Você já pode esquecer a carteira em casa

Não uso o WhatsApp Pay por motivos de: ninguém quer usar.

Já tentei enviar dinheiro por lá diversas vezes. As pessoas simplesmente se recusam a configurar o cartão pra receber e insistem que querem o dinheiro por PIX, sendo que daria na mesma pra ele e facilitaria muito pra mim. Não adianta explicar que só precisa configurar o cartão uma vez que o dinheiro vai direto pra conta dele quando alguém enviar, sem precisar fazer mais nada.

Não ter que ficar entrando na conta, clicando em um monte de menu, digitando chave e depois confirmando é ótimo. É bem mais simples no WhatsApp. É tão simples como, sei lá, enviar uma foto ou um vídeo.

Quanto a carteira (física), tem momentos que nem sei onde ela tá porque simplesmente não preciso mais dela. Documentos e cartões estão todos no meu celular.

Não recomendo whatsapp pay para ninguém

1 curtida

Pra mim tá difícil, só compro celulares que não possuem NFC (o único que possui e que tinha NFC foi numa época em que praticamente ninguém fazia esse tipo de pagamento e eu não possuía cartão de crédito).

Não é tão “só” assim, por exemplo eu sou comerciante e frequentemente anuncio algum produto na OLX o povo quer pagar por lá e retirar em mãos, ou quer que enviem um link de pagamento pra pagar e depois vir retirar, pra quem quer me pagar insistem que é só eu ativar a opção de retirada em mãos, mas eu como macaco velho sei que isso é golpe, tanto que nas mesmas 12x que a pessoa pagaria na OLX poderia pagar em meu estabelecimento.

Não estou dizendo que é seu caso mas um pagamento desses você pode pedir o chargeback no seu banco e quem recebeu fica chupando dedo, esse fator de risco pode ser um dos motivos de não aceitarem, fora que pode não ter taxa hoje mas ninguém sabe amanhã.

Nunca ninguém quis me pagar ou receber através dele, nunca usei e nunca usarei.

Isso não vai pegar, chegaram quase 2 anos atrasado, não dou um ano pro serviço ser encerrado por falta de adesão.

4 curtidas

Repare que você mesmo diz que existem outras formas de se passar esse tipo de golpe. Não é a ferramenta o problema.

E eu to me referindo a amigos mesmo, não desconhecidos. Querem PIX e não receber o dinheiro pelo WhatsApp Pay.

Quando vi o título do episódio, acreditei que vocês iam tratar a carteira de uma forma mais ampla. Como o objeto que carregamos os documentos além de cartões. Senti falta de vocês conversarem sobre o atual estágio dos documentos digitais e irem além dos cartões.
Eu mesmo já tenho mais de 2 anos que só ando com o celular. Pago quase tudo pelo pix e Samsung pay. Parou na blitz, documento da moto e habilitação no app. Eleição, app do título. Preciso mostrar a identidade, mostra a habilitação digital mesmo. Vai na UPA, app do SUS.

8 curtidas

Isso é muito bom e muito mais prático sem a menor sobra de dúvidas, não escuto podcast, mas achei que seria sobre isso também.

Apesar de ainda não conseguir usar assim, tudo pelos aplicativos. Sou muito da moda antiga, no papel e cartão, mais também só ando com 1 cartão, CNH e Celular.

1 curtida

Quem pega metrô na Luz ou na Sé, pensa duas vezes em usar um smartphone pra pagar (nem sei se essas estações já liberaram o NFC). Nem tanto pelo risco de roubo (que existe também), mas pelo risco de morrer pisoteado, caso demore a passar.
Eu pego diariamente uma estação bem menos movimentada (Clínicas) e às vezes, mesmo com o cartão Top, a catraca eventualmente demora mais do que eu considero adequado. O QR Code é pior…

Eu não me sinto à vontade ainda, apesar de que uso 100% do tempo o smartphone ou o relógio.
Ainda ando com cartões pra emergências. Documentos idem - tenho a CNH digital, mas a de papel ainda anda comigo.

Sei lá, achei meio atrasado esse assunto… “Você JÁ pode esquecer sua carteira em casa” faz pelo menos três anos que temos documentos e formas de pagamento no celular, faz algum tempo que podemos esquecer a carteira em casa.

Não ouvi o podcast ainda, mas uma coisa que ninguém comentou foi o fato de você usar tudo no celular e ter aquele momento que você vai se cadastrar em algum lugar, seja no médico ou para entrar em um prédio mais “chique” e a pessoal pede o seu documento estendendo a mão. Eu não me sinto confortável entregando um celular desbloqueado na tela da cnh digital por exemplo, prefiro entregar o documento físico mesmo. Pode parecer paranóia, mas não gosto de estranhos encostando no meu celular, por questões de segurança e higiene

Tem muito isso. Essa semana mesmo me senti desconfortável em entregar o celular desbloqueado.

Acho que falta alguma melhoria no app pra permitir acessar pela tela de bloqueio. Sei que no Android da pra fazer isso, já que muitos aplicativos funcionam assim. Não sei quanto no iOS.

2 curtidas

Tem situações que não aceitam documentos digitais (várias, por sinal), então ainda ando com documentos físicos mesmo.

Sou fã do Pix, mas, ao contrário de vocês, não acho que ele esteja indo tão bem. Deu muito certo entre as pessoas físicas, mas no comércio ele ainda patina. Não dá para comparar o número de estabelecimentos que aceitam cartão com os que aceitam Pix. As razões para isto são duas: uma, que demora bem mais para fazer um pix do que para passar um cartão. O NFC é muito mais prático do que o QR code. A segunda razão é que, para funcionar bem, o comerciante tem que pagar um serviço de software que faça o QRcode. Aqui na minha esquina, o gerente do restaurante disse que a empresa da maquininha tem pix, mas cobra uma taxa maior do que a do cartão. A solução seria o BC e o Governo, através do BB e da Caixa, oferecerem alguma solução barata que fosse prática tanto para o comerciante quanto para o cliente. Enquanto isso não acontecer, os comerciantes vão ter que continuar pagando as altíssimas taxas dos cartões, que são obviamente repassadas ao preço dos produtos. Acho que, assim que essa solução se disseminar, a prática de dar desconto no pix vai se popularizar e será melhor para todo mundo.

Em tempo: sou José Osório Azevedo, de São Paulo, e sou professor de informática no IFSP.

Único item da carteira que eu ainda considero essencial é o cartão de crédito. Por mais que na maioria das vezes eu pague com o smartphone, nunca saio sem um cartão físico para o caso da maquinha não aceitar ou tiver problema com NFC (já aconteceu).

Em relação ao WhatsApp Pay, acho que deveriam começar focando nos estabelecimentos comerciais. A funcionalidade de achar negócios dentro do próprio aplicativo é ótima, apesar de ainda ter muito a melhorar. Inclusive, acho a forma de visualização dos estabelecimentos dentro do WhatsApp muito melhor que as dos aplicativos de delivery, fora a possibilidade de ter qualquer tipo de estabelecimento.

Como foi mencionado no episódio, o WhatsApp tem muito potencial para entrar no mercado de delivery. Hoje o aplicativo ainda não tem volume suficiente de negócios cadastrados, mas acho que é questão de tempo. Já é comum eu procurar algum lugar no Google, ir para o Instagram e depois enviar uma mensagem via Wpp; o dia que eu conseguir pesquisar direto no aplicativo, vai ser uma maravilha.

Ta ai um setor que podem esquecer, duvido que 1 em 50 empresas iriam confiar nisso como meio de pagamento, zero segurança para o estabelecimento, e além de não fazer o menor sentido pois hoje até vendedor de pipoca na rua tem uma maquina de cartão e aceita Pix.

Wpp Pay é pra PF e olhe lá, pra transações entre pessoas físicas faz muito mais sentido, alguém que esta vendendo um item particular ou recebendo valor de rateio no Uber por ex.

Tem história errada aí, pix na maquininha é menor que o cartão, sempre foi assim, a exceção era o pag seguro que pode ser igual ao débito.

Cartão de débito gira em torno 1,89%

Getnet pix 1,40%
Rede 1,30 com máximo de 150 reais

Problema que tinha visto era a Cielo que é a partir 0,70%, só que não tem limite

O problema do pix é fila, fila para pix chega a ser agoniante quando está com pressa

outro problema é que lojista, funcionário não tem acesso a conta para verificar, mas agora tem na maquininha

Por qual motivo não confiariam? Essa desconfiança e implicância com a Meta é uma coisa bem nichada, com a maioria das pessoas não tendo a menor ideia das questões de privacidade que envolvem a empresa. Se tiver algum motivo específico em relação à funcionalidade de pagamentos para tornar a modalidade insegura por si só, beleza.

Como eu disse, ainda tem muita coisa a melhorar antes de considerar o WhatsApp como uma plataforma para compras, mas nada que seja impossível de fazer, ainda mais com a quantidade de dinheiro que eles têm.

Chargeback.

No caso de o WPP virar um delivery tudo bem pois tudo vai ser transacionado dentro do app e não tem como a pessoa simplesmente bloquear o pagamento e falar que não recebeu, mas um comércio aceitar isso como forma de pagamento pra venda presencial, é pedir pra tomar calote.