Windows corrompendo automaticamente

Olá boa tarde a todos, estou com um pepino e gostaria de uma luz.

Estou formatando o pc de uma pessoa que simplesmente fica entrando na tela de recuperação do windows e não boota no sistema.

Já formatei com windows 10, 11 e nada
Troquei o ssd e também não deu certo.

Sintomas: formato o computador normalmente ele funciona perfeitamente. Deixei rodando programas mais de 20h ligado e nada de problemas, hoje o windows estava pedindo pra atualizar e pronto, surgiu a bendita tela.

Pensei que fosse algo do sistema, mas até mudei o sistema operacional do 10 pro 11 e ainda está com esse problema.

Sempre ao reiniciar o pc pra alguma atualização o bendito do problema acontece.

Ja tentei todas as opções que essa tela dá e nenhuma funciona

Quando trocou o ssd trocou o cabo sata tambem? (Caso seja desktop)

Ja fez teste da memória ram usando o memtest?

Já conferiu a tensões da fonte usando um multimetro?

Já trocou a mídia de instalação que tá usando? Talvez instalar em outro computador e depois colocar o ssd nesse, assim eliminando as variáveis de problema durante a instalação.

2 curtidas

O cabo sata não troquei ainda

A fonte ta 100%

Sobre a midia de instalação eu mudei sim.

Afora estou tentando instalar uma distro linux e testar.

Se não der certo vou trocar o sata e o teste da ram

quais as configurações do pc?

Ryzen 3 2200g
8gb ram ddr4
Ssd 240gb sata
Fonte corsair 650w

e a placa mãe?

o w11 não é suportado para seu processador, que é curioso, porque suporta o 2300X

É o windows 11 tove que fazer aquele esquema de desabilitar o tpm. Mas tava dando problema no windows 10 também, coloquei o 11 pra ver se era problema no 10.

Placa mãe gigabite g4-a320m-52h

quando você formatou, você instalou os drivers ou você baixou e instalou manualmente. Falo isso, porque no ano passado formatei e eu mesmo instalei os drivers do note da dell e deu esse mesmo problema

Deixei o windows instalar tudo automaticamente, aqueles básicos mesmo, o único que pedi pra atualizar foi o da amd, mas só fui em atualizar driver e ele atualizou

Eu começaria pelo teste de ram, antes do linux, é rapidinho de fazer o pendrive e deixa ele rodando por algumas horas enquanto vai fazer outra coisa.

Roda um teste de stress no windows também, eu costumo usar o prime95, bom pra pegar erros de ram e de processador.

Esses dias mesmo eu tive de trocar um pente de ram de um computador que funcionava conforme o alinhamento dos planetas, hora ligava hora não, e tava dando uns bugs estranhos no windows, o memetest que acusou o problema.

Verifica se a BIOS dessa placa-mãe está atualizada, as primeiras gerações do Ryzen receberam diversas atualizações para corrigir problemas…

1 curtida

Pra mim isso tem cara de driver incompatível. Tenta formatar e já atualizar e instalar todos os drivers de uma vez, para o windows não instalar nenhum driver automaticamente. Você pode baixar no site da fabricante ou usar o iobit driver booster, que você pode encontrar facilmente em alguns “mares” de forma completa. 1337x.to é uma boa fonte de recursos.

Ter a ISO do strelec também ajuda nessas coisas, tem teste de ram e mais dezenas de softwares pra técnicos em informática a mão.

Na minha experiência, o memtest só pega problema MUITO grave… O ideal é bootar com um módulo que tu tenha certeza que funciona… se não tiver um reserva, boota uma vez com cada e economiza 20 horas de teste.

Espero que não seja VX650…

Acredito que tu queira dizer Gigabyte GA-A320M-S2H… mas dá um ClearCMOS, só para garantir.
Se tu conseguir, atualiza o BIOS para a versão ao menos F10. As anteriores não funcionam com esse processador. (Vai saber se, por exemplo, não bagunçaram a velocidade da memória - se ela estiver rodando em overclock, tira. Sério)

Aproveita e roda o CrystalDiskInfo e vê se o SSD ainda está saudável… essas marcas chinesas como Weijing, KingDian, Acos, XRayDisk, “Samsung”, etc vindas do AliExpress costumam não ser de boa qualidade… não sei se esse é o caso, mas…

Unico problema que ele não pegou até hoje comigo foi um problema de latencia, os 4 pentes funcionavam perfeitamente sozinhos ou em par, mas os 4 juntos não, e eram do mesmo modelo mas com latencia diferente (loucuras da kingston), tive de ajustar manualmente a latencia na bios pra resolver.

Fiz o teste de ram, não reportou nenhum erro.

@mbc07 atualizei a bios não resolveu também

@Tupan coloquei só os drivers necessário, funcionou mas depois de umas atualizações do próprio windows corrompeu. (Atualização do sistema mesmo)

@Keaton mexi bastante na placa mãe hoje, fiz at de bios e outras coisas, realmente é S2H, li rápido na placa.

O ssd ta bom, além de ser um adata e foi comprado ano passado

Instalei o linux mint e to surpreso até agora com a eficiência, vou testar mais pra ver se da pau, mas aparentemente vai ser a solução a curto prazos

Aqui eu tinha um módulo DDR2 que vivia dando bsod, era só tirar o módulo e parava. ficou rodando por 48 horas…literalmente sem erros. Acredito que não seja o mesmo erro porque era um kit. As duas do mesmo kit.

Tu verificou? Só ser de marca não quer dizer que não dê problema duma hora pra outra. A chance é menor, mas…

Sim fiz o teste de todo o hardware hoje, nada com problema

Chegou a instalar o windows com outra memória ram? Se tiver 2 pentes tente com um de cada vez.

Só tem 1 pente, testei nas duas posições, não tenho outra ddr4 aqui pra testar

Aí fica complicado, se tivesse outro pente daria para ter certeza, 90% dos erros de windows corrompido que enfrentei era referente a memória ram.