Vivo quer construir rede neutra para expandir internet por fibra

Originally published at: Vivo quer construir rede neutra para expandir internet por fibra – Telecomunicações – Tecnoblog

Com rede neutra, Vivo terá infraestrutura de fibra óptica compartilhada com concorrentes

2 curtidas

Olha os provedores regionais metendo terror nas grandes, ficaram anos achando que fibra não era necessário pro cliente final, tá ai o resultado.

4 curtidas

Ela comprou a GVT e parou de vender os planos da finada operadora. Não entendo qual o propósito disso.

1 curtida

Agora que o provedores regionais criaram a demanda a grandes viu a mina de ouro que estava perdendo, alguns só olha o preço mas a grandes não tem uma coisa que o pequeno tem, suporte técnico perto de você e estabilidade!!
Procure um suporte dessas operadoras nacionais e você vai cair em um telemarketing no cafundó do Judas.

1 curtida

Parou não, amigo. Aqui na minha rua continua vendendo Vivo VDSL de até 50 mega (rede GVT). Inclusive no formulário do site tem vaga pra agendar a instalação pra amanhã mesmo.

Vivo só comprou a GVT pra resolver problemas de regulação Após finalizar compra da GVT, Telefónica deve vender participação na TIM - TecMundo

Antes da compra da GVT, a Vivo já vendia fibra para o mercado empresarial, em locais onde ela não tinha concessão para cobertura de tv, internet fixa e telefone fixo.

Só vai capitalizar mais algo que ela já fez no passado.

1 curtida

Na minha cidade, onde a GVT cobriu, já não tem disponibilidade. Testei todos os CEPs e nenhum funcionou.

As pequenas operadoras investiram e prestam um ótimo serviço. Enquanto isso, os provedores do cartel de telecom dão a pequenas cidades apenas 2 a 4 Mbps de download até hoje. Os menores provedores chegam a dar 100 Mbps de download por fibra a R$100,00 sem combos com TV Paga.
Os grandes provedores perceberam tardiamente sobre isso. Estes queriam impor franquias de dados na banda larga fixa e, por causa disso, os menores provedores conseguiram crescer ao proporcionar serviços melhores.

1 curtida

Enquanto isso, estou a 48 horas SEM internet VDSL da Vivo herdada da GVT.
Estou teclando do celular.

Vou ser sincero, provedor pequeno é loteria, em geral só serve pra gerar concorrência e onde as grandes não oferecem fibra. O suporte em geral é precário. Se tiver problema no fim de semana, dificilmente será atendido antes de segunda-feira. Não são todas, óbvio, provedores como Algar e Copel são tão boas ou melhores que as grandes.

E muitos provedores pequenos só operam e CGNAT, têm link internacional muito ruim, rotas ruins (ping alto) e aplicam traffic shapping pois o backbone é limitado. Quem mora onde só tem disponível xDSL e cabo das grandes tudo bem, mas eu não trocaria nunca a fibra de uma grande por uma pequena não, mesmo em planos mais baratos e mais rápidos.

Banda larga não é só velocidade, tem que ver a qualidade também, se todos os recursos funcionam redondo, se o serviço é estável e se o suporte ao cliente é adequado, é aí que o bicho pega.

Ia falar bem isso. Moro em Cuiabá/MT e aqui do lado em Chapada dos Guimarães/MT existe apenas a Oi como provedor grande. Precário pra não dizer uma besteira sobre o serviço. Daí tem a concorrente local, Selko, que leva fibra ótica até o modem em várias áreas da cidade. Só que o serviço também é precário.

Pois é, velocidade é o de menos. Mas aí eu pergunto: tem IPv4 público, rotas decentes, portas de
comunicação P2P ficam abertas, aplicam traffic shaping, funciona VPN, têm banda e parcerias com empresas estrangeiras para garantir velocidade contratada para links internacionais, suporte atende 24h por dia e 7 dias por semana?

São muitas variáveis para se analisar. Para o usuário que só abre email, usa rede social e Whatsapp qualquer internet serve, mas para quem faz uso mais avançado, provedores locais é comum pecarem nesses quesitos.

Verdade, quando morava num bairro aqui de nova iguaçu / rj, usava provedor local e volta e meia no meu dia ou tinha queda, ou problemas de internet, era horroroso (e pagando R$120 por 30/15mb). Dois anos depois, me mudando mais pro centro, fui pra live tim 60/30, pelo mesmo valor (suporte sempre foi bom e me atendeu quando precisei), e agora me surgiu a oportunidade fibra com a oi, mesmo com medo testei o plano de 200mb, e tá uma maravilha aqui (fora ping baixo e a infraestrutura), tá aí. a boa concorrência sempre ajuda, mas a infraestrutura dos grandes as vezes fica bem melhor mesmo.

Esse negócio de CGNAT e Ping alto só incomodam a quem joga e quem entende profundamente do assunto.
Uso uma operadora local, que tem um Ping acima de 20 e não me incomoda de jeito nenhum nem a meus pais. Só não sei se eles usam CGNAT (na verdade, nem sei o que é isso. Só escuto falar). Sou usuário há um ano e nada a reclamar.

Acredito que, em termos de comparação, os pequenos são melhores em tudo.

Opa, estou vendo uma oportunidade boa para o consumidor. Mas ainda está no interesse, vamos ver onde isso vai se desenrolar.
Só não entendo porque elas não anunciaram nenhuma parceria ainda. Não estão todas procurando por parceiros comerciais?

Acho que estão esperando essa situação da Oi se desenrolar antes de fazerem acordos sobre rede neutra,

Pessoal de hoje em dia é feliz e não sabe, lembro da época que ping do rio grande do sul pra são paulo beirando os 150ms era algo bom, hoje em dia raramente um servidor no brasil fica acima de 50ms, costumo acessar São Paulo a 20ms.
CGNAT ruim tem 2 sintomas pra usuário comum, aquela mensagem do whatsapp que leva séculos pra sair do reloginho, e as paginas da web demorando pra carregar, mesmo uma pagina leve, isso é causado por perdas de pacote e demora do CGNAT responder, o que aumenta o ping. Normalmente vai ver esse tipo de problema no horário de pico do uso da internet residencial, algo entre 6 da tarde e meia noite.

4 postagens foram divididas em um novo tópico: Como saber se a operadora usa CGNAT