Vim aqui declarar meu ódio pelas luminárias quadradas, que estão cada vez mais presentes nos lares tupiniquins

A tecnologia evolui, mas parece que a usabilidade as vezes toma o caminho oposto.

Quando as lâmpadas incandescentes eram populares, elas eram extremamente fáceis de serem trocadas. Era só desrosquear a lâmpada queimada e depois colocar a lâmpada nova, simples assim.
Temos lâmpadas de LED compatíveis com os soquetes antigos, mas o mercado aproveitou para popularizar as luminárias de LED e quem compra um apartamento novo hoje em dia dificilmente verá aqueles tradicionais soquetes com lâmpadas fáceis de trocar (imagem abaixo).

Hoje em dia uma luminária muito popular é uma quadrada e é muito difícil de trocar.
Tive que trocar recentemente uma no meu apartamento, pra isso é preciso desligar o disjuntor, remover os parafusos que prendem a luminária, remover a fita isolante dos fios, trocar o driver, passar fita isolante e depois vem a parte mais difícil que é fixar novamente a luminária no teto.

Aquela piada antiga “quantas pessoas precisam para trocar uma lâmpada” não faz mais sentido hoje em dia, pois deixou de ser algo fácil de ser feito.

E eu até acho essa luminária mais bonita que as lâmpadas antigas, mas poderiam ter feito algo bonito e fácil de trocar.

7 curtidas

Eu estou rindo aqui pq passei por isso essa semana.
Quando li a trabalheira que era para trocar chamei um eletricista. kkkkkkkkkk

4 curtidas

Compartilho do mesmo sentimento, sem contar que essas luminárias são uma ofensa ao meio ambiente, queimou a lâmpada tem que trocar a luminária toda.

Meu apt reformei a uns anos e fiz questão de instalar paflon que usa lâmpada de soquete, por um bom tempo ainda preferia lâmpadas fluorescentes que tem durabilidade bem maior que as porcarias de LED, mas hoje nem essas acha mais fácil pra comprar (se vendesse incandescente era melhor ainda que não queimam nuca).

A indústria/mercado é pode, inventam uma coisa nova com a falácia de que é melhor pro meio ambiente, antigamente as lâmpadas incandescentes duravam anos, queimou joga fora um pedacinho de latão, um pedacinho de vidro fino e uma resistência.
Ai vieram as Fluorescentes que já tinham a vida útil bem menor e muitos componentes pra virar lixo, agora as LED que mal duram 1-2 anos, queima um único LED joga fora o invólucro com dezenas de LED e componentes eletrônicos em perfeito estado…

9 curtidas

Se fosse uma lâmpada antiga não teria que passar por esse problema.
Isso só me faz pegar ainda mais ódio por essas luminárias.

A única parte boa pro meio ambiente é o menor gasto com energia, porém, é possível que tenha muito mais gasto com energia na produção delas, pois parece ser bem mais complicado produzir uma luminária desse tipo e demanda mais matéria prima.

Essa quadrada é ridícula de ruim. O reator é feito pra não durar nem um ano. Você compra acreditando que não vai ter trabalho de ficar trocando lâmpada (afinal é de LED) mas aí fazem um reator descartável, pra você continuar comprando refil…

Você sabe que a parada é feita pra ser descartável, quando busca no mercado livre e vê que a galera vende em kits

3 curtidas

Dependendo como isso foi instalado, era só desligar o interruptor na parede… não deveria fechar circuito com ele aberto… se tá fechando circuito, melhor rever tudo. hahaha
Quanto a remover fita isolante, só corta e desencapa… ai usa WAGO 221…
image

Dá raiva… queria enfiar uma fonte 120V DC em cima do gesso só pra isso. hahaha

4 curtidas

O problema é que eu não tinha certeza se estava ligada ou não, não memorizei qual a posição que o interruptor fica ligado, aí desliguei o disjuntor pra garantir.
Com as lâmpadas de soquete não tinha esse problema, pois caso o interruptor estivesse ligado a lâmpada acendia ao colocar sem oferecer risco.

E o que era pra ser a favor do meio ambiente, acaba aumentando a produção de lixo.

1 curtida

Coloca um fio no outro, se cair tudo é porque tava ligado. :V

1 curtida

ganhei uma parecida com essa

instalei e vi o trabalho que era para trocar, só fiquei alguns dias e tirei, coloquei a que tava antes, não vale o sofrimento

eu acho, acho, que a indústria aplicou a obsolescência ou diminuiu a qualidade dos materiais, porque as lâmpadas de LED não tem a durabilidade que foi apresentada no começo

o kit de 50, sai a 8 reais cada um, dar até medo de colocar, já que não sei se vai queimar toda hora ou vai se vai pega fogo na casa

O LED até que tem uma alta durabilidade, geralmente o que queima é o reator

1 curtida

Esse reator não simplesmente transforma 120V AC em 120V DC? Deve ter um mais durável pra isso. hahaha

Ainda existem as luminárias quadradas que você instala lâmpadas dentro.
Sobre essas de LED, existem as de qualidade e as porcarias.
No meu apto tenho várias dessas há 4 anos, e nunca deram problema. São todas da marca Newline.
Coloquei das boas já prevendo essa dificuldade na troca, principalmente pq o apto tem gesso, e se não souber trocar pode danificar o gesso.

2 curtidas

Nunca tinha visto essas luminárias em led.
As minhas são quadradas, mas são carcaças, onde vc rosqueia 2 ou mais lâmpadas comuns, de led ou mesmo as antigas fluorescentes compactas.

Acho mais viável do q um equipamento único onde o problema em um componente inutiliza tudo.

1 curtida

Vim falar do conector wago 221 mas o colega já chegou antes, aquilo ali é vida.

Sobre saber se está ligada ou não, recomendo a ter um testador por proximidade, queles que parece um canetão, eu acho que vale a pena sempre ter o básico de ferramentas em casa para não depender de um profissional pra resolver algo que pode ser simples.

Essas luminárias quadradas costumam ter o reator a parte, podendo trocar só ele caso os led não tenham queimados.

3 curtidas

Na casa da minha irmã tem dessas, é semelhante a essa da imagem abaixo?
image

Na de vocês também fica um pouco de sujeira na parte interna? Ou isso só acontece na casa da minha irmã :thinking:

Como é algo bem pontual não faz muita diferença pra mim, não é difícil desligar o disjuntor. A única diferença é que eu poderia ligar o abajur e conseguir trocar a noite.

Exatamente…muito parecida.
FIca sujeira, parece de mosquitinho q entra e não consegue sair. De tempos em tempos eu tiro esse plástico e lavo ele.

2 curtidas

Tá aí o problema…reator…
Qd eu tinha dicroica em casa (anos atrás), era um troca-troca de reator de tempos em tempos.

Eu sei q o “reator” é integrado nas lâmpadas agora. Mas acho mais prático. Tem 5 anos q moro nesse apartamento, nunca troquei nenhuma lâmpada até agora.

Nestas lâmpadas LED modernas o que costuma queimar com mais frequência são os próprios leds, geralmente queima só um mas como eles são ligados em série, apaga geral.

No youtube tem muito video de gente ensinando a abrir e fazer um jumper no led que queimou, mas isso acaba por diminuir mais ainda a sobrevida da lampada, pois fazendo o jumper vai elevar a tensão pros outros leds, talvez com um resistor seria melhor.

1 curtida

Sim. Dessas mesmo. E sim, costuma entrar sujeira, principalmente insetos, por isso não é bom instalar em área externa

1 curtida

Aqui entram as boas práticas nos projetos elétricos de ter um disjuntor só pra iluminação (1 pra casa toda) e outros para as tomadas.

1 curtida