Vocês já conseguem fazer pagamentos contactless com facilidade por aqui?

Legal que os bancos tão se espertando pra esses modelos contactless. Até o Itaú já tá mandando cartões desse tipo.

O que ferra é que tem muito vendedor que não faz ideia de como funciona. “Ainnnn pelo celular não dá pra pagar” é uma das afirmações que eu mais refuto nesses tempos.

5 curtidas

Isso é realmente irritante.
Fica parecendo q vc é desonesto e não quer pagar a compra. Tudo porque a pessoa do caixa é ignorante no q se refere a tecnologia.

5 curtidas

Eu tenho o inter, o nubank e o c6. O nubank meu cartao diario, para tudo. o C6 pela tag para viajar e passar nos pedagios e o inter… o inter ta lá! Eu acho ele lento para informar as transacoes no credito, o nubank te da os valores na hora, é mais agil, já o inter fica processando leva dias para aparecer realmente o que vc gastou na faturo. Talvez se for para o apple pay eu use como debito, mas credito ainda prefiro o nubank. Espero que um dia tbm use apple pay, mas por enquanto ta osso

3 curtidas

Não é o ideal, mas acontece muito. Vai demorar um bom tempo ainda pra essa “moda pegar”, como tudo no Huezil :brazil: :brazil: :brazil:

2 curtidas

Também já percebi isso, o Nubank é muito mais ágil nas atualizações, quando você paga um boleto ou a fatura, em algumas horas já aparece atualização de pagamento e saldo, no Inter demora DOIS DIAS para compensar um boleto, isso é inadmissível em uma fintech. Em compensação, o app do Inter é infinitamente melhor que o do Nubank, muito mais intuitivo e fácil de lidar.

2 curtidas

por aqui, até o pipoqueira já aceita, o irritante é que muitas maquininhas as vezes trava o NFC ai não da para passar, já aconteceu muito comigo isso, em geral em grandes lojas como o carrefour.

2 curtidas

eu sempre consegui pagar tranquilo, mas como tenho deixado o nubank em casa e o meu do itaú não tem contactless eu não tenho usado mais

OBS: tinha o cartão do itaú há uns 5 anos, mas o chip ficou ruim e precisei trocar, como tenho iconta, eles mandaram um cartão específico do tipo da conta e que não tem contactless

4 curtidas

Eu sinceramente desisti. Toda vez tem que explicar pros caixas que você vai pagar com o celular e em 90% (na minha experiência) dos casos eles não sabem que a funcionalidade existe ou não sabem como funciona.

4 curtidas

Bom, acho importante separar. Contactless no cartão uso sempre, não estou em uma capital mas é um grande centro e, principalmente depois da pandemia, a adoção de pagamento sem contato é muito grande, alguns lugares até fazem o inverso e quando veem meu cartão roxinho balançando perguntam “É sem contato?”. Agora pelo celular eu não consegui usar ainda porque nenhum dos meus bancos aceita nenhuma das carteiras digitais nfc que temos por aí.

Como curiosidade, desde abril de 2019 todos os emissores que usam a bandeira mastercard são obrigados a fornecer em seus cartões a tecnologia contactless. Isso deve ajudar a migrar o parque instalado! Visa ainda pode emitir sem ser contactless eu acho.

Mas no geral, na minha região os varejos estão bem acostumados com pagamento sem contato. Tem alguns lugares que não funciona por problemas de tecnologia do terminal mesmo. Principalmente redes de supermercado menores (e o dia) que não aceitam porque não funciona mesmo.

3 curtidas

Quase sempre uso essa forma, se a pessoa quer pegar o cartão (sim, no interior essa prática é comum) eu pergunto se não “paga por contato”.
Depois varia do meu humor, se estou num dia bom, explico com toda paciência, mas se estou com pressa, acabo pagando por chip mesmo.

3 curtidas

Aqui onde eu moro praticamente só saio sem carteira. Apple Pay aceito em todo lugar. Até ano passado eu ainda tinha problemas pra usar NFC em alguns lugares, mas acho que esse ano incentivou o pessoal a habilitar de vez o recurso nas maquininhas.

4 curtidas

O que vejo é que ainda tem muita máquina de cartão sem a função contactless. Fora isso, os únicos casos que não uso contactless são os que o vendedor usa o próprio cartão pra iniciar o processo na máquina

3 curtidas

Vocês falam que às vezes o caixa não sabe como proceder, mas não será porque o recurso está desativado na máquina? Aqui só pago via NFC quando aparece “aproxime” no visor, além de somente “insira” e “passe” o cartão. Quando não aparece nem tento porque sei que vai ser perda de tempo.

3 curtidas

Desde de 2018 quando o Nubank lançou o cartão com contactless, sempre estou tentando usa-lo no meu dia-a-dia.

No começo a maioria dos lugares não aceitava essa forma de pagamento, seja por causa das maquininhas ou os atendentes desconhecerem a função.

Mas desde 2019 vi a adoção desta forma de pagamento crescer largamente, chegando ao ponto da atendente da padaria já posicionar o cartão sobre a maquininha e nem me perguntar a senha pra compras abaixo dos R$50.

Com a chega de 2020, e a pandemia de COVID-19, o pagamento por aproximação finalmente ficou conhecido pelo o público-geral:

3 curtidas

Onde moro tem sido bem tranquilo, e não estou em um grande centro, é bem interior mesmo. Inclusive tenho usado bastante o Samsung Pay no celular e tem sido completamente de boas com os lojistas. Tenho uma teoria interessante sobre a facilidade de fazer isso em uma cidade pequena como a que moro: a grande maioria dos comerciantes aderiu as maquininhas de cartão relativamente recente, coisa de 3 anos. Então essas maquininhas que eles pegam já são bem modernas, com as novas tecnologias de pagamento ativadas por padrão, tornando bem mais fácil esse processo.

3 curtidas

Moro no interior, aqui pago com o Google Play em qualquer bimboca.

1 curtida

Acho importante salientar pro pessoal:

Muitos lugares ainda não tem maquininha com NFC (ou a máquina não está habilitada ou dá “erro - cartão não identificado” ou qualquer outra coisa…). Então, se o seu smartphone for Samsung, você ainda consegue pagar pela tarja.

Eu vejo MUITA gente que sabe que tem o MST, mas não como funciona. Então caso tenha esse problema, em vez de posicionar o celular na ‘cabeça’ máquina, basta colocar onde passa o cartão com tarja magnética. Ali é 100% das vezes e não tem erro MESMO. O contraponto é a necessidade de senha em todas as vezes, mas ainda evita qualquer aborrecimento com o “essa máquina não passa”.

6 curtidas

Eu tenho dificuldade pra fazer o celular comunicar com a maquininha, em algumas é instantâneo, mas em outras eu aproximo da parte superior, do meio e nada, mesmo tendo a msg na tela pra aproximar, acaba que nas tentativas eu encosto a mão e/ou o celular na maquininha e lá se foi a utilidade da proximidade. Ou é bug meu ou é falta de padronização do local do NFC por parte das fabricantes de maquininhas.

Do lado dela? Vou tentar isso na próxima vez.

1 curtida

Isso mesmo! Deixa ele grudado lá por uns 3 segundos e vai pedir a senha! No aplicativo, diferente do que acontece por NFC, não vai confirmar (aparecer o :heavy_check_mark:). Só vai confirmar depois que você concluir a compra.

1 curtida

Eu consigo pagar em boa parte dos lugares e quando a pessoa diz q não sabe fazer eu ensino o procedimento, não custa nada (desde q não vá gerar uma fila atrás de mim).

Eu culpo a loja, ela é quem deveria dar o devido treinamento sobre esse tipo de função das máquinas. Já peguei atendente preparada ao nível de saber q só celular samsung passaria na máquina dela por usar MST e a máquina não ter NFC.
Quando é um comerciante pequeno não custa nada ensinar a pessoa a usar

4 curtidas