Versão digital CIN – Carteira de Identidade Nacional

Com a emissão da CIN – Carteira de Identidade Nacional iniciada desde o mês de janeiro no Estado de São Paulo, o novo modelo de identificação civil ainda permanece sem sua versão digital disponível no aplicativo RG Digital São Paulo ou, preferencialmente, no próprio sistema Gov.BR

O estado de São Paulo realmente começou a emitir a CIN em janeiro (dia 29, mais precisamento), mas de forma limitada em poucos postos do Poupatempo.

Como já apontado na própria print da sua avaliação no app do gov.br, a sua identidade física foi emitida como a CIN ou como RG?

Se foi emitida como CIN, você precisa entrar em contato com o Poupatempo e/ou com o IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt) da Polícia Civil de SP, pois cabe a eles fazerem o envio dos dados de emissão da sua CIN para o sistema federal (e por consequência no app gov.br). Sobre a exibição no app RG Digital SP, para ser honesto não sei informar se o estado de SP atualizou o app para que ele exiba a CIN ou se ele é exclusivo para os antigos RGs.

Caso o seu documento tenha sido emitido fisicamente como RG, não há “conversão automática” apenas da versão digital. É necessário emitir a via física da CIN e somente depois é gerada a via digital dela.

1 curtida

Foi emitido como CIN mas por enquanto só se encontra apenas na versão física, em contato com o suporte disponibilizado internamente pelo aplicativo, me informaram que o aplicativo será atualizado mas não passaram nenhuma previsão para algo que já deveria estar disponível e operacional.

Governo de São Paulo é um dos últimos a participar de alguma coisa, nem me preocuparia com isso

2 curtidas

O Governo do Paraná saiu do chat.

2 curtidas

Neste caso, mesmo que não tenham ainda atualizado o “RG Digital SP”, o envio das informações para o sistema do governo federal (que permitiria o acesso através do app gov.br) já deveria ter ocorrido.

Sugiro que tente registrar uma reclamação na Ouvidoria do estado de SP para tentar fazer com que eles façam esse envio das informações da sua CIN para o sistema federal.

Não resolvendo, acredito que as opções restantes seriam: denúncia ao Ministério Público (afinal, não estão cumprindo a lei que tornou vigente a CIN) ou através da via judicial (acredito que seria através do Juizado Especial da Fazenda Pública, onde não é necessário advogado, sendo necessário ir presencialmente ao fórum de onde você reside).

1 curtida

se for pior que SP está lascado, porque SP tem a desculpa do grande número de pessoas para implantar algo aqui.

2 curtidas

Aqui o pessoal nem ouviu falar disso ainda. hue

E o sistema para tirar carteira/segunda via é um porre… é tudo por agendamento e nunca tem vaga… (levei uns 3 anos pra conseguir refazer a minha carteira de identidade e vou precisar refazer porque esqueci no bolso da calça que lavei e desbotou tudo… rip - a minha antiga resistia a lavar, mas era plastificada…)

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.