Você poderá pagar até R$ 200 por aproximação sem usar senha

Originally published at: Você poderá pagar até R$ 200 por aproximação sem usar senha – Finanças – Tecnoblog

Novo limite para pagamentos por aproximação já está valendo, mas depende da adesão das empresas de cartões

1 curtida

As empresas de cartões poderiam disponibilizar uma opção no aplicativo, onde o usuário pudesse escolher se quer ou não que esse tipo de transação seja autorizada sem a senha.

3 curtidas

Mas o objetivo do contactless é maior agilidade nas transações, se você for colocar senha em todas, é só usar o chip mesmo.


Acho que poderiam é liberar pra qualquer valor em estabelecimentos onde você já teria feito uma compra antes. Acho ótimo pra pagar no supermercado desta maneira, é totalmente mais ágil que ficar colocando o cartão, esperando senha…

2 curtidas

Se não me engano, no Nubank há a opção de desativar essa função.

2 curtidas

Poder alterar o limite máximo pra compra sem senha e poder desabilitar o pagamento por aproximação (com ou sem senha) seriam interessantes do ponto de vista da segurança em alguns cenários.

Evitar aqueles golpes que passam a máquina perto da carteira pra realizar o pagamento sem a pessoa notar (supostamente mais comum em eventos), por exemplo. Não sei quão comum são esses golpes, mas se o pagamento sem senha deslanchar, pode ser que se torne comum.
Talvez alguém queira emprestar o cartão pros filhos mas não quer que eles fiquem gastando de qualquer jeito, daí coloca um limite mais baixo e não passa a senha do cartão, por exemplo.

Apenas possíveis cenários. E eu imagino que implementar essas opções não seja nada muuuuuito custoso pras emissoras.

3 curtidas

Exatamente.
Minha ideia de permitir um valor maior em estabelecimentos onde já comprou, é pensando em evitar esse golpe de passar a máquina perto da carteira/bolsa. Ao comprar anteriormente, o cliente estaria aprovando compras maiores. E não aumentaria custos, apenas buscar pelo mesmo estabelecimento/CNPJ no histórico do cliente.

1 curtida

Sempre quando esse assunto de pagamento por aproximação sem senha aparece, vejo relatos desse receio do golpe da maquininha.

Eu acho esse tipo de golpe bem trabalhoso de ser feito, além de chamar atenção mesmo em eventos. O meliante teria que ter muita sorte de achar uma bolsa/carteira que esteja com o cartão praticamente encostado no tecido pra permitir a comunicação com a maquininha. A aplicação desse golpe pareceria uma revista com detector de metais, acho pouco provável que os caras façam isso mesmo sabendo que eles são capazes de coisas que até Deus duvida.

2 curtidas

Basta uma simples mudança no golpe.
Bate carteira, leva o cartão e passa na maquininha.

Achei ridículo esse valor. Se eu perdo o cartão, são 200 reais q qualquer um poderá gastar e isso fora se a pessoa n utilizar mais de uma vez.

1 curtida

Concordo contigo, essa função deveria ter um botão de liga e desliga e ajuste do valor máximo para transação. Nenhum aplicativo bancário que me deu cartão com contactless permite tais alterações.

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.