Windows corrompe em menos de 10 minutos

Meu windows 10 e o 11 tava simplesmente corrompendo depois de alguns dias no Nvme, ligado funcionava normalmente mas quando eu desligava e ligava no outro dia dava imagem normal mas o windows não iniciava e ficava tela preta até eu reiniciar o computador e aparecer a tela de recuperação.

Achei que era o ssd então troquei por um hd bem pior até mas que eu tenho certeza que funciona pois usava antes de ter o pc, mas aconteceu a mesma coisa

Já fiz teste de memória, estão perfeitas, o ssd e o hd tbm funcionam, já tentei com uma memória, já coloquei cada uma em 1 slot, já troquei a iso do window

Agora quando eu formato e instalo o windows não dura dez minutos e a imagem some, o Pc continua ligado com leds e fans funcionando, quando reiniciou ou ele não inicia o windows ou aparece tela de recuperação, sinceramente não sei oq fazer

Eu testaria novamente as memórias, com o MemTest86+ ou similar. Pelos sintomas, tenho quase certeza que a RAM tá com problema…

Eu fiz um teste instalado o windows 11 e iniciando o sistema e vendo quanto tempo dura com uma memória por vez em cada slot, são duas memórias de 8gb cada com 3200mhz

Memória 1 no slot 1 - 04:11
Memória 1 no slot 2 - 04:29
Memória 1 no slot 3 - 04:12
Memória 1 no slot 4 - 04:33

##################

Memória 2 no slot 1 - 03:57
Memória 2 no slot 2 - 18:45 (eu mesmo desliguei)
Memória 2 no slot 3 - 06:37
Memória 2 no slot 4 - 04:10

##################

Memória 2 no slot 2 - 03:32, tentei de novo e não durmo muito, na vez que durou 18 minutos foi a única vez que o windows iniciou com drive de vídeo atualizado e na resolução correta do monitor, as outras vezes foram sempre com aquela resolução baixa quando vc instala pela primeira vez.

E independente se eu deixava o windows atualizar drivers ou não desligava e sempre que eu tentava instalar o drive AMD do meu Ryzen 5 5600g desligava sem tempo de terminar

Sobre o memtest86 eu fiz esses dias o teste com as duas memórias e não deu em nada, só se eu fizer com uma de cada vez, talvez seja o processador, é novo e não tem nem 3 messes, vou tentar conseguir uma memória diferente emprestada pra testar.

Quais as especificações completas do PC? CPU/MoBo/RAM/Fonte? Quanto à RAM, modelo especifico. Tu desmontou e/ou limpou o PC antes de isso começar a acontecer?

Montei esse Pc esse ano:

Ryzen 5 5600g

Placa mãe b450m ds3h v2

Fonte da Mancer Thunder 600w 80plus bronze

As memórias ram são as Asgard
Especificamente essas

https ://a.aliexpress.com/_mO4FMBM

Não são as melhores mas o memtest86 não tá constando nada nelas individualmentes

O ssd é o Kootion de 1tb tbm do Aliexpress, até achei que era ele até meu hd de confiança tbm acontece esse mesmo problema

Nunca desmontei pra limpar, tem pouco tempo tá limpinho o gabinete é branco até, eu montei usei usei o windows 10 por uns 30 dias, depois corrompeu, instalei o windows 11 usei por uns 10 dias, corrompeu de novo, instalei de novo e só durou um dias, agora não dura 5 minutos

Tu atualizou o BIOS dessa placa mãe? Essa é exatamente a placa que eu tenho ela e ela precisa de update de BIOS para ser 100% compatível com a série 5000G. (A 5000 e a 5000G são duas séries diferentes… ela só é compatível com a 5000) - Eu uso o 5500 que nada mais é que o 5600G s/ video onboard, mesma série.

Memória Asgard já me traz ptsd, tem um tempinho que eu tive de resolver um caso absurdo em que duas iguais, compradas no mesmo vendedor no mesmo pedido serem incompativeis entre si, funcionavam sem problemas sozinhas, mas bugavam em pares… (era um modelo com RGB)

Tenta atualizar o BIOS, depois tenta memtest86+ com as duas. (Tenta em jedec tbm, não só com xmp ativo)

Pior que eu já atualizei a bios, inclusive na primeira vez que isso aconteceu a bios tava desatualizada ai eu atualizei mas mesmo assim aconteceu de novo, o teste nas memórias eu já fiz, realmente não deu nada, mas antes de eu partir pro processador ou placa mãe eu ainda vou tentar pegar memórias diferentes emprestadas pra testar, se resolver eu atualizo aqui

1 curtida

Pergunta besta: o PC fica ligado por muito tempo antes de corromper? Dá uma checada nos headers power/reset/etc.

Outra coisa, boota de um Linux e verifica se tu consegue testar se o SSD tá bom. E vai no BIOS e dá uma olhada nas tensões da fonte. Não é 100% preciso, mas já dá pra dar uma idéia.

PROBLEMA RESOLVIDO!!!

Quanto custou? Um fim de semana inteiro

Motivo do problema? Burrice minha

Era o maldito cabo HDMI, eu usava um cabo de mais de 2 metros de qualidade duvidosa que usava no ps3, só troquei para um mais curto de boa qualquer da tv Samsung e funcionou, quando o drive tanto da AMD ou do windows era instalado e a qualidade aumentava por algum motivo esse cabo parava de reconhecer e de transmitir a imagem, o cabo já tava pedindo arrego, mas o som continuava(deixei uma música rolando pra testar), ou seja o windows não travava nem nada, o windows nunca corrompeu nem na primeira vez que isso aconteceu
Quando a tela de recuperação aparece nem sempre significa arquivos corrompidos.
E sim “corrompia” bem rápido kkkkkk na vdd só perdia a imagem, já ia tentar o Linux tbm mas consegui resolver
Agradeço a ajuda sua e de quem tentou ajudar, e já fica a dica aí, as vezes o problema pode tá na coisa mais simples e a gente acaba nem percebendo :+1:

4 curtidas

Isso eu nunca vi, bom saber! Por isso que eu sempre olho pelo teclado pra ver se as luzes estão respondendo depois do boot.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.