WhatsApp prepara suporte a conversas com usuários de outros apps

Vou replicar o comentário que fiz em outros sites sobre o assunto:

É impressionante…

Hoje ter que pedir de joelhos para colocar um recurso que há uns 10 anos atrás era uma coisa comum. E quando colocam, ou fazem de forma tosca ou fazem por pressão.

De qualquer forma, já é alguma coisa. A mão de voltar a usar o Trillian chega a tremer…

1 curtida

Suponho que para isso dar certo, algum protocolo aberto deva ser implementado por todos, porque do jeito que é hoje, não creio ser uma tarefa fácil fazer apps tão distintos conversar facilmente entre si.

A própria Meta levou anos para conseguir unificar o Messenger do Facebook com o Instagram, sem contar com a criptografia ponta-a-ponto que é outro recurso recente.

5 curtidas

Imagina que delícia mandar mensagem pros zapeiros usando o Telegram…

2 curtidas

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk aí é foda!

Ia ser bom demais, cê tá doido.

Esse recurso na prática será espetacular. Já vejo a Apple em 2030 anunciando que o iMessage, enfim, está integrado com todas as plataformas concorrentes :rofl:

Bom, talvez implementar esse recurso entre os apps será um grande desafio, mas acredito que nada comparado a qualquer tentativa de criptografar as mensagens entre eles. Ou talvez nem se esforcem para que tal recurso esteja disponível para o envio e recebimento de mensagens a terceiros.

2 curtidas

As empresas tem até março do ano que vem pra implementar, então vai ser um pouco antes :sweat_smile:

1 curtida

Estado malvadão interferindo no livre mercado.

3 curtidas

Acho que o governo da União europeia não é igual ao do Brasil ou América Latina.

Espero que isso seja a nível mundial.

Vai ser a famosa gambiarra.

Google RCS.

1 curtida

Este é um protocolo em nível de operadora de celular, então não seria o caso para apps como WhatsApp e Telegram, que operam pela web.

1 curtida

De fato… No começo o Nimbuzz conectava varios mensageiros e eu usava muito, era whatsapp, google chat, voice, msn menssenger… Hoje em dia parece que é tão complicado que nunca aconteceu antes.

2 curtidas

eBuddy, Quem nunca usou tbm?

1 curtida

Será que vai ter? Acho que eles vão syncar tudo via servidor e fda-se. (E honestamente não acho que isso seja um problema, EU não me importaria de perder o cripto me troca da interoperabilidade, se quiser sigilo baixa o mesmo app)

Então o mesmo vale pro protocolo do aiMessage?

Se o Signal for fazer parte dessa integração, vão ter que pensar numa forma de implementar, porque este app só opera com criptografia.

Para o Telegram e similares que hospedam as mensagens em cloud, creio ser mais fácil. Mas o WhatsApp opera baixando as mensagens, então deve ser um tanto mais complicado do que uma mera API.

O iMessage usa a própria rede da Apple via web para enviar para outros usuários da Apple (balões azuis) e SMS para usuários Android (balões verde).

Ver eles adotando uma interoperabilidade com WhatsApp devido a esta regulação da UE vai ser interessante.