Vivo quer construir rede neutra para expandir internet por fibra

Enquanto isso, estou a 48 horas SEM internet VDSL da Vivo herdada da GVT.
Estou teclando do celular.

Vou ser sincero, provedor pequeno é loteria, em geral só serve pra gerar concorrência e onde as grandes não oferecem fibra. O suporte em geral é precário. Se tiver problema no fim de semana, dificilmente será atendido antes de segunda-feira. Não são todas, óbvio, provedores como Algar e Copel são tão boas ou melhores que as grandes.

E muitos provedores pequenos só operam e CGNAT, têm link internacional muito ruim, rotas ruins (ping alto) e aplicam traffic shapping pois o backbone é limitado. Quem mora onde só tem disponível xDSL e cabo das grandes tudo bem, mas eu não trocaria nunca a fibra de uma grande por uma pequena não, mesmo em planos mais baratos e mais rápidos.

Banda larga não é só velocidade, tem que ver a qualidade também, se todos os recursos funcionam redondo, se o serviço é estável e se o suporte ao cliente é adequado, é aí que o bicho pega.

Ia falar bem isso. Moro em Cuiabá/MT e aqui do lado em Chapada dos Guimarães/MT existe apenas a Oi como provedor grande. Precário pra não dizer uma besteira sobre o serviço. Daí tem a concorrente local, Selko, que leva fibra ótica até o modem em várias áreas da cidade. Só que o serviço também é precário.

Pois é, velocidade é o de menos. Mas aí eu pergunto: tem IPv4 público, rotas decentes, portas de
comunicação P2P ficam abertas, aplicam traffic shaping, funciona VPN, têm banda e parcerias com empresas estrangeiras para garantir velocidade contratada para links internacionais, suporte atende 24h por dia e 7 dias por semana?

São muitas variáveis para se analisar. Para o usuário que só abre email, usa rede social e Whatsapp qualquer internet serve, mas para quem faz uso mais avançado, provedores locais é comum pecarem nesses quesitos.

Verdade, quando morava num bairro aqui de nova iguaçu / rj, usava provedor local e volta e meia no meu dia ou tinha queda, ou problemas de internet, era horroroso (e pagando R$120 por 30/15mb). Dois anos depois, me mudando mais pro centro, fui pra live tim 60/30, pelo mesmo valor (suporte sempre foi bom e me atendeu quando precisei), e agora me surgiu a oportunidade fibra com a oi, mesmo com medo testei o plano de 200mb, e tá uma maravilha aqui (fora ping baixo e a infraestrutura), tá aí. a boa concorrência sempre ajuda, mas a infraestrutura dos grandes as vezes fica bem melhor mesmo.

Esse negócio de CGNAT e Ping alto só incomodam a quem joga e quem entende profundamente do assunto.
Uso uma operadora local, que tem um Ping acima de 20 e não me incomoda de jeito nenhum nem a meus pais. Só não sei se eles usam CGNAT (na verdade, nem sei o que é isso. Só escuto falar). Sou usuário há um ano e nada a reclamar.

Acredito que, em termos de comparação, os pequenos são melhores em tudo.

Opa, estou vendo uma oportunidade boa para o consumidor. Mas ainda está no interesse, vamos ver onde isso vai se desenrolar.
Só não entendo porque elas não anunciaram nenhuma parceria ainda. Não estão todas procurando por parceiros comerciais?

Acho que estão esperando essa situação da Oi se desenrolar antes de fazerem acordos sobre rede neutra,

Pessoal de hoje em dia é feliz e não sabe, lembro da época que ping do rio grande do sul pra são paulo beirando os 150ms era algo bom, hoje em dia raramente um servidor no brasil fica acima de 50ms, costumo acessar São Paulo a 20ms.
CGNAT ruim tem 2 sintomas pra usuário comum, aquela mensagem do whatsapp que leva séculos pra sair do reloginho, e as paginas da web demorando pra carregar, mesmo uma pagina leve, isso é causado por perdas de pacote e demora do CGNAT responder, o que aumenta o ping. Normalmente vai ver esse tipo de problema no horário de pico do uso da internet residencial, algo entre 6 da tarde e meia noite.

4 postagens foram divididas em um novo tópico: Como saber se a operadora usa CGNAT

Verdade.
Em casa minha conexão NET Claro usa CGNAT.
O acesso aqui à comunidade fica lento.
No meu trabalho, com IP fixo e na minha conexão móvel, provavelmente IPV6, o acesso é instantâneo.

Quem dera, CGNAT atrapalha ou impede o funcionamento correto de conexões P2P (torrent, por exemplo), acesso remoto, acesso a câmeras de monitoramento, conexão no Xbox fica com NAT restrito, você não tem como criar um servidor de escuta de jogos, em que a máquina é tanto cliente quanto servidor.

E como já falaram, a navegação em sites e serviços que ainda não suportam IPv6 fica mais lenta também.

1 curtida

Pelo menos nunca tive problemas para o uso básico, ou talvez não tenha noção como é usar sem está atrás de CGNAT, o provedor que uso aqui cobra 15 reais a mais para ficar com IP fixo, pelo menos quando perguntei a mais de 1 ano. Eu tenho vontade de contratar por querer hospedar algum servidor quando estou jogando com alguns amigos, mas estou curioso para ver como fica o desempenho em outras aplicações. Agora que estou sempre em casa por causa da pandemia fiquei pensando em contratar, mas não sei se vale tanto a pena.

Na Claro muita gente consegue sair do CGNAT reclamando na Anatel/Consumidor alegando que precisa de IP válido para usar câmeras de monitoramento. Quem sabe se acionando esses órgãos você não consegue que seu provedor te tire do CGNAT sem ter que pagar por IP fixo.

1 curtida

CGNAT só importa para quem entende do assunto.

Então tá, expliquei os revés dessa limitação, mas enfim.

Eu entendi as suas explicações, mas as limitações causadas pelo CGNAT não vão causar problemas para 100% dos usuários de uma Internet com CGNAT.

Mas tu tem certeza que tá em cgnat? porque as operadoras que sei que estão com falta de ip cobram mais de 100 reais por mês por um ip fixo.

Se ele for mal feito vão sim, a questão é a qualidade do CGNAT.

Até onde sei sim. Pelo menos o valor foi técnico que me passou quando estava com alguns problemas de conexão com servidor na Europa, ai ele deu como última alternativa caso não funcionasse algumas modificações na rede, no final conseguiram resolver e assim deixei.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.