Windows 11 coloca aviso na área de trabalho se seu PC for incompatível

será que vão cumprir a promessa de para de atualizar os pcs incompatíveis?

7 curtidas

Eu não pretendia fazer upgrade no PC só para instalar o Windows 11, então eu estava conformado com o Windows 10, mas vi um tutorial de como instalar sem o TPM aqui e achei tão fácil que acabei instalando o 11. Mas se essa marca d’água aparecer eu volto para o 10 sem problemas. Não pretendo gastar com hardware no pico dos preços só por causa do SO.

3 curtidas

Mais uma medida que vai afastar o público do Windows 11. A Microsoft quer incentivar a fragmentação do Windows com isso.
Em plena crise no mercado de chips, a Microsoft deveria se preocupar com muitos que não tem $$$ para ter um computador com Windows 11. Muitos PCs à venda em lojas ainda tem o Windows 10 e não possuem a polêmica TPM 2.0.

1 curtida

Vindo da Microsoft, acho que não. O mesmo no caso do update para o Windows 10 depois de Julho de 2016. O Windows 11 vem tendo um limitado crescimento por causa dos elevados requisitos mínimos e pela crise de chips. Se a Mircrosoft não deixasse instalar o Windows 11 em PCs incompatíveis ele teria hoje menos de 10% do mercado de SO para computadores.
No Android, que é muito fragmentado, a Google permite o suporte da Play Store em celulares com Android 5, enquanto estamos discutindo o Android 13…

E já tem um bypass disso já.
https://www.makeuseof.com/windows-11-remove-system-requirements-not-met-watermark/

3 curtidas

Obrigado amigo, você é um amigo.

1 curtida

Vale ressaltar que o suporte do Windows 10 só se encerra em 2025, quem não tem PC compatível definitivamente não precisa realizar a troca agora, fora que um PC que não atende os requisitos do Windows 11 hoje vai ter entregue uma vida útil de pelo menos 7 anos até 2025, um período de suporte completamente razoável do meu ponto de vista.

Todo PC fabricado de 2018 pra cá (especialmente os que saem de fábrica com o Windows 10) atende os requisitos de sistema do Windows 11. A atualização nesses casos é gratuita e inclusive é oferecida em uma notificação push logo após finalizar a configuração inicial do Windows 10.

Se você comprou um computador recentemente que não atende os requisitos, ou pegou algum modelo muito antigo, fabricado nos anos anteriores (provavelmente resto de estoque encalhado em alguma loja) ou então só precisa entrar na BIOS e ativar as funções necessárias (boot seguro, inicialização UEFI, TPM, etc.).

1 curtida

Eu uso ele em modo de teste, ai não aparece essa marca n

Foram rápidos na gambiarra.

Vida longa ao Windows 10 que por mais percalços e tropeços, não pede o mundo em troca de um SO novo.

1 curtida

Pior que não, estavam vendendo bastante PC novo com processador velho no inicio da pandemia, a alta demanda fez eles escavarem os estoques de chips novos que não foram usados na sua época.
Isso acontece quando algum fabricante (ou até a própria Intel) faz uma compra muito grande e acaba não tendo saída o produto, melhor toma o prejuízo só do processador e chipset do que do produto todo encalhado, ai depois revendem pras OEM.

Windows 10 vai da uma de windows 7 e XP e vão ter de prorrogar o seu suporte por mais 1 ou 2 anos ainda, até 2027 ai eu já troquei de PC mesmo.

3 curtidas

O caminho será esse. Foi assim com os dois sistemas que citou e será de novo.

Nem isso, tem notebooks recente que tem TPM 2.0, mas o processador ser celeron, não estão recebendo o Windows 11

Ser Celeron não é motivo para não receber. Tem até Atom na lista de processador compatível. :person_shrugging:
Dando uma olhada por cima, parece que todos os Celerons lançados desde dezembro de 2017 (os Celerons J4XXX e N4XXX) estão na lista de processadores compatíveis, com a exceção sendo a família Celeron G6900X (lançada em janeiro de 2022, o que talvez seja o motivo de ainda não estar na lista, já que a lista da MS foi atualizada em 17 de janeiro).

Ou seja, se não estão recebendo a atualização pro Windows 11, eu imagino que seja por algum outro motivo (processo de atualização zoada da MS, o que não é incomum, por exemplo).

O meu i3 de 2018 foi tranquilo no upgrade pra Windows 11. Mas, sinceramente? Até agora não vi nada que valesse a pena a atualização. Inclusive o Explorer ficou um pouco mais lerdo.

minha irma comprou um final de 2020, um da positivo, e fui olhar para poder atualizar e o programa da microsoft acusou que não era compatível devido ao processador

https://www.magazineluiza.com.br/notebook-positivo-2-em-1-tablet-tela-116-hd-64gb-c464ap/p/bf7e71g1c0/in/note/

Esse modelo tem um Celeron N3350, que foi lançado em 2016.
https://ark.intel.com/content/www/us/en/ark/products/95598/intel-celeron-processor-n3350-2m-cache-up-to-2-40-ghz.html

Eu não sei que ano a Positivo lançou esse notebook, mas se foi em 2020, eles lançaram com um processador de 4 anos de idade já.

1 curtida

A Positivo fode o consumidor, ainda estão requentando processador Celeron de 2016.

Fico imaginando quantos processadores desses que ficaram anos guardados esperando acharem uma desova pra eles, pq achei que já tinham parado de vender essa linha n3000

Esse modelo com o Celeron N3350 deve ter sido lançado alguns anos antes de 2020. Em 2020 eles lançaram um com o Celeron N4020 - este já compatível com o Windows 11.

https://www.tudocelular.com/novos-produtos/noticias/n161797/positivo-duo-c464c-2-em-1-basico-preco-baixo.html