Você pode editar sua mensagem no WhatsApp após enviá-la, mas o tempo é curto

5 curtidas

Fiz um teste aqui e rolou, acho que ja começou então a liberação, antes tarde do que nunca.

4 curtidas

E ainda chegou antes do Twitter! :sweat_smile:

3 curtidas

Testei no WA Beta e já tá funcionando (ao menos nessa versão): o texto exato é “mensagem editada”, bem longo assim!
WhatsApp Image 2023-05-22 at 14.14.12

E, ao editar pela primeira vez, ele diz que o texto será editado pra todos com a última versão do app (não tirei print mas igual à mensagem de quando lançaram o Excluir Para Todos).

2 curtidas

Antes tarde do que ainda mais tarde… testei aqui e ainda não rolou. :smiling_face_with_tear:

Vejo que é cada vez mais nítido que o Whatsapp não tem mais criptografia de ponta a ponta (E2EE). Ele tem cada vez mais funções similares ao Telegram (que não tem E2EE), enquanto o Signal (Que tem E2EE) não tem essas funções.

Exemplo: Antes era necessário o celular com internet para funcionar o Whatsapp web. Agora além de não precisar, é possível usar em outros celulares a mesma conta. Igual ao Telegram, que não tem E2EE.

Agora permite editar mensagens, igual ao Telegram.

Das duas uma:

  1. Ou o Whatsapp foi capaz de pegar o protocolo do Signal e aprimorá-lo de tal maneira que criou uma super revolução nesse protocolo (que nunca saberemos, pois todo o código é fechado), apesar de não ter sido capaz de criar um protocolo E2EE eficiente do zero, o que nos faz questionar essa primeira tese de que ele são super competentes. Lembrando que essa é a mesma empresa do escândalo de dados do Cambridge Analytica, o que nos faz questionar mais uma vez a competência deles no quesito segurança de dados e privacidade.

  2. Ou diz para o público geral que continua usando E2EE, porém já retirou há muito tempo a criptografia E2EE e só mantém de cliente até servidor, justamente para poder analisar as mensagens para fins de marketing e também para oferecer novas funções disponíveis nos concorrentes mais próximos, como o Telegram e que com o E2EE não seria possível ou seria extremamente complicado e levaria muito tempo para promover cada mudança que eles estão promovendo a cada nova semana.

Ou seja, Praticidade x Segurança.

É curioso que ninguém se questiona isso. Só pensam na praticidade dessas novidades do Whatsapp, mas não se questionam que o próprio Signal, que em tese usa a mesma criptografia do whatsapp, não tem nada disso.

Não discordando do seu questionamento, mas existe também a questão de recursos disponíveis. O WhatsApp tem “dinheiro infinito” com a Meta por trás, enquanto o Signal vive de doações por não ter fins lucrativos.

Esse é um dos motivos que muitos softwares e serviços demoram para receber novidades, atualizações e outras coisas já comumente presentes em concorrentes.

1 curtida

Twitter já tem faz um tempo

Acho 15 minutos perfeito, porque é mais o uso de corrigir o que foi enviado com erros que a gente percebe logo que mandou.

Ninguém (o povão) se questiona, pq a corda sempre vai puxar de um lado. Quanto mais privacidade, menos praticidade e comodidade e vice versa. Na vdd, o duelo é mais tipo privacidade x comodidade.

De forma simplificada, enquanto a segurança é a confidencialidade dos seus dados, a privacidade é o uso adequado dos seus dados. Os dados no WhatsApp estão seguros. O suficiente pra muita gente.

1 curtida

Essas funções pode ser implementada via criptografia, não sei se a questão de ter a mesma conta em vários dispositivos, ainda não testei. Mas as funções como essa pode ser implementada, já que depois de descriptografar, a mensagem não passa de puro texto.

Agora, sobre o questionamento das pessoas, se nem com a revelação de Snowden que o governo americano estava hackeando o mundo inteiro, inclusive a presidente do país e maior empresa do país não foram suficiente para as pessoas se preocuparem, isso do WhatsApp agora não é nem se quer cogitado para virar um possível tópico no futuro pensamento das pessoas sobre privacidade (analogia ao filme dos Simpsons).

1 curtida

Cara, você que usa whatsapp beta deveria reportar isso ao Whatsapp pelo aplicativo (eu uso a versão normal, ainda não chegou). Esse texto longo de “mensagem editada” está só na versão brasileira. Se você acessar o blog do whatsapp e mudar de idioma, vai ver que os outros estão “editado às 09:24” e não “mensagem editada às 09:24”. Realmente não entendi o porquê o whatsapp colocou tão grande para a versão brasileira. Simplesmente não faz o menor sentido. O próprio Telegram com o português brasileiro é simples e objetivo, somente “editada”

@ricardosyozi Acho que o Tecnoblog poderia questionar a assessoria da Meta no Brasil também sobre isso, já que é notícia fresca.

Brasil:
image

Portugal:
image

Inglês:
image

Espanhol:
image

Francês:
image

Alemão:
image

Italiano:
image

Holandês:
image