Windows não consegue ser ativado após upgrade de hardware

Boa tarde.
Troquei CPU, RAM e placa-mãe.
Na hora de instalar o Windows, coloquei “Ezekiel” como o nome da máquina.
O nome que eu usava antes era “PC”.
Agora, o Windows não consegue entender que a máquina como o nome “Ezekiel” é a mesma máquina com o nome “PC”.
Como resolver isso?

O problema não é o seu nome de usuário. O Windows faz uma leitura do hardware que você tem instalado e associa as assinaturas de hardware à sua licença.

Se você fizer modificações significativas no hardware, isso pode acontecer. Pois se você ler as letras miúdas no contrato de licença, vai perceber que na verdade aquela licença é válida para aquele sistema.

Nunca fica muito claro o que é uma alteração significativa de hardware. Mas com certeza, você trocando a plataforma inteira como foi o caso, o Windows reconhece esse hardware como uma nova máquina.

Nesse caso, você vai precisar de uma nova licença.

Você trocou a placa-mãe e CPU, então do ponto de vista do Windows é um novo sistema.

Se for uma licença FPP, tente fazer ativação pelo telefone.

DEPENDE do tipo de licença. Licença FPP (a normal, de varejo) pode ser transferida.

Ser for OEM, abre a carteira.

2 curtidas

Bem lembrado, você tem razão.

Lembrando que sites ‘’‘‘alternativos’’‘’ vendem licença OEM ilegalmente como se fosse a “normal”/original.

Mas bem, licenças OEM de Windows normalmente usam chaves armazenadas na BIOS/UEFI, então ativam automaticamente (uma vez que eu formatei meu notebook, que veio com Windows 10 Home de fábrica, nem pediu a edição, instalou o Home sozinho e ativou automagicamente).

Licença FPP dá pra transferir, mas talvez precise da interação de um atendente no 0800-888-4081 da Microsoft. Ou no mínimo efetuar ativação manual digitando os números.

1 curtida

Então essa licença é o seguinte.
No ensino médio, eu consegui uma licença de estudante.
Quando fiz o upgrade para o 10, ele atualizou como se fosse meu mesmo, sem prazo para expirar.
Talvez, se eu reconectar a CPU e placa-mãe, seja possível conectar à minha conta da Microsoft para então transferir para o novo sistema?

Tu tentou inserir o serial que tu conseguiu quando estava no ensino médio?

Aqui a minha diz que tá linkada na conta Microsoft.

Vai na página de ativação, nas configurações do Windows, e clica em solução de problemas. Uma das opções vai ser “troquei recentemente de hardware”, clica nela e segue as instruções para logar com a sua conta Microsoft e transferir a licença.

Se não aparecer nenhuma licença, ou se você não tiver conectado com uma conta Microsoft, provavelmente já era…

É exatamente isso que tem que fazer.
Troquei o SSD da minha máquina essa semana e deu a mesma mensagem, segui esses passos e utilizei a opção Troquei recentemente de hardware.
O sistema pediu pra entrar com minha conta da Microsoft e listou os Dispositivos vinculados à minha conta, bastei selecionar o PC antigo, confirmar a transferência da conta e sucesso, estava ativado novamente.

Inclusive, à critério de curiosidade, a mais ou menos 2 anos, troquei quase tudo do meu PC, só mantive o SSD com o SO e a placa de vídeo. O sistema ainda considerou a licença como válida, achei que perderia e teria que arrumar outra, mas não foi o caso.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.