Vocês fazem limpeza interna de PC nas assistências técnicas?

Queria compartilhar um caso meu aqui com a limpeza interna do Gabinete do meu PC. Pois bem,
Ontem eu liguei em 2 assistencias uma delas conceituada aqui em BH para ver quanto eles cobram pra fazer a limpeza do Gabinete (tirar po,trocar pasta termica) e pasmem eles cobram 200r$ e ficam de 3 - 4 dias com o PC na loja. liguei numa pequena do meu bairro e eles cobram pelo mesmo servico 150,00. + pasta termica de prata no processador. Mas nao e um roubo isso? Eu tenho curso Tecnico de Tecnico em Redes de Computadores, mas ja estraguei muito PC meu… por isso a minha inseguranca em fazer isso… ja perdi um PC inteiro quando eu fui abrir pra limpar. dessa vez tive sorte… passei um pincel anti-estatica que tinha aqui e tirei o Po… saiu tudo… E voces ja tiverem alguma experiencia assim? ou voces fazem por conta propria?

Meu caro, fazia à conta própria! Isso de limpeza não é o bicho de sete cabeças; faz com cuidado, retirando todos os cabos da placa-mãe para limpar.

Use álcool isopropílico, limpa contato e pincel antiestática, deixando-a secar por completo! E para evitar o pior: tenha à disposição pulseira ou luvas antiestática; se despossui-os, encostar as mãos na parte metálica lateral do gabinete(esperando alguns segundos) – isto fazia quase sempre. Também utilize calçados de borracha.

@RODRIGO
Pois e, por mais que eu tenha uma certa nocao de como fazer, eu ainda tenho medo… mas deu certo!

1 Curtida

Eu tenho zero paciência também pra limpar computadores, e olha que adoro pcs kkkk, a falta de tempo e o medo de fazer merda existe, 200/150 conto pra limpar um pc ? deus me livre,

Nao, Pior que eles querem cobrar um servico que provavelmente vao cagar no PC.

Além de caro corre o risco de roubo de peças, Ou até mesmo de estragarem o Pc, Eu realmente não mando qualquer um limpar não, Alias o meu mesmo tendo gabinete anti poeira o bicho já empoeirando por dentro, Logo logo vou ter que mandar limpar. :expressionless:

200 reais? Se for um trabalho bem feito, não acho que seja um roubo. É um serviço e por isso merece ser remunerado. Quanto tu acha que é um preço JUSTO para pagar por um serviço de limpeza, que dependendo do estado do PC, pode passar de quatro horas…?
Se eles limparem tudo, incluindo o cooler do processador, cooler da placa de vídeo, fan da fonte, a placa mãe, trocarem a pasta térmica por uma de boa qualidade e limparem a fonte, tá até barato. (Só a pasta térmica, se não for a MERDA da Implastec Silver [que consegue ser ainda pior que a Implastec branca para componentes elétricos] já passa dos 40 reais…)

Agora, se eles só tirarem a poeira que está visivel, ai é um servicinho bem porco que não vale nem 20 reais…

Mas isso é uma coisa que tu pode fazer sozinho. Pega um ar comprimido e tira o pó com cuidado, nada de meter colado na placa ou em qualquer pcb. Também tem aquelas latinhas de ar comprimido. Usando um pincel desses também dá para fazer, mas não gosto pq eles soltam muito pelinho…

É virtualmente impossivel estragar um PC só limpando se a pessoa souber o que está fazendo…

Por isso que quando tu contrata um serviço desses, tu abre o PC dentro da loja e tira foto do hardware que tinha… se sumir algo, ou se algo acontecer…

Ps.: se eles estragarem o PC, é responsabilidade deles indenizar a pessoa.

Só para essa lista: Alcool Isopropilico: 19 reais 100ml. Limpa contato: 25 reais a lata. Pincel: 20 reais. Pulseira anti-estática não placebo: 60-120 reais…

3 Curtidas

Sim pode até ser, mas nunca subestime a esperteza do ser humano, eles podem trocar até pela mesma peça porem desgastada, Placa de video a mesma por uma surrada por mineração, Chips de memoria etc… Tem que ser Alguém de confiança infelizmente, Eu como não tenho paciência pra limpar tenho que mandar ai fica esse dilema.

2 Curtidas

Filho… número de série…

Tecnicamente falando, um pouco de poeira não vai matar o PC.
Claro, desde que não chegue à este nivel:

Ps.: https://www.reddit.com/r/dustypcs/

Não sabia Disso,

Pra um pc chegar nesse nivel, joga fora logo, o problema é que os coolers são os primeiro a ficar nojentos, dá até agonia ver o Cooler cheio de poeira, e a pasta termina precisa trocar de quanto tempo ?

Depende de qual. Umas recomendam de dois em dois anos, outras quatro ou cinco. Tem doido que troca de seis em seis meses…

Só tem de tomar cuidado para ela não secar a nível de virar uma cola… Eu já fiz dessas*… hahaha

*usei o restinho de uma AKASA AK-455 de uns dez anos atras e quando fui trocar a pasta térmica uns dois anos depois, o processador junto veio com o cooler quente, isso sem destravar o socket. Por sorte, ainda está tudo funcionando perfeitamente.

Ou seja, não usem pasta térmica vencida.

Já peguei piores pra limpa e ainda estavam funcionando bem.

Nisso o projeto atual da intel leva vantagem, não tem como sair o processador junto do cooler.

150 reais se o profissional for honesto tá um preço justo, tem um considerável trabalho limpar bem o PC, mais o risco de dar algum problema e ele ter de arcar com o reparo.

Achei o preço super justo pra quem não quer mexer ou tem medo de estragar a máquina.

Sendo um bom serviço acho um preço justo. Particularmente nunca tive problemas em limpar o PC, meus cuidados é não usar uma roupa que gere energia estática e só. De resto, é um compressor, pincel comum, flanela e vidrex para o gabinete.

1 Curtida

Funcionar, até funciona… mas e as temperaturas? Thermal throttling e etc…

Sim, porém o menor descuido e tu precisa de uma placa mãe nova. Detesto LGA. D:

Tu esquece que além do trabalho, tem de pagar os insumos usados… 200-250 é justo sim. Ainda mais pelo fato que a pessoa que limpa é responsável por quaisquer danos que ela tenha comprovadamente causado.

1 Curtida

PC de PDV, roda tão leve que nem tem problema de Thermal throttling.

Os preços variam de região para região e sua situação econômica, mas mesmo em um lugar de baixa renda, um serviço bem feito não tem como ficar abaixo de 150 reais.

Como o pessoal já disse, o preço está justo se for bem feito.

No meu caso, costumo limpar eu mesmo. Já passei mais tempo fazendo isso em laptop do que em desktop. Nunca tive problemas.

Se for da branca tem que ser mesmo… Minha MX-4 é de 5 em 5 anos :grin:

Os insumos a longo prazo (o tecnico compra e usa mais de uma vez) não devem chegar a 1/3 desse valor. Mas como você bem disse, o custo vai em cima do trabalho e principalmente do risco de danos

To falando de maluco que troca kryonaut mesmo… não implastec.

2 Curtidas

R$150 é um preço que eu não pagaria, mas mais porque eu prefiro fazer o serviço por conta própria.
Se eu tenho receio de fazer ou estou sem tempo, daí eu pagaria, apesar de que eu perguntaria qual pasta térmica exatamente usam, porque como já deixaram implícito nas mensagems aqui, tem pastas e pastas térmicas.
Tem pasta térmica de R$20 com 30 gramas e pasta térmica de R$120 por 4g, então é importante ver isso.

Eu achava que MX-4 durava 8 anos?

2 Curtidas

8 anos deve ser da versão nova. A minha comprei já faz um tempo