Vítimas de golpe no WhatsApp devem receber R$ 44 mil do Facebook, diz Justiça

pelo visto a juíza não sabe como funciona a internet, discordo dela 100%

1 curtida

Justíssimo, a meta que melhore seus sistemas, igual aos bancos fazem pra coibir golpe nas redes deles, e quando falham, indenizam os clientes. Se é fácil demais aplicar golpes no WhatsApp é porque o sistema é permissivo.

uma mãe e sua filha a um golpista que se passou por um dos filhos da família, inclusive utilizando a foto de perfil do parente no mensageiro.

Cara… isso é inacreditável. Se eu fosse tal parente eu ficaria no minimo chateado. A pessoa desconhecer o jeito que a pessoa escreve… cada pessoa escreve de um jeito bem distinto. Se o parente conversava pouco e/ou era distante, por que infernos “emprestou” dinheiro? Mas enfim… longe de mim querer defender Facebook, mas a culpa não foi do Facebook.

Imagina cair no golpe do Mãe mãe e processar a operadora de telefonia por não impedir que isso aconteça… (Seria comico, a linha seria desativada e o bandido compraria outro chip em nome de terceiros…)

realizou mais duas transferências bancárias, até perceber que se tratava de um impostor. Ela ligou para o irmão, que confirmou se tratar de uma armação.

Eu nunca achei uma boa idéia transferir dinheiro para qualquer parente sem ter ele com video ou voz… (Se bem que daqui à uns anos, provavelmente o deepfake será usado nesses golpes e será bem mais dificil ou mesmo quase impossivel saber se é real ou não…)

Na decisão, a juíza concluiu que a Meta não só fez com que os dados pessoais da vítima caíssem nas mãos de um terceiro, mas também que a empresa não tomou medidas para impedir os prejuízos ocasionados pelo golpe do WhatsApp.

Ah… como o Meta vai impedir que os orgãos brasileiros vazem dados? Com um Delorean?
Como a Meta vai descobrir que se trata de um golpe e não de uma transação legitima? Lendo as conversas?
Como eles vão saber se os acesso aos perfis são legitimos ou não?

A companhia nada fez para desativar o perfil falso, o que levou aos danos materiais sofridos pelas vítimas, avaliou a magistrada.

De novo. Como a empresa vai descobrir qual perfil é verdadeiro e qual é falso? Pedir biometria de todo mundo? E não, Meta, não é uma idéia. É uma pergunta retórica.

2 curtidas

Antes os golpistas tinham o trabalho de “clonar” ou invadir o WhatsApp da pessoa pra usar ele pra mandar mensagem pedindo dinheiro para os outros. Agora nem isso eles precisam fazer porque descobriram que existem pessoas tão desatentas quem nem desconfiam que estão caindo em um golpe.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.