Windows 12 pode chegar em 2024, deixando Windows 11 sem grande atualização

Ela faz a fragmentação dela.
Acho que a Microsoft está num péssimo modelo de negócio com esses lançamentos do Windows, lançar uma versão e ficar soltando recursos depois é muito… zoado. Antes ela lançava o sistema como final, estava pronto pra uso e só viria algum recurso novo com o service pack, era assim a cada versão, 98, XP, Vista, 7, agora parece que faz o sistema incompleto e depois vai lançando correções pra ir ajustando as coisas. Parecendo o mercado de games atualmente, lançam pelas metades e depois soltam patchs. Tenso.

Edit:
E acho que isso contribui ainda mais para ficar esse lance de parecer um sistema remendado, com várias inconsistências de design.

17 curtidas

A Microsoft realmente está levando a sério a teoria de que a Microsoft lança um Windows bom e um ruim.
Nem se esforçaram com o Windows 11 pq já sabiam que iria ser ruim, agora vão lançar o 12 pra tentar limpar a má fama do Windows 11.

6 curtidas

Acho que estão oficializando o fracasso que o windows 11 é.

1 curtida

Oxe… isso pq o windows 10 seria o “ultimo windows”

11 curtidas

E ainda tem outro detalhe: ao contrário do que ocorria antes, agora os testes são automatizados e não manuais como ocorreu durante todos esses anos. A MS acabou com o setor de testes (é outro nome que não lembro agora).

5 curtidas

Os testes agora se chamam “Programa Insider” kk

4 curtidas

Acho que a Microsoft devia voltar com lançamentos de anos em anos, de 2 em 2 ou de 3 em 3, a Apple faz um macOS todo ano, mas já que Windows tem que rodar em muitos hardwares diferentes, aumentasse o espaço de anos. Lançasse o sistema pronto e de update só viesse segurança ou algum ajuste mais sério. Recursos novos e mudanças maiores de design e funcionalidades, só viriam em uma nova versão.
Acredito que isso tornaria o sistema mais enxuto e redondo, diferenciando quem estaria em um futuro Windows 13, Windows 14, Windows 15, etc.

3 curtidas

Ou adotar o termo LTS, sendo a LTS lançada a cada 2 ou 3 anos e com foco em estabilidade e produção e os lançamentos intermediários com as alterações e testes que ela vem realizando.

Porém o que vejo é que parece que a Microsoft se perdeu com o Windows, quando soltou o Windows 10 disse que seria a última versão do Windows, atualizada para sempre (Rolling Release).

Depois mudou de idéia no meio do caminho e trouxe o Windows 11, agora quer fugir do W11 devido a muitos percalços que ela trouxe para essa versão e, assim, no final, parece que não existe estratégia ou calendário de lançamento, o que colar, colou.

Esperemos que ela não faça o mesmo com o design, que sempre abandona no meio do caminho e causa essa salada de frutas que é o Windows com cada parte tendo um legado de um design anterior.

7 curtidas

Disse tudo! Isso ai mesmo, bem colocado, poderia mesmo ter versão LTS, assim teria estabilidade para empresas e novidades para os usuários os usuários finais mais interessados e ter tudo novo.

E parece que se perdeu mesmo, tinha todo esse lance de o último Windows, agora teve mais um e já logo vai ter outro por motivos de… “acho que esse não tá bom”. E fica justamente isso, parcele não ter calendário ou planejamento.

E sobre o design, Microsoft sempre tem uma ideia nova que “agora vamos seguir”. Muda alguma coisa e depois volta. Sinto falta de poder mover a barra de tarefas para o topo da tela, mas pode ter certeza que ela vai trazer isso de volta (felizmente) e contribuir para a salada.

2 curtidas

Mesma tendência em jogos eletrônicos. Patifaria. Mas…é o mercado

Se for isso mesmo, esse windows 12 pode ser bom! Histórico prova isso. Porém, péssimo pro mercado. Na era do Vista foi assim. Poucos anos veio o Windows 7 corrigindo tudo.

Essa e a Microsoft que vive de tapar buraco em seus sistemas.

1 curtida

Mas existe a versão LTS, que é o LTSC (embora seja apenas a versão Enterprise).
A última versão LTSC do Windows é o Windows 10 21H2, que vai ter suporte por 5 anos (ou seja, até 2026)
A próxima versão LTSC do Windows é pra ser baseado no Windows 11, mas a previsão parece ser que seja lançado só em 2023 ou 2024 e devem manter a política de suporte da versão por 5 anos, que era 10 anos até o Windows 10 versão 19H2 (essa versão do Windows 10 deveria ter suporte até 2029).

3 curtidas

Sim, mas essa versão refere-se apenas a Enterprise, cenário esse que não atende o que eu abordei.

Pode ver que nem citei empresas no comentário, apesar que para pequenas e médias empresas, a Enterprise também não atende.

O Windows precisa de uma LTS prevista em seu calendário, assim os usuários que não querem ser “testadores” ficam na LTS, enquanto as intermediárias ficam com os testes de funcionalidade e novidades.

E por mais que aborde o Programa Insider, sabemos que isso não muda o cenário destacado na matéria e na história do Windows, onde muita coisa chega a versão final e é abandonada ou modificada em curto espaço de tempo, como o próprio design que citei.

1 curtida

Também sei sobre essa versão, mas ela só Enterprise mesmo, nada de usuário final que queira estabilidade ou pequenas e médias empresas. Concordo com o que o Goku disse, LTS prevista em calendário.

Até 2024 provavelmente não terei mais razões para rodar Windows nas máquinas pessoais. Do jeito que o Steam OS está fazendo os jogos decolarem, tenho certeza que não serei o único…

3 curtidas

Eu acho meio bizarro que o Windows é o único sistema que quando ganha novos recursos em uma atualização é criticado.

4 curtidas

O problema é que o Windows não parece que segue uma linha que vai evoluindo, pelo menos é essa a sensação que eu tenho. Vide sistemas como o macOS e as principais DEs do Linux, no geral parece evoluir, Windows parece que muda aqui, depois muda lá, tira as coisas, depois coloca de volta ai depois muda de novo, que nem o lance da barra de tarefas que falei, agora ela não pode ser movida mais, não duvido que vai voltar a poder ser movida novamente, que nem o menu iniciar que foi removido no 8, como está agora? Fica uma verdadeira salada as coisas.

5 curtidas

Talvez pq tenham tirado metade dos recursos anteriores e os novos vivem dando bugs? e no final das contas as “novidades” eram recursos que já existiram em versões anteriores.

8 curtidas

Eu uso essa versão, inclusive hoje, já tem uma atualização.

2022-07 Atualização Cumulativa do Windows 10 Version 21H2 para sistemas operacionais baseados em x64 (KB5015807)