WhatsApp é visto como fonte pouco confiável sobre coronavírus

Originally published at: WhatsApp é visto como fonte pouco confiável sobre coronavírus – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Pesquisa do Datafolha aponta que apenas 12% confiam em informações compartilhadas via WhatsApp

1 curtida

Acho que o problema nem a galera acreditar, é o repasse, acredito que grande parte do pessoal que não confia ainda assim compartilha com contatos/grupos porque “vai que né” e eventualmente chega em alguém que realmente acredito na baboseira. Minha mãe é bem desconfiada quanto a isso, mas passa o dia me perguntando se é verdade o que mandaram nos grupos e eu tenho que ficar desmentindo fakenews e pedindo pra ela avisar que não é verdade.

5 curtidas

WhatsApp é um veículo, não uma fonte. Se eu compartilhar, por exemplo, a live do Átila, será uma fonte extremamente confiável, mesmo por WhatsApp.

As pessoas tem que parar de culpar os meios e começar a discernir por conta própria, ir atrás das informações, ou então discursos como esse ou “armas matam” vão continuar.

3 curtidas

Passo pelo mesmo transtorno, recebo mensagens falsas no grupo da familia e não aguento ficar vendoe não intervir, tenho que avisar. Sou a “chata” da família.

3 curtidas

Fonte é o meio onde se obtém a informação e que deve verificar a veracidade da mesma, o problema do whatsapp e facebook como fonte de informação é exatamente essa a falta de verificação.

Em outros meios mais tradicionais já temos problemas referente a isso, imagina uma fonte onde não existe a preocupação com isso e qualquer um pode falar o que quer, mesmo sem conhecimento do assunto e ter isso compartilhado como verdade por milhares de pessoas.

Por isso não só o facebook e seus afins são problemáticos para isso, como qualquer rede social e mensageiro.

E ALGUÉM AINDA ACHAVA QUE WHAT’S APP É CONFIÁVEL? (Desculpa o Caps Lock, mas me pareceu necessário)

1 curtida

Se vocë fizer uma pesquisa no WhatsApp vai apontar que menos de 12% confiam em informações advindas do Datafolha.

O WhatsApp é um veículo, isso é igual dizer que não se confia em ligação telefônica ou em carta entregue pelo Correio. Mas a imprensa sabe disso, e luta bravamente pra tentar recuperar o monopólio perdido.

O problema n tá no “ZapZap” e sim nas pessoas e nesse nosso mundo cada vez mais polarizado.

N adianta fonte confiável, com referência e bom histórico, se o cidadão n gostar da notícia ou for contra sua ideologia, prefere falar #fonteLixo #fakeNews do q enfrentar a realidade.

1 curtida

WhatsApp é fonte pouco confiável para a maior parte das coisas…

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.