Olá,
Eu preciso aprender digitação rápida para o trabalho. Tentei simuladores diferentes, no final acabei optando pelo Ratatype.
Depois de uma semana de aulas, já consigo digitar e nem olhar para o teclado. A velocidade é terrível até agora - cerca de 24 wpm, há muitos erros, mas já progride
Minha pergunta é, alguém já fez esse caminho? quanto tempo levou para estudar?
Sou do tempo da máquina de escrever mecânica (não existia nem a elétrica, ainda).
Um dos segredos que usávamos, para a digitação rápida e sem erros - máquina de escrever não edita, não apaga, não justifica, não centraliza… - era repetir mentalmente as letras que digitávamos.
Com o tempo só em pensar nas palavras que seriam escritas, os dedos já se posicionaram nas teclas.
Só tirava o diploma quem digitasse corretamente o texto e conseguisse acima de 100 toques por minuto.
Os bons conseguiam 150. Os feras, lá pelos 200. Nem olhavam o teclado da máquina.
Esse era o macete que usava: repetir mentalmente cada toque dado (letra, sinal, acentuação, teclas especiais…).
Mas já é uma dica muito velha, talvez, para ser aplicada na atualidade.
Escrever a máquina requer movimentos diferentes o tempo todo.
Tem que colocar folha (uma folha por vez), ajustar a folha na máquina, a cada linha digitada mover manualmente para a linha inferior, ajustar a contagem mental de espaços para justificar o texto a cada linha…
Isso gerava, além de movimentos diferentes, tempo de recuperação das estruturas dos dedos e mãos.
Já no teclado do PC, é digitação intensiva e direta. Então não existe esse tempo de descanso natural da digitação antiga.
Pelo visto o básico vc já tem, o resto agora é só praticar, como muitos já disseram.
Se vc quer ficar melhor o mais rápido possível. Faça o seguinte: Pegue um jornal, um livro, algum texto em papel e digita estes textos.
BTW, foi assim q fiquei bom na digitação. Eu sempre mexia com PC e tinha até uma boa noção em digitar. Tinha um app q era um curso bem simples e eu brincava nele, especialmente nos jogos de digitação.
Mas eu fui ficar bom mesmo quando tive q digitar umas centenas de páginas de texto para minha mãe. No final eu tava numa velocidade q eu acreditava q n conseguiria.
O, então você tem essa experiência! Parece bem sério.
Acho que esta é uma boa dica, vou tentar, obrigado
Mas por que você não nos mostrou o resultado do seu teste?
wow O que não me mata me fortalece
Infelizmente, não tenho muito tempo agora para apenas redigitar o texto. No trabalho, você precisa fazer tudo rapidamente, mas em casa você só tem força suficiente para treinar no Ratatype. Mas vou tentar mesmo assim, obrigado pela dica.
Escolinha de digitação na adolescência serviu de algo. Era MUITO chato ficar A S D F A S D F, mas o bagulho impregna na mente e na memória motora de um jeito tenebroso. kkk