VoLTE/VoWiFi da TIM em aparelhos Xiaomi

Gostaria de poder usar o VoLTE/VoWiFi na minha linha TIM, no entanto meu aparelho é um Poco F3 e, pelo que andei lendo, a operadora não dá suporte.
Experimentei colocar o chip em um Motorola e o símbolo do VoLTE apareceu. Ou seja, está ativo na linha.
Por acaso alguém ja tentou e conseguiu habilitar volte/vowifi em aparelhos xiaomi/poco?

a xiaomi não suporta o padrão brasileiro do VoLTE, tem na internet alguns sites que falam que se mudar o país do celular para Malásia funciona, mas atualmente meu celular é um Motorola então não consigo testar.
Sobre o VoWiFi a TIM ainda não oferece, embora tenha prometido uma solução com essa tecnologia para 2018

Parece que tem um truque para forçar VoLTE nos Xiaomi. Tenta o código *#*#86583#*#* no discador que desativa esses checks.

TIM já deu a entender que não vai lançar VoWiFi.

1 curtida

Esqueci de comentar que no mesmo aparelho eu tenho uma linha da Vivo (Easy) e já utiliza o VoLTE/VoWiFi de boas.
Queria deixar o serviço ativo na linha da TIM também.

1 curtida

Ah! Eu havia aplicado esse truque e o VoLTE/VoWiFi já funciona com minha linha da Vivo (Easy).
Só queria ver se tem como fazer funcionar com a TIM.

Também tenho um Poco da Xiaomi, com um agravante que comprei no Aliexpress direto da China, ou seja, nem Anatel passou kkkk
Mesma coisa que você. Tenho um Tim e outro Vivo Easy. Vivo pega Volte e Tim não. Não tem jeito. O que acontece é que a Tim recebe o IMEI do aparelho. Os da Motorola, Samsung, etc a Tim autoriza o Volte, da Xiaomi não. Fica no 2G.

Até vi algumas gambiarras na internet, mas deixei pra lá. Eu quase não uso linha normal, as ligações normalmente são por whatsapp ou outro aplicativo Voip (mais seguro que linha normal).

1 curtida

Pois é. O meu também foi comprado no Aliexpress.
Apesar do Poco F3 também ter sido vendido oficialmente no Brasil, tem essas limitações, se é que posso chamar assim, por parte das operadoras.
Outro ponto que nunca entendi é o fato do F3 ter suporte ao 5G SA fora do Brasil e aqui a Anatel limitou ele ao NSA.

Eu tenho um M3, mas quando acabar não sei se vou importar de novo um novo chinês ou se compro um Motorola ou algum BR mesmo. Recomendo você usar um servidor de DNS que bloqueia rastreio como o Adguard DNS. Eu monitorava com o NextDNS (que também bloqueia). O que a Xiaomi tem de rastreador não é brincadeira. A cada 5 minutos alguma coisa é enviada do seu celular para o servidores dela. Telemetria demais. Os chineses de modo geral são assim. Mas na qualidade do equipamento é muito bom. Lamento que eles não tenham chegado no Brasil com tanta força para bater Samsung e Motorola em relação ao preço e como o dólar está alto, acaba sendo quase o mesmo benefício um do Aliexpress ou um Motorola na promoção, porém com garantia no Brasil, suporte ao Volte, essas coisas que só um aparelho daqui tem.

Quem define o suporte ao SA são as operadoras e não a Anatel.
No máximo quem pediu a homologação não pediu pra homologar como SA pq não era compatível com alguma configuração das redes brasileiras, mesmo problema que rola com o VoLTE. Não são as operadoras que vão se adaptar ao celular chinês, são os celulares que vão ter de se adaptar as operadoras.

3 curtidas

Entendi.
Obrigado pela explicação.

Eu também tenho um Poco F3 e uso a Tim. No mês de Fevereiro cheguei a abrir reclamação na própria Tim e reclamação na Anatel. O atendente me informou que não seria possível habilitar o VoLTE para os aparelhos da Xiaomi pois a marca não é compatível com o VoLTE deles.

Agora o que eu acho interessante é que dias depois comprei um chip da Veek, operadora que usa a rede da Tim através da Americanet e advinha o que funcionou normalmente??? Sim, o VoLTE fucionou por uma operadora virtual.

Isso eu vejo que é má vontade da própria Tim em disponibilizar essa funcionalidade para aparelhos da Xiaomi. Se ferra quem for pra uma localidade onde só tem o 4G e você não recebe/nem faz ligações.

6 curtidas

Mas a operadora virtual usa a rede/antenas da TIM mas não usa o mesmo core, e quem controla o funcionamento do VoLTE não são as antenas e sim o core da operadora, então não vejo nada de anormal nessa situação da Tim não oferecer esse suporte.

2 curtidas

Tô aqui com Redmi Note 11 e coloquei um chip da Tim para quando meu Vivo não pegar no hospital que trabalho usar ele. Aparece o sinal do VoLTE e tal, mas quando ligo para alguém o sinal vai para 2g :roll_eyes::roll_eyes:. Pelo visto aqui nos comentários, nem eu abrindo reclamação na Anatel resolve né.

Tenta ativar o VoWIFI na Vivo que ai ele faz a chamada telefonica pela rede de dados da TIM.

1 curtida

Nesse caso eu ativei o VoWIFI na Vivo, aí na hora de ligar é só escolher a TIM para fazer a ligação que a chamada será em HD (pela rede da TIM) ? Vou fazer isso. Obrigado :wink:

tu vai ativar o VoWifi no chip da Vivo (essa função foi criada originalmente para fazer chamadas pelo Wifi, mas em alguns celulares ela funcina pela rede de dados da outra operadora) e mudar os dados moveis para o chip da TIM, ai tu vai fazer e receber as chamadas normalmente pela Vivo.

A TIM só vai servir pra fornecer internet pro celular, não pra fazer chamadas.

1 curtida

Entendi mestre. Fiz isso aqui e está funcionando. Obrigado :wink:

1 curtida

Bom saber que o VoWifi da Vivo está funcionando nos Xiaomi, usando dados de outra operadora.

1 curtida

No meu caso até aparecia o sinal do VoLTE, mas na hora de realizar a ligação caía para 2g e ficava só aquele “h”.

Estou esperando chegar meu chip da Veek para usar como segunda opção (a primeira é Vivo Easy). Até fiz o procedimento que o colega acima sugeriu, funcionou durante um tempo e parou, enfim, o VoLTE na Tim aqui voltou a dar problema :roll_eyes:. Como a Tim pega bem em um dos hospitais que trabalho e a Vivo não, pedi um chip da Veek de teste de 30 dias, depois de ler seu comentário sobre o VoLTE.