Windows 11 24H2 vai ativar BitLocker por padrão em novas instalações

Vai aprisionar ainda mais o usuário, pois no caso de uma falha catastrófica onde a máquina não der boot, todos os dados dele irão para o vinagre, já que não será possível obter os dados novamente via montagem por um boot com uma distro Linux, por exemplo

13 curtidas

É ai onde eles vendem a nuvem… ou seja eles criam o problema pra vender solucao.

14 curtidas

Mais uma coisa pra desativar quando formatar um PC.

4 curtidas

Aconteceria a mesma coisa no Linux se o disco estiver criptografado com LUKS. Não existe “recuperar dados” de disco criptografado se você não tiver acesso à chave, independente do SO ou do método de criptografia do disco (ou partição) dependendo do software usado.

Concordo com a parte de forçar a criptografia. Nem sempre você lida com dados sensíveis e necessariamente precisa disso. Pode ser implementado mas com uma forma fácil de ser impedido de ativar na hora da instalação.

6 curtidas

Já utilizo a criptografia via BitLocker tem um tempo e, graças ao TPM, nada muda na rotina. Acho uma atitude útil e de impacto quase nulo com os hardwares atuais com instruções para decriptografia facilitada. No macOS isso é tão invisível para o usuário, q vc só sabe que o disco é criptografado quando entra bem fundo no sistema.

Só me pergunto como ficarão aquelas pessoas q burlam as limitações de hardware da Microsoft para instalar o W11, como a ausência de TPM e processadores não suportados (sem o AES-NI)

1 curtida

Os dados continuam no disco, mas criptografados. Com a chave de decriptografia ainda é possível ter acesso aos dados. Inclusive, há utilitários para Linux q te permitem acessar discos com BitLocker.

4 curtidas

quem precisa de ransomware se temos a microsoft para ferrar com o usuário ?

3 curtidas

A Microsoft quer vender PCs. Ativar o Bitlocker por padrão no Windows talvez acabe com tais burlagens.
Eu mesmo já penso em trocar o PC de mais de 10 anos de uso…

2 curtidas

Os dados dá pra recuperar só fazendo login com a conta da Microsoft pois as chaves ficam na nuvem, o problema é que para os usuários leigos como vc vai explicar isso? Eles vão mandar o Pc pra assistência e o técnico que se vire, muitas vezes eles nem sabem o login usado e a senha do email que tá no Pc. Não concordo que deve vir como padrão, mas sim ter a opção do usuário ativar depois.

2 curtidas

Ela só está se adequando ao mercado. Mac, iOs e Android já tem isso por padrão.

4 curtidas

Eu talvez tenha descoberto uma forma de burlar o bitlocker mesmo em sistemas atualizados. Alguém sabe onde eu posso enviar o bug pra Microsoft? Talvez alguma recompensa por Bug Bount?

Não sei nas versões atuais porque tem uns anos que não mexo nisso, mas lembro que até o Windows 7 (ou 10? Não lembro) era possível ativar o BitLocker sem TPM.

Mas aí num processo “limpo” de nova instalação, já não sei como isso funcionaria. A opção que eu lembro/conheço era possível ativar após a instalação do sistema.

O problema é q sem o TPM, você que tem de digitar a chave de descriptografia toda vez que iniciar a máquina, além da senha de login do Windows. É muito inconveniente.

E isso piora se a CPU não possuir a aceleração AES-NI pra ajudar na criptografia e decriptografia. O PC deve virar uma carroça (literalmente).

1 curtida

Tinha opção de colocar num USB (pen drive), mas aí precisava do pen drive toda vez que fosse ligar a máquina. Ou então digitar a chave, como você bem colocou.

1 curtida

Já foi descoberto e a falha foi corrigida em janeiro. sorry. rss

1 curtida

“BitLocker pode ser desativado”

Uffa, Meu pc da xuxa com i3 não tanka. :sweat_smile:

3 curtidas

A impressão que eu tenho é que estão implementando isso justamente para evitar que técnicos (e outras pessoas não autorizadas) tenham acesso aos dados das pessoas.

Fora que é requisito do Windows 11 ter um TPM para armazenar a chave. Se o problema não estiver relacionado com alguma coisa errada na instalação do Windows, o PC vai bootar até a tela de bloqueio sem problemas.

Verdade.

Deve ser um dos motivos da Microsoft ter decidido suportar só CPUs recentes no 11, o fato de terem instruções mais modernas, como (mas não só) AES-NI.

No geral eu acho essa mudança positiva. Aliás, eu jurava que já era mandatório PCs novos virem com o disco criptografado de fábrica há alguns anos, até no Windows 10 Home (não chamam de BitLocker mas a tecnologia é a mesma).

1 curtida

Pra mim, o cenário é outro:
Já vi várias máquinas, geralmente notebooks, que o bit locker é ativado e ninguém pediu. E obviamente, a chave não existe, maior inferno

2 curtidas