WhatsApp terá opção de perfis alternativos para contatos profissionais e desconhecidos

Poderiam incluir nesse balaio, uma opção pra bloquear o recebimento de chamadas. Negócio chato da p…!

5 curtidas

Seria bom um botão “modo avião” para Whatsapp. Só de estar com internet perder a liberdade de não receber chamada é chato demais.

Em Xiaomi, Lineage OS e acho que em Samsung tem como cortar o acesso a Internet dos apps. Algo já embutido do WhatsApp seria mais prático e direto

Resumindo em miúdos… o perfil para desconhecidos ia ser o perfil da p0taria.

1 curtida

Enquanto isso funções úteis como organizar contatos em grupos não, né…

Parece mais uma cópia da função de Foto Pública de um outro app aí… :eyes:

Nossa, SIM. Odeio com todas as minhas forças as ligações via WhatsApp. São muito ruins. Quer falar comigo? Que me ligue direto no meu número.

2 curtidas

Exatamente! Baita porre essas ligações de whatsapp.

Poderiam criar uma caixa de entrada alternativa também para as mensagens, uma peça família e amigos, e outra pro resto.

Bloquear audio tbm, e figurinha. Se possivel deixar só texto e (no máximo) imagem.

Aí você pode voltar a usar SMS então.

1 curtida

Pergunta sincera.
Qual a diferença entre ligar pro celular ao invés de ligar pro WA?

Cara, eu prefiro chamada por whatsapp do que ligação da operadora (mais privacidade), assim como prefiro usar DNS privado do que usar o DNS padrão da operadora, mas o segredo é você, no whatsapp, ir em configurações > armazenamento e dados > usar menos dados em chamadas. Deve deixar essa opção desativada. Se estiver ativada, a chamada fica ruim, travando, dando lag. Se deixar ativada, a chamada fica limpa. Porque quando ativada, ela usa os servidores da Meta para diminuir os dados da chamada e com isso gera lag. Quando desativado, a conexão é feita diretamente entre as partes, usando o protocolo STUN. Basicamente o servidor do whatsapp só serve para conectar as partes, depois disso a chamada fica direta.

E quanto a números desconhecidos te ligando, é só ir em configurações> privacidade> chamadas > silenciar números desconhecidos. Nesse caso você deve ativar essa opção. Adeus spam.

Agora se algum contato seu faz spam, ele faria tanto na chamada comum quanto no whatsapp. O jeito é na conversa com ele, abrir as notificações personalizadas. E colocar o toque como nenhum. Isso supondo que você precisa manter esse contato na sua lista de contatos.

Eu só uso chamada normal, via operadora, se for para ligar para um callcenter 0800 da vida de alguma empresa ou marcar um exame em um médico, dentista, etc. De resto, sempre voip.

O ideal seria usar o Signal, porque é auditado (e não tem metadados) mas a chamada por Whatsapp é MUITO mais segura do que a chamada comum. Basicamente na chamada por Whatsapp só dá para saber que João ligou para Ana e o tempo de duração da chamada (os famosos metadados). Não o conteúdo da chamada em si. No Signal não dá para saber nada, mas o povão não usa, então entre Whatsapp e chamada comum, vamos lá (valeria a pena até uma matéria do Tecnoblog sobre isso):

Riscos de usar chamada comum:

  1. Você ou quem você está conversando está sendo grampeado. E não, às vezes vocês não cometeram nada de errado. O MP mandou o número de celular de um traficante de drogas para a justiça interceptar e o último dígito saiu errado. Ninguém percebeu, passou pelo juiz, chegou na operadora e agora a sua chamada está sendo gravada sem você saber. Só lá na frente vão descobrir que foi um engano e até lá a sua conversa já foi ouvida por muito gente. E o pior, talvez você nunca fique sabendo desse erro, porque o processo estava em segredo de justiça.

  2. Não estamos falando só de juiz ou erros do poder público. Há empresas israelenses e de outros países de ponta que são capazes de simular uma estação rádio base em um determinado local. Se você estiver passando pela região, ao invés do seu celular se conectar com a torre da operadora, se conecta com essa “torre” móvel que só está lá para capturar todas as ligações daquela região e interceptar tudo (além dos dados de internet, por isso que é bom pelo menos usar um DNS privado, se puder uma VPN também). Ou seja, todas as chamadas comuns estão sendo gravadas de forma clandestina (isso supostamente aconteceu em Brasília alguns anos atrás por países como China e Coreia do Norte, que instalaram essas torres dentro da embaixadas, que ficam perto dos três poderes, para coletar o máximo de dados dos políticos da região, o problema é que nem todo mundo que mora ou passa por alí é político ou está direta ou indiretamente envolvido com política e foi grampeada também). Isso supostamente foi descoberto pela Abin. Entenda que pessoas inocentes, como eu e você, se estivéssemos alí próximos, teríamos nossas ligações gravadas.

Há softwares de Israel com incrível capacidade de sugar o máximo de informações, como First Mile da Cognyte e Pegasus da NSO, e não estamos falando só da Abin ter acesso a isso. Há vários estados com acesso.

O ponto é: Muitas ligações não são nem feitas em Volte e sim em GSM 2G, porque o sistema VoLTE não é um só para todas as operadoras no Brasil, cada uma usa um “sistema” diferente, eles não se comunicam. Aí o seu celular da Tim liga para um número da Vivo e a conexão é derrubada para 2G. E então você está em uma conversa que sabe-se lá quem vai ouvir depois e usando uma tecnologia de muitos anos atrás.

Isso sem contar que a chamada Voip pode melhorar a qualidade com o tempo. Você pode não gostar da qualidade do Whatsapp atualmente e preferir outro aplicativo, mas ainda sim provavelmente será mais seguro que uma ligação comum. Isso sem contar nos custos, obviamente. Se você for ligar para outro DDD, dependendo do plano e operadora, pode haver custos, assim como provavelmente se ligar para outro país (DDI), haverá custos. Só usaria ligação comum para amigos, família, trabalho, etc se fosse uma emergência e não tivesse internet, só rede 2G GSM, naquele momento.

Talvez o @evefavretto saiba de outros motivos além desses, mas acho que é basicamente isso mesmo.

1 curtida

E se a pessoa estiver sem créditos?

Tipo as pastas que tem no Telegram?

Eles podiam otimizar o app de PC, que é lentíssimo, sem falar no espaço absurdo que ocupa conforme vão acumulando as conversas.

A começar pelo delay que sempre tem. Outra que no meu caso, nem sempre tô conectado, daí a pessoa fica sem falar comigo e esquece que pode ligar no celular direto.

Um tempo atrás, quem fazia ligação, sempre dava tom de chamada mesmo que o destinatário estivesse off, não sei como tá hoje porque eu não ligo. Kkkkkkk…

1 curtida

Continua do mesmo jeito ¯\_(ツ)_/¯

1 curtida