WhatsApp testa função que checa informações no Google

Originally published at: WhatsApp testa função que checa informações no Google – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Função de checagem de mensagens no Google pode coibir notícias falsas no WhatsApp

Nossa, o mecanismo vai pesquisar no Google.

Primeiro que pessoas que geralmente checam informações, já fazem isso, sem auxílio dessa ferramenta (e realmente checam pra comprovar a veracidade). E depois, algumas pessoas que vão usar isso (se usarem), vão pegar qualquer informação que o Google mostrar e tomar como verdadeira.

O Google não combate fake news sozinho. A pessoa tem que saber usar. Isso me lembra aquele botãozinho de informações do Facebook, pra combater fake news, em que uma vez eu cliquei, só pra saber como funciona, de um post que tinha um link de um vídeo do youtube e o mecanismo me mostrou o que? Informações do YouTube (empresa), ao invés de informações do conteúdo do vídeo. Maravilha…

1° - o objetivo é justamente incentivar quem não tem hábito de chegar informações passar a fazer. A maioria dos leigos acha que qualquer coisa encaminhada é um comunicado oficial pelo simples fato de estar num app oficial que é o WhatsApp e não sabe que é possível pesquisar no Google fontes confiáveis acredite, fora da sua bolha tem MUITA gente assim. Se vc pegar países como a Índia, metade da população sequer tem smartphone, usa aparelho dumbphone, e recentemente houveram vários casos de linchamento causado por fake news espalhadas pelo WhatsApp. Então a ferramenta é muito útil. Não para vc, mas para uma parcela enorme que não sabe nem votar.

2 - não sabemos como vai funcionar a integração WhatsApp - Google. Se eles associarem a pesquisa dos termos a fontes como boatos.org que vivem de desmentir fake news, será bem efetivo no combate. O que não podem é jogar a mensagem solta no Google e deixar o primeiro resultado aparecer como esclarecimento sobre aquele assunto. Mas o Google tem avançado bastante em não mostrar sites sem credibilidade no topo das pesquisas, a maioria tem sido bem confiável.

Como eu disse, fazer uma simples busca no Google não combate fake news. O Google não é um site de fact checking e, dependendo da pessoa, ela pode se enrolar ainda mais.

Para as pessoas aprenderem a verificar informações, eu ponho muito mais fé no incentivo individual e coletivo interpessoal, que num recurso completamente mecanizado.

Por exemplo, se alguém postar alguma informação num grupo, é muito mais eficiente você ou os demais integrantes, que são mais rígidos com isso, alertarem sobre a falsidade da informação que algum leigo tentar procurar por si só…

Um não substitui o outro. tem que começar de algum lugar também.

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.