Vivo fibra - dúvida sobre telefonia VoIP

No review do TP-Link Deco M3 (Review TP-Link Deco M3: rede mesh com design de repetidor Wi-Fi [análise/vídeo] | Tecnoblog) o @LucasBraga citou a questão de algumas operadoras não permitirem o modo brigde em seus modems (Vivo Fibra), daí surgiu o seguinte:

O modem aqui permite o uso em brigde MAS com isso eu deixo de ter acesso ao telefone fixo e me deixa limitado em questão de usar um roteador Wi-Fi melhor. Existe alguma forma de contornar essa limitação com algum equipamento extra como ligar a fibra direto a um aparelho de telefone próprio pra VoIP ou coisa do tipo?

E não, não quero deixar o modem da operadora como roteador e instalar um repetidor ligado à ele porque o modem da operadora tem configurações bem limitadas.

1 curtida

Não tem como configurar um outro aparelho para receber o VoIP se tu tiver as configurações?

Basicamente é essa a dúvida.

1 curtida

Yep, ficou meio ambiguo. Então deixe me reescrever o meu comentário.

Eu já vi configurarem um modem Vivo (porém ADSL) em bridge e configurarem o VoIP no PC. Se não me engano também existe uns aparelhos que fazem esse mesmo trabalho de converter VoIP para telefone normal, mas não me recordo o nome direito. Era algo como IPBox ou VoIP Box. E era bem chatinho de configurar, uma vez que a Vivo não gosta muito de passar os dados que tu precisa pois a desgraça do modem deles já faz isso… hahaha

1 curtida

Até aonde eu sei o que você quer não é possivel.

Se você quer utilizar os serviços de IPTV e VoIP precisa manter o roteador do jeito que veio.

Tem um tutorial no adrenaline, não sei se é o mesmo modem que o seu: Tutorial como colocar o modem da vivo fibra em bridge sem que o telefone e a tv deixem de funcionar | Fórum Adrenaline - Um dos maiores e mais ativos fóruns do Brasil

Aqui na Claro fibra você não perde a linha quando faz o bridge, não sei pq a Vivo dificulta os baratos.

2 curtidas

Eu também acho bem inconveniente essas limitações, ainda mais quando a pessoa só tem a internet e mesmo assim a opção de colocar em bridge fica desabilitada no firmware (já aconteceu comigo tanto na Claro quanto na Vivo).

Até aonde sabia vendo em forums por ai não tinha jeito, mas se tem quem conseguiu melhor ainda.

1 curtida

Bom, consegui acessar as opções avançadas do roteador, pelo menos.

EDIT: até achei um equipamento mas aqui basicamente estaria substituindo 6 por meia dúzia já que ele é “tudo em um” também. Archer XR500v | Roteador Wireless GPON VoIP Dual Band AC1200 - TP-Link Service Provider

1 curtida

Claro que não é trocar 6 por meia dúzia. Esse bichinho ai é BEM superior à qualquer modem de operadora. hahaha

Tecnicamente é possível, mas envolve configuração de vlan e outras coisas avançadas, e a Vivo não divulgas os valores da configuração pra ti fazer por conta isso. Então tu acaba ficando limitado as opções que o modem da operadora te da.

Pelo mesmo motivo que o IPv6 da vivo é capado, pura incompetência deles.

Eu não quero tirar o modem da VIVO, apenas limitar a funcionalidade dele a bridge.

Mas no caso, esse ai serve pra mim. hahaha

1 curtida

Bom, depois de pesquisar mais a respeito acredito que encontrei a solução.

Basicamente internet e telefone são serviços que se conectam via autenticação (usuário/senha). Colocando o modem da VIVO em brigde as autenticações vão ficar para o roteador que eu instalar. E nele eu instalo um telefone VoIP.

Ainda vou garimpar mais informações. A brincadeira não sai barata já que só o telefone VoIP (modelo novo simples) custa em torno de R$ 300. Fora o roteador.

2 curtidas

Bom, voltando pra dar um feedback. Participo de outros fóruns e veio a solução pro meu problema “de fato”. Basicamente o modem da VIVO se for colocado em bridge ele só libera a internet mesmo. Os outros serviços contratados que vierem juntos (no meu caso telefone) não tem como ter acesso.

Contextualizando: os serviços da VIVO são divididos em VLANs (ou redes virtuais). Internet é uma VLAN, telefone outra, TV outra (no meu caso não tenho o serviço de TV aqui). No caso do modem da VIVO se você colocar em brigde ele só libera a VLAN da internet.

Daí o que tem que ser feito: o modem da VIVO tem que ser substituído por um que consiga acessar todas as VLANs. No caso algo como esse aqui: TX-6610 | Terminal GPON de 1 Porta Gigabit | TP-Link Brasil

Daí sim eu posso configurar os respectivos aparelhos pra que acessem as respectivas VLANs (internet e telefone).

5 curtidas

Aqueles modem gpon chines, os fiber home será que não conseguem fazer isso também?

Bom, essa é uma boa pergunta. Em teoria deve funcionar também.

EDIT: então, o TP-Link é mais barato que o Fiberhome mais barato.

2 curtidas

É importante lembrar que trocar o modem em um contrato doméstico permite que a operadora literalmente recuse te dar qualquer suporte técnico, já que por contrato ela apenas garante a conexão com o equipamento dela.

3 curtidas

Olá pessoal, bom dia. Eu tenho utilizado aqui em casa todos os serviços, tanto a internet, como a TV e o telefone. Eu utilizei roteadores comuns que já uso em casa há tempo interligados com o firmware OpenWRT. Funciona muito bem.

Em termos de topologia, eu utilizei um modem askey para substituiu o equipamento de fibra da Vivo que vem tudo num só. E utilizo um modem com OpenWRT para controlar toda a rede.

Segue algumas screenshots de minhas configurações.

1 curtida

Mas esse seu roteador tem porta VoIP, certo?

1 curtida

Não tem Lucas.

Eu passei a usar o telefone apenas por VOIP mesmo com software no computador e celular. E não mais com o aparelho de telefone. :slight_smile:

2 curtidas