Backup em nuvem do whatsapp é bem problemático, quando não falha o backup em si falha a recuperação dele.
Faz backup para um PC de forma semanal (eu sei, vai dar trabalho isso) e se não voltar logo ao normal (da uma olhada se tá usando a ultima versão) sugiro pensar em desinstalar o app e reinstalar ele, talvez até formatar o celular.
Acabei de verificar o uso do espaço e o backup do WhatsApp continua não consumindo o armazenamento do Google Drive. Se mudaram as regras, pelo visto a mudança ainda não chegou na minha conta…
Não consegui resolver!
Já resetei o sistema do aparelho (Moto G 8 Power), reinstalei o Whatsapp do zero (utilizando um backup local copiado para o PC antes do reset), atualizei todos os apps e mesmo assim o problema persiste.
Não é falta de memória na conta do Google pois a conta possui assinatura de 200GB, com bastante espaço livre ainda.
O jeito é ir fazendo backups periódicos locais (no aparelho) e fazer cópias deles para um PC local.
Só pode ser algum conflito entre o sistema Android desse aparelho com o aplicativo em si.
Tenho um amigo que também utiliza o Whatsapp Business e o dele não apresenta esse problema (o aparelho dele é um Galaxy S10).
Acredito que alguma atualização (firmware) do sistema do aparelho e/ou alguma atualização de versão do aplicativo estão em conflito, interferindo na ferramenta de subir o backup para a nuvem.