Vale a pena mudar de internet coaxial para fibra?

Pessoal, queria a opinião de vocês…

Tenho a internet da Claro de 120Mbps há uns 5 anos, e logo no inicio, o ping em jogos online ficava entre 65 ~73ms. De uns tempos pra cá, o ping só foi piorando… hoje é comum ficar nos 85 ~93ms.

Ai essa semana, vi uns técnicos da TIM instalando fibra aqui no prédio onde moro. E fiquei na duvida se deveria mudar pra Live TIM… Pois o prédio é antigo, e essa instalação dos cabos coaxial da Claro é bem antiga, e pode ser que essas interferências e ping alto, sejam por causa disso.

Alem de que pago 140 reais nos 120Mbps da Claro, e a TIM esta com promoção de 138 reais por 400Mbps.

Só fico na duvida, pois vi uma matéria aqui no tecnoblog, que a Live TIM era líder em reclamações e péssima no atendimento ao cliente.

Vocês arriscariam, e mudariam para Live TIM ?

1 curtida

Muda, QQ vc desmuda. (Vai pegar um desconto no plano novo).

O ping vai ser bem menor acredito.

Pela tecnologia e tudo acho que ficará melhor.

Aqui onde moro, peguei somente provedores locais com fibra, e não me arrependo, acabaram meus problemas, caminhão passou e arrebentou a fibra, liguei no provedor, 30 minutos tava uma fibra nova. Funcionando.

Não tenho supresas com a conta, é o boleto do valor e acabou, sem truques, de iCloud blabla, Max protect, e outros lixos.

Na minha mãe é o Net/Claro é 240mb/s no quarto a poucos metros, dava no máximo 20mb/s, troquei o roteador por um tplink m4, 240mb/s no AP inteiro, deu muita diferença. Fica a dica.

Não tenho opinião sobre a Live Tim (nem tem no estado onde moro). Só não esquece que ela parece ter franquia, ainda que não deixe isso explícito.

Mude, com certeza vai ser melhor.

  1. Se você precisa de Ping e/ou upload, sim. São os dois pontos fracos do coaxial.

Tive Live Tim por 2 anos e funcionava muito bem. Claro q tive q trocar o modem porco deles por um da tp-link, mas era super estável e com pinga aceitáveis.

Me mudei e aqui só pega vivo e claro/net e to preso na claro desde então. Tive tanto problema q vale um tópico só disso contando a minha saga.

Fibra sempre é a melhor opção.

Até o telefone fixo aqui em casa ficou com áudio infinitamente melhor que o cabo de cobre de antes.

3 curtidas

Não sei a TIM Live FTTH, mas fui cliente ainda na época que se chamava Live TIM, logo que eles começaram com o plano 35 Megas VDSL, migrando do NET Virtua e funcionou bem por algum tempo.

Até que a conexão começou a cair frequentemente por curtos períodos de tempo. Isso me irritava mesmo não sendo uma pessoa que joga online.

Até que a paciência acabou e voltei para NET.

1 curtida

Só mude, sem pensar.

3 curtidas

Fibra definitivamente tem um ganho técnico que não dá para negar. A estrutura toda usando fibra gera um ganho especialmente no Ping que você está sentindo problemas.

Porém, aqui em casa na conexão de cobre tradicional, tive uma melhora absurda só de ter um técnico que deu um trato na conexão entre meu apartamento e a central do andar. Antes eu tinha muitos problemas de desconexão, pacotes perdidos e Ping absurdo, chamei técnico algumas vezes mas no dia que chegou vivo fibra aqui resolvi trocar e ao ligar pra net eles me deram uma puta promoção interessante num upgrade de plano. Resolvi dar uma última chance e além da promoção veio um upgrade do modem (ainda era um single band 2.4ghz e trocaram para um dual band) e esse carinho da fiação interna. Segundo o técnico acontece muito porque na instalação inicial o cara tá fazendo uma porrada de instalações de uma vez entao o foco dele é velocidade e não qualidade, depois dessas mudanças nunca mais tive reclamações com a net.

Acredito que em algum momento ainda devo mudar pra Vivo fibra mas no momento não tenho problemas.

2 curtidas

Se minha internet estivesse essa desgraça, eu já teria voltado pro dial up. hahaha

Falando sério, eu arriscaria. Eu até tentei trocar a minha internet por 200mbps de uma operadora local, mas não deu certo porque o pessoal do prédio não queria pagar a parte deles ou algo do genero. (Tinha de trocar o armário de telefone, ou algo do genero… que esse armário de telefone parece que é da década da TV 360p)

Aí eu acho que foi um caso de sorte mesmo !! Queria também ter essa sorte no tratamento. Eu fiquei 6 meses pedindo pra migrar da Tim VDSL pra Tim Fibra e nada. Fui pra vivo

Franquia consta Também no contrato da Claro/Net, mas por lei, não pode aplicar, pelo menos por enquanto.

A diferença é que a Tim está aplicando a franquia e inclusive cortando conexões, apesar de ser ilegal.

Sim, é um mundo completamente novo e maravilhoso.
UPDATE: CORRA de empresas grandonas, contrata uma menor (antes cheque a avaliação dos usuários)

Tenho fibra, interior de SP, ping mais alto é 10, em qualquer jogo com servidores locais.

1 curtida

Fibra é uma tecnologia melhor que coaxial mas não quer dizer que toda provedora que forneça via fibra seja automaticamente boa.

Com os valores que você mencionou creio que seja viavel tentar arriscar a troca. Eu faria, pelo menos.

2 curtidas

É sabido que a rede da claro está saturada desde o inicio da pandemia, isso deve ser o que está influenciando na subida do teu ping e não a idade dos cabos coaxial.

A tendencia é sim a fibra ter um ping menor, mas como ela é só a ponta do problema, não existe essa garantia, já que tudo depende da rota de cada provedor até o servidor do jogo.

1 curtida

A TIM já não faz menção que o serviço de banda larga deles é ilimitado. Desde o lançamento do TIM Live, eles faziam questão de mencionar, no site, que o serviço era ilimitado. Faz uns 2 ou 3 meses que a operadora removeu a palavra ilimitado, tanto do site quanto do regulamento.

O Ping da operadora local que eu uso é mais de 20. Nem reclamo. Não sinto diferença, pois não jogo.