para o modo claro simplesmente apertando “alt + shift + D”.

Eu utilizo a cor sólida preta como plano de fundo da minha área de trabalho e os ícones do menu iniciar no tamanho pequeno. Desta forma tenho um ambiente de trabalho organizado, leve e otimizado, sem distrações.

E você, quais programas/extensões utiliza que melhoram a produtividade no dia-a-dia, ou que são úteis de algum modo e que valem a pena recomendar?

3 curtidas

Por conta do PowerToys fui atrás de outros similares com a ideia desse search e achei o ChaseApp. E olha, esse é sensacional faz a busca em VÁRIOS serviços.

1 curtida

No lugar do Sumatra, eu uso o FoxIt Reader. Também sem propagandas.

Mas eu dropei o CCleaner e o Defraggler por causa que a Avast comprou a empresa. (Se bem que desde que eu coloquei SSD nos PCs, nem preciso mais desfragmentar com tanta frequência e nem mesmo do CCleaner)

Libre Office é uma boa alternativa ao Microsoft Office. Não é tão bom, mas funciona de forma excelente.

– depois eu procuro o resto dos programas e ponho os links.

2 curtidas

Além das que já foram citadas, tem uma que eu uso e recomendo muito: BeefText.
Eu sempre procurei uma ferramenta simples de substituição de texto no Windows que funcionasse bem como a dos teclados do iOS e Gboard. Testei algumas, mas essa foi de longe a melhor por ser mais leve.

3 curtidas

Programas:

Ditto - Gerenciador de área de transferência (copiar e colar), tudo que você copiou fica salvo nele e com apenas Control + ’ você lista tudo o que copiou e com as setas direcionais você consegue selecionar novamente, isso me salva a vida e ajuda MUITO a clientes que trabalham com planilhas do excel por exemplo.

mRemoteNG - Gerenciador de várias ferramentas de acesso remoto para administradores de redes como ssh, telnet, área de trabalho do Windows, VNC, etc.

Chocolatey - Programa para instalar outros programas pelo modo texto no Windows (como um apt-get pra Windows), me ajuda e MUITO a instalar programas e mante-los atualizado!

Crystal Disk Info - Ótimo programa pra checar se o HD está morrendo, isso daí me salvo algumas vezes, uma vez ou outra rodo ele pra não ser pego desprevenido com HD morrendo.

qbittorrent - Melhor cliente de Torrent ao meu ver, gosto bastante dele pois uso ele + o ShowRSS.Info pra baixar automaticamente as séries que acompanho e não passam em nenhum dos streams do Brasil.

renamer - Software pra renomear arquivos em lote

Extensões pra navegador

Bitwarden - Gerenciador de senhas

Tab Suspender - Colocar abas do Chrome para dormir quando não estão em uso

Video Speed Controller - Aumentar a velocidade de audio e vídeo no navegador, me SALVA muito me audios do Whatsapp de 5min e para vídeo do Youtube que o cara fala lento pra caralho. rsrsrs

JS On Off - Habilita e desabilita o Javascript de alguns sites, para evitar algumas propagandas muito invasivas em alguns locais.

MailTrack para GMail - Aplicativo para ter notificação se os emails já foram lidos.

1 curtida

Teste o FreeOffice, acho superior e olha que sou fã de softwares opensource.

1 curtida
  • GSmartControl: para monitoramento de discos rígidos e SSDs, gera relatórios consideravelmente mais detalhados e completos que o CrystalDiskInfo, também permite executar e consultar o resultado dos auto-testes disponíveis na firmware do próprio HD/SSD.

  • MyDefrag: programa abandonado, mas consideravelmente mais versátil que outros desfragmentadores de disco. Usa apenas a API padrão do Windows para executar o seu trabalho e permite customizar cada detalhe do processo através de scripts.

  • QuickLook: traz o recurso de prévia rápida ao pressionar a barra de espaços no Finder do macOS para o Explorador de Arquivos do Windows. Suporta vários formatos de arquivo por padrão e permite expandir a lista ainda mais através de plugins.

2 curtidas

#Ferramentas e Produtividade:

  • OnlyOffice / Libre Office- considero o OnlyOffice atualmente o melhor editor de texto em questão de compatibilidade com o MS Office. O Libre Office é mais completo, mas acho compatibilidade nesse sentido mais importante no meu uso.
  • Free Download Manager - consigo com o mesmo fazer downloads de vídeos do YouTube e torrent.
  • Format Factory - Uso há vários anos esse conversor de formatos (para fotos, aúdio e vídeo). Talvez não seja o melhor atualmente mas funciona muito bem para mim.
  • PowerToys - Já foi citado antes, mas vou reforçar aqui, ferramentas muitos úteis, especialmente o FancyZones.
  • Bitwarden / KeePass - considero os dois melhores gerenciadores de senhas atualmente.
  • Synergy - é pago, mas para quem precisa usar mais de dois PCs usando apenas um mouse e teclado, é uma mão na roda.
  • HWMonitor - para acompanhar a voltagem, temperatura de velocidades das ventoinhas no PC.
  • VcXsrv - pra quem usa Linux no Windows (WSL), esse é um bom servidor gráfico para rodar software pelo Linux.
  • Foxit Reader - também vou repetir o Foxit Reader para PDFs, simples e direto.

#Ferramentas para artistas:

  • DaVinci Resolve - O melhor editor e compositor de vídeos gratuito (e talvez até dos pagos) inclusive usado em Hollywood. Só é um pouco pesado pra rodar.
  • Natron - Para composição é uma ótima ferramenta gratuita, inspirada no Nuke (software que é responsável pela maioria dos filmes de Hollywood).
  • kdenlive - uma boa alternativa (mais leve) pra edição de vídeos
  • Affinity - acredito que os produtos da Affinity são os melhores substitutos para produtos da Adobe (Photoshop, Illustrator). São pagos, mas sempre tem umas promoções de $25. A licença é vitalícia.
  • Alternativamente sempre dá pra contar contar os velhos e gratuitos GIMP, Krita e Inkscape para manipulação de imagens.
  • Reaper - para edição/mixagem de áudio, é possivelmente umas das melhores ferramentas (mas não uma das mais fáceis).
  • Blender - muitos já conhecem, mas sempre bom citar. Um software para modelagem, animação, edição de vídeos, etc… gratuito e que está no mesmo nível de concorrentes pagos.

#Extensões

  • UBlockOrigin - também já citado, mas é um AD Block super competente.
  • YouTube High Definition - extensão que mantém configurações fixas no YouTube, como definição desejada, se ao abrir nova aba deve ou não iniciar o vídeo automaticamente por exemplo.
  • Tree Style Tab - para ver suas abas abertas de forma vertical e com certa ordem
1 curtida

Outro software bacana, que eu gostaria de adicionar à lista, é o Fences:

Ele cria espaços “quadriculados”, digamos. “Cercas” que permitem a organização dos ícones no desktop, com múltiplas opções de customização. Muito bacana. Deixa o desktop bem organizado, após um certo “trampo” por parte do usuário, criando cada fence necessário e adicionando a ele os softwares desejados.

1 curtida

Gerenciador de pacotes winget (post no Tecnoblog) junto com o site winstall para instalar programas em batch.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.