Windows 11 pode ganhar comando sudo, famoso no Linux

1 curtida

Desenvolvedores agradecem pela inclusão do comando sudo no Windows.
Mas ainda vai demorar para o Windows ter acesso ao nível de superusuário. O modo de administrador do Windows é bem mais limitado que o superuser no Linux?

5 curtidas

E como seria essa limitação? Pelo que entendo, com um shell elevado a Adm e política de execução de scripts sem restrições eu basicamente consigo gerenciar a máquina tal qual no Linux. Não é assim?

2 curtidas

Finalmente, por que rodar um terminal elevado no Windows hoje é um parto.

1 curtida

Não uso Windows como SO principal, então qual a diferença disso para o runas?

Como isso afeta o Vasco?

Demorou para algo tão necessário pra quem mexe no terminal. Pelo menos tem o gsudo que uso quando tô no Windows. Fica a dica para quem não conhece. Tem outros semelhantes, eu acho.

1 curtida

O Sudo não é um comando e sim um programa. Ele permite a um usuário comum executar ações que exijam privilégios de superusuário.

2 curtidas

Kkkkkkk do jeito que tá, daqui um tempo adiciona o kernel, aí vira uma distro de vez

Se chegasse nesse ponto, seria muita ironia mesmo

2 curtidas

Tecnicamente o Windows já tem um kernel do Linux, e faz bastante tempo, desde o lançamento do WSL2 em 2019. O código fonte tá disponível no GitHub

2 curtidas

eu vi isso

falo no núcleo do windows mesmo, mas não acredito que a MS chegue nesse ponto, imagino que se ela chegasse nesse ponto, a MS teria que cumprir a licença da GNU

De fato o maior nível de permissão no Windows não é o Administrador. Logo, mesmo achando que você tem todas as permissões, teoricamente você não tem. No Windows o mais equivalente ao “sudo” seria o “TrustedInstaller”. Esse sim tem permissões supremas no Windows.

2 curtidas

Acho que o Ano do Linux deve chegar na forma de Chromebooks… principalmente esses mais parrudos que tão vindo por ai.