Wi-Fi: o que é, como funciona e quais as vantagens desse tipo de rede sem fio

Bom artigo, bem completão!

Vou aproveitar esse espaço e fazer uma pergunta…

Tem alguns teclados/mouses q conectam via dongle USB, mas o próprio fabricante n dá um nome específico para a tecnologia q tá usando, diz apenas q é uma conexão wireless. E eu tenho birra disso pq toda conexão sem fio é wireless.

Será que é o wifi direct? Ou tem algum nome específico?

Pq assim… Mouse wireless q conecta via Bluetooth a gente fala: mouse Bluetooth.
Mas aqueles mouses wireless q conecta via dongle usb wireless o próprio fabricante chama só de mouse wireless, só que o próprio mouse Bluetooth é um mouse wireless.

Então poderia chamar de mouse usb wireless, oq tá ok. Mas será que n existe um nome mais específico? Tipo mouse Wi-Fi ou sei lá mouse qualquer-outro-nome?

Acho que depende do fabricante. Pode muito bem ser tanto um bluetooth ou wifi direct, como pode ser uma tecnologia totalmente proprietária, como parece ser o caso dos Lightspeed da Logitech.

Então salvo os casos onde o fabricante claramente está vendendo um dongle bluetooth, por exemplo, junto do mouse, dificilmente saberemos exatamente. A menos que o fabricante publique as especificações ou alguém seja capaz de fazer engenharia reversa no hardware.

1 curtida

Wireless é “sem fio” em inglês, por isso tal nome, então naturalmente e logicamente engloba tudo, wi-fi, bluetooth e etc… e bom que outro nome seria melhor? Não vejo outro, é meio que o topo, sem fio ou com fio, abaixo entra as opções, no caso com fio, por exemplo tem os USB e HDMI.

Normalmente o bluetooth é muito utilizado para transferência que inclui áudio, o resto(dongles) é comum o clássico wi-fi 2.4GHz.

1 curtida

Exatamente por isso q queria saber se tem algum nome específico para estes produtos com dongle usb wireless.

Pq quando alguém me diz q “tenho um fone wireless” aí pra n gerar confusão, tenho q perguntar: wireless oq? Bluetooth? Com dongle usb?

Já quando a pessoa diz “tenho um fone bluetooth” pra mim n tem dúvidas, sei exatamente do q se trata.

Normalmente usam o termo “wireless” para indicar que o dispositivo se comunica com um padrão proprietário, geralmente na faixa dos 2.4 GHz, exigindo o uso de um receptor USB ou similar. Não é um padrão específico (as vezes o mesmo fabricante tem mais de um padrão proprietário – e incompatíveis), então não tem um nome específico…