Você ainda usa mídias CD/DVD?

Ainda vale a pena usar mídias de CD/DVD para gravar arquivos, músicas, filmes, etc?
Os mais modernos notebooks não são mais fabricados com slot pra ler CD/DVD.
Sempre tive esse hábito desde que tive meu primeiro PC mas fui parando de usar com o passar dos anos.

Quais melhores a opções?

Só “nuvem” ou HD externos?

1 curtida

eu dou preferencia para HD externo, pois a maioria dos meus dados são animes, coisa que eu não posso colocar numa nuvem pois viola os termos de uso, ai acabo usando a nuvem só para documentos de trabalho e fotos.

CD ou DVD pode ser mais barato que um HD seja interno ou externo, mas o HD vai permitir conteúdo maior que 4,7/9,3GB, é mais rápido para ler e gravar, além de hoje em dia praticamente qualquer dispositivo abre um pendrive ou HD externo.

3 curtidas

Diria que dependendo do uso sim. DVDs são boas opções para backups (desde que armazenados com cuidado), pois são imutáveis e baratas. Bom também para armazenar fotos e outras coisas que geralmente não apagamos. É bom pra dados que queremos deixar guardados que não precisam ocupar espaço em HDs externos onde pode-se usar melhor o espaço com coisas que precisamos transportar por aí entre vários dispositivos, tal como computador e TV, por exemplo. Os seus backups não precisam necessariamente estar ali correndo o risco de corromperem.

5 curtidas

Eu estou com o @LekyChan nessa, não gravo mais nada em CD/DVD. NO MÁXIMO quando é algo q julgo ter um valor de coleção eu compro bluray, tipo Senhor dos Anéis, Velozes e Furiosos e etc.
De resto, documentos, fotos e tudo mais, nuvem por ser MUITO mais prático.

1 curtida

Em tese os serviços de nuvem não deveriam bisbilhotar os arquivos guardados pelos usuários, tanto que a Apple anunciou que iria fazer para evitar compartilhamento de arquivos ligados a pedofilia e isso e gerou uma forte discussão relacionada a privacidade. Acho que guardar arquivos com copyright para uso próprio não viola nenhum termo, a menos que seja compartilhado. Para todos os efeitos os serviços de nuvem são “pen drives virtuais”.

5 curtidas

Eu tenho um servidorzinho com RaspberryPi cheio de filmes e músicas.
Mas o uso para esse fim está cada vez sendo menor, por causa do streaming.

CD/DVD eu sempre usei pra backup de longo prazo, numa época em q Internet não era algo tão comum entre as pessoas. Ainda tenho esses CDs/DVDs, mas estão empoeirados.

Hoje, guardo tudo na nuvem e em HD/SSD externo.

2 curtidas

HD pra backup não deve ser misturado com outros arquivos do dia a dia, bota ele na gaveta e deixa quieto lá. Se tem um parente de confiança melhor ainda deixar na casa dele.

Durante alguns anos pensei em comprar um gravador de blueray, mas pela dificuldade de achar acabei desistindo da ideia depois de algum tempo.

3 curtidas

Tem uns 4 anos que nem tenho como ler/gravar CD/DVD.
Parei de guardar coisas em HD externo também, pois minha casa foi furtada e levaram ele. Desde esse dia, só nuvem pra arquivos pessoais.

4 curtidas

Estou supondo que você está perguntado as melhores opções para guardar arquivos.

Pra backup de arquivos realmente importantes, o ideal é ter multiplos backups diferentes.
Então ter uma cópia em um ou dois HD externos mais em alguns serviços na nuvem é sempre prudente.

Agora para arquivos que você não se importa em perder, depende mais do seu desejo de disponibilidade e outras coisas.
Tanto mídia externa (incluindo HD e pendrive) quando serviços de nuvem permitem que você acesse em basicamente qualquer lugar, mas cada um tem suas vantagens e desvantagens.
HD externo/CD/DVD tem a grande vantagem que não depende da internet pra poder acessar. Além de não terem uma mensalidade que você tem que pagar pra manter os arquivos e não fica à mercê do bel prazer do provedor do serviço (por exemplo se ele decidir que quer aumentar o preço, ou você paga ou você perde os arquivos).
Ao mesmo tempo, HD externo/CD/DVD tem o problema de degradação. Quanto mais você usa, mais ele desgasta e maiores as chances dos arquivos corromperem e você perder alguma coisa. E isso, claro, vai ter um custo na forma de comprar novas mídias com alguma frequência (no caso da nuvem, esse custo e responsabilidade fica nas mãos do provedor do serviço na nuvem).

Enfim, depende muito das suas preferências em relação às responsabilidades, acessibilidade e políticas de serviço (atrelar-se a uma ou não).

3 curtidas

@alisson não consigo confiar nesse caso, afinal se eles proíbem é porque tem alguma forma de verificar.

@imhotep eu cheguei a cotar quanto ficaria importar um NAS de 2 baias, mas o preço é bem elevado em real

1 curtida

Ah, eu fiz esse servidorzinho há muitos anos e o dólar nem estava tão alto assim. Mas naquela época eu já achava o NAS caro. Como o uso é caseiro, esse esquema com o RaspberryPi funcionou muito bem.

1 curtida

Nem tão imutáveis. Acho que DVD e Blu-Ray, especialmente os mais recentes, não são tão problemáticos, mas mídia óptica degrada com o tempo, especialmente a camada metálica pode oxidar.
Eu já tive mais de um CD-R descascando ou até com BURACOS na camada refletiva que surgiram do nada. E vale lembrar que CD usa uma correção de erros bem pesada.

Se você precisa mesmo de mídia óptica pra armazenamento de longo prazo, existem algumas de melhor qualidade, tipo as “Archival Grade” e até o tal do M-Disc, ruim é achar no Brasil (fora o preço maior).

4 curtidas

A coleção de DVDs e CDs piratas que eu tinha oxidou boa parte em cerca de 5 anos. Os DVDs originais ainda estavam inteiros, mas faz uns 4 anos que não mexo neles.

Então se for salvar algo em CDs, procure uma marca boa e lembre-se de salvar novamente esses dados em outro local mais seguro nos próximos 5 anos.

3 curtidas

Meu PC não tem mais drive de CD/DVD desde 2015, acho… hahaha

Pendrive e HD externo ftw.

1 curtida

Isso que eu ia comentar. Já aconteceu comigo de alguns DVD-R simplesmente se tornarem ilegíveis após uns 4 anos, mesmo sem nenhum sinal de deterioração aparente no disco.

O M-Disc parece aguentar bem e a composição do disco é diferente (ele é semi-transparente), porém tirando as 3 amostras grátis que acompanham algumas gravadoras externas, nunca encontrei pra comprar…

1 curtida

Os CDs e DVDs q tenho aqui ainda são legíveis. Os mais velhos, de dados, com mais de 20 anos. Os de música, mais velhos, tb de meados dos anos 90.
Acho q vai muito da qualidade - eu só comprava marcas populares, mas com algum histórico de qualidade.
Qd o CD e DVD começaram a entrar em desuso, continuaram a ser vendidos, mas de marcas de muito pior qualidade, já q as boas marcas eram muito caras e acabaram sumindo.
Mas, é aquilo q todo amante de vinil fala - os CDs vieram, mas a qualidade da construção acabou se provando bem pior do q de bons vinis do passado.

3 curtidas

Qualquer positivo velho com aquelas placas ITX dão um ótimo NAS.
Aqui em casa peguei um Celeron com dissipação passive e coloquei uma placa SATA extra e ele tem 6 HDs. Claro, tive de comprar uma fonte de qualidade pra não me incomodar com o consumo dos HDs.

DVD resolveu isso colocando a camada reflexiva que contem os dados no meio da mídia, entre 2 camadas do plástico, enquanto o CD ficava em cima da mídia, com só 1 camada de plástico mais grossa em baixo.

3 curtidas

Há muito tempo não uso CD e DVD, exceto meu engano, desde 2015. Se quero ouvir músicas e assistir vídeos (não acompanho muito porque meu aparelho trava em qualquer resolução), escolho YouTube.

Não sei mais o que é CD/DVD a alguns bons anos. Aqui gravo tudo em nuvem, 100%. Tenho um pendrive (adaptador de microSD) de 64gb que uso exclusivamente na TV, quando eu baixo alguma coisa e quero assistir na TV.

Eu até tenho um leitor de DVD USB, que deixo guardado na gaveta para alguma necessidade. E a única vez que precisei usar ele, foi pra passar pra nuvem as fotos de passeios que eu tinha em DVD.

Olha, tenho muita coisa underground na nuvem também e nunca deu nada (OneDrive). Desde filmes, séries, animes, até softwares. Como o colega falou ai, acho que para uso próprio (não compartilhado) não pega nada.

Pior que já ouvi muitos casos assim. Até quem tinha backup do backup em HDs externo e perdeu os 2 backups.

Eu também faz uns bons anos que só guardo meus arquivos na nuvem. No caso das fotos pessoais, que pra mim é o mais importante, eu deixo em 2 serviços (Google Photos e OneDrive), além do local no meu notebook (OneDrive - que para as fotos eu deixo a pasta Imagens sempre baixada no local também).

4 curtidas

DVD só de Tour. CD não, apenas vinil.