Tenho 2 box Android e frequentemente aqui no meu bairro costuma cair a energia. Como a box fica ligada direto na tomada, ao voltar a energia as box automaticamente ligam.
Hoje, uma delas deu erro de inicialização e sugeriu formatação (tela do Android do robô aberto). Felizmente consegui reiniciar com o auxilio de um mouse e teclado e inicializou normalmente (ufa!).
Porém, esse cenário me levantou uma duvida: tal qual eu faço em meu computador Windows de rodar o sfc /scannow e CHKDSK para verificar a integridade dos arquivos e do dispositivo de armazenamento, gostaria de saber se no Android existe algo similar.
Queria rodar um comando para que ele verificasse a saúde do sistema e de arquivos vitais.
Existe algo assim? Um SFC /scannow e CHKDSK para Android?
Ter até tem, mas são comandos que você não conseguiria executar sem acesso root ao dispositivo (e2fsck para partições EXT4, ou fsck.f2fs para partições F2FS, usadas nos dispositivos Android mais recentes), também teria que ser via recovery, pois as partições a serem checadas não podem estar montadas no momento da verificação.
De qualquer forma, as partições de sistema no Android são somente leitura, logo não podem ser corrompidas em uso cotidiano (só se você interromper uma atualização de sistema, por exemplo), e os sistemas de arquivos normalmente utilizados nas partições com os dados de usuário possuem journaling, então as chances de corrupção são mínimas…