Vivo tem alta de 25% no lucro com crescimento do pré-pago e fibra óptica

Originally published at: https://tecnoblog.net/378866/vivo-resultados-financeiros-terceiro-trimestre-2020/

Vivo tem lucro líquido de R$ 1,21 bilhão no segundo trimestre de 2020, mas registra queda na receita líquida e investimentos

1 curtida

A queda nos investimentos deve ser por conta da decisão que a Vivo tomou de semplesmente não investir na expansão da Fibra e tirar o máximo de proveito (enquanto der) da rede de cobre principalmente a herdada da GVT. Acontece que no passado a Oi fez o mesmo - dando preferência a distribuição de lucro à acionistas - e deu no que deu. É bizarro como a Vivo optou por ficar parada. Aqui em Brasília você vê pequenos provedores, Oi e até a TIM o tempo passando fibra em locais novos (ou substituindo a rede, no caso da Oi). Há anos a rede da Vivo continua a mesma.

4 curtidas

As “grandes” ficaram para trás na fibra, imaginaram que iam nadar de braçada como em gerações anteriores, chegaram os pequenos provedores e tomaram de assalto o setor, a única que parece ter acordado pra valer é a OI, vem ganhando até prêmios com a fibra e aumentando a cobertura mês após mês. Porém no móvel a Vivo tem dado atenção as planos pré-pagos e parece (pelos números) que deu resultado, não consigo entender como a TIM virou as costas para o pré, é melhor 30 reais entrando mensalmente de uma linha pré do que nada …

1 curtida

Moral da história: quem está largado no xDSL da operadora e está esperando pela fibra dela, bom pegar um travesseiro e esperar deitado. Aqui no meu condomínio a FTTH da empresa chegou só esse ano, quando a maioria dos moradores já tinha assinado a Oi fibra.

O que adianta passar fibra onde a concorrente já passou e teus clientes já migraram, pessoal da Vivo tá bem perdido no planejamento de expansão.

O tombo da Vivo vai ser bem grande daqui alguns anos quando o setor de xDSL minguar e os clientes tiverem ido pras outras por falta de fibra da Vivo. Devem tá achando que o segmento móvel é o suficiente pra empresa.

1 curtida

Fibra da Vivo é praticamente inexistente. Aqui na minha rua continua disponível somente o VDSL de até 50mb da rede da antiga GVT.

Aqui na minha rua a Vivo (com a rede da GVT) e a Claro/NET dominam totalmente com o cabo metálico, nem sinal de fibra. Conheço várias pessoas aqui que pensam em mudar sem pensar duas vezes caso a Oi Fibra chegue na região. É aqui é área de concessão da Oi, que teve a proeza de perder praticamente todos os clientes pra concorrência, pois ninguém quer ficar com Velox de 2mb.

2 curtidas

Exatamente a situação de onde minha mãe mora. É bizarro como tem demanda, mas elas simplesmente não chegam com o serviço. Daí basta a primeira chegar lá que as outras despertam.

1 curtida

A Claro tem o DOCSIS que, pra mim, é a rede coringa. A qualquer momento, se ela quiser, ela lança velocidades mais altas, upload mais alto, e continua a bater na fibra.
Isso é o que vai manter a Claro na liderança geral de marketshare.

Upload mais alto em docsis? a rede já tá estrangulada, se aumentar o upload não vai conseguir entregar ele.

Embora concorde que seja mais lógico alocar os investimentos em FTTH ao invés do HFC, é possível sim entregar taxas de upload mais altas na rede existente.

A Claro atualmente utiliza o DOCSIS 3.0, o limite máximo no downstream / upstream é de 1 Gbps / 200 Mbps, atualizando a rede para o DOCSIS 3.1 esse limite máximo subiria para 10 Gbps / 1 Gbps, respectivamente.

Indo além, a versão mais recente do DOCSIS (4.0), supostamente permite entregar conexões simétricas mantendo retrocompatibilidade com versões anteriores do padrão…

É possível, mas a Claro hoje só investe em FTTH, e somente em novas localidades, onde não existe rede HFC. Quem é cliente de cabo coaxial vai morrer no DOCSIS 3.0, com nodes saturados e upload pífio.

E mesmo assim, pode acontecer de empregar o DOCSIS 3.1 apenas no downstream, mantendo o upload no ruim e velho 3.0. Se não me engano é o caso da Xfinity (Comcast) nos EUA, onde ela tinha planos de 1Gbps de download e apenas 30Mbps ou era 50Mbps no upload.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.