Assinei recentemente o Vivo Fibra de 50Mbps com degustação de 200Mbps por 12 meses. Na hora da instalação, fui realizar a medição de velocidade pelo meu telefone, um Galaxy M20 (apenas rede 2,4GHz, não pega a 5Ghz) e consegui 30Mbps no speedtest.
O cara que fez a instalação falou que eu não ia conseguir medir pelo Wi-Fi mesmo não, só com uma placa Gigabit ou pelo iPhone. Sei que a velocidade real das interfaces de redes é inferior ao teórico, mas 30 tá muito baixo. Meu laptop só tem Ethernet 100Mbps, e consegui 40Mbps, também bem baixo.
Sem uma interface Gigabit, como posso me prevenir contra esses argumentos da Vivo, de que não vou conseguir medir sem uma interface Gigabit, já que quando ligo é a primeira coisa que perguntam? Devo comprar um adaptador USB 3.0/Gigabit? Qual a velocidade máxima prática que consigo no Wi-Fi 2,4Ghz e na rede 100Mbps cabeada?
Mesmo a sua rede não sendo gigabit você deveria conseguir chegar ao 92 ~ 96Mbps. Você tbm precisa testar num serviço confiável: SIMET ou Speedtest (selecionar servidor de grandes operadoras como Vivo, Claro, TIM e Oi).
Quanto mais velocidade, mais processamento exigido, mesmo que você coloque um adaptador gigabit pode ser que você não alcance o máximo.
Na rede 2.4ghz você deve alcançar pelo menos 100Mbps, o roteador da vivo aguenta.
Você pode usar como argumento para uma reclamação de velocidade o teste em seu Pc que teoricamente deveria alcançar pelo menos 50Mbps.
Ao receber o técnico ele deve fazer um teste na sua frente, deve bater os 200Mbps.
E lembrando que essas velocidades só são garantidas via cabo de rede ligado diretamente no roteador da VIVO. Mas como já dito anteriormente, está muito baixa essa velocidade.
Resumo da opera: o técnico veio aqui e me falou que consta no sistema apenas os 50Mb, a Vivo não habilitou a degustação. Liguei no atendimento e se recusaram a aceitar que contratei com degustação. Abri agora uma reclamação na Anatel, com o print da oferta e a confirmação da assinatura de quando assinei no navegador. Por sinal, ainda bem que salvei essas duas coisas, pois o e-mail de confirmação que eles enviam não consta a degustação, então fiquem atentos. Agora é esperar 10 dias…
wifi de 2,4GHz pega muita interferencia mesmo, tenho 120Mbs na net mas no wifi de 2,4GHz o maximo que peguei até hoje foi 40Mbs, por sorte meu celular tem wifi 5GHz o qual atinge os 120Mbs, olha nas configurações do seu roteador o canal que esta usando e tente mudar ele para um que seja menos usados pelos wifis de vizinhos, deve melhor um pouco a velocidade da sua rede.
Já aconteceu isso comigo, também. Eles “”“esquecem”"" de habilitar o bônus. Aliás, no meu caso até esconderam o fato de ser degustação, só falaram que era 200 pelo preço de 100mb, que era promoção, etc.
Eu também tive que passar pelo perrengue de ficar ligando várias vezes pra operadora, até alguém decidir ativar a velocidade correta. Depois foram mais algumas chamadas e duas ou três visitas técnicas, até alguém resolver trocar o modem por um que suportasse a velocidade.
Bom, pelo menos no meu caso parece ser só sistêmico, o técnico falou que é só habilitar lá, que não vai precisar alguém ir na minha casa. Vamos esperar pra ver.