Vale a pena Investir em uma Canon T100?

Gostaria de ter uma experiência com fotografia um pouco mais aprimorada (mesmo sendo leigo). Há muita diferença entre fotografia em smartphone pra essa DSLR que é uma das mais básicas?
Queria algo que não custasse os olhos da cara mas que ainda conseguisse entregar resultados satisfatórios para hobby e viagens.

Não conheço esse modelo, mas pesquisei aqui um pouco e não me pareceu ruim para “aprender” fotografia. Vídeo já tem uma limitação por fazer apenas Full HD.

A questão é aqui talvez você consiga algo melhor investindo um pouco mais e usando o equipamento por mais tempo.

Desde o final do ano passado, tenho estudo um pouco e os vídeos do canal Zona da Fotografia do Marcos Fraresso foram um ótimo ponto de partida. Espero ter ajudado.

1 curtida

Praticamente todas Canon de entrada entregam resultados similares em fotos. O que diferencia uma e outra é o ISO máximo, que tem ligação direta com o processador da máquina, os modos de filmagem e questões físicas do corpo mesmo.

Como está começando, e quer aprender, eu acho que é o caminho mais acertado mesmo. Lentes são muito mais importantes que o corpo em si, por isso que é bom começar com o básico e após aprender você saberá o equipamento que necessita para fotografar o que gosta.

Sobre câmera pra viagem, não sei como é as suas, mas você precisa gostar mesmo de fazer fotos para carregar uma DSLR pra cima e pra baixo. É pesada, chama atenção e com exceção de modelos muito mais caros, não tem proteção nenhuma conta água e poeira.
Se você quiser aproveitar o local, uma câmera grande vai ser mais um empecilho do que algo bom.

3 curtidas

Meu comentário ia ser neste mesmo caminho, que a grande vantagem da DSLR está na óptica, mas depende das lentes que serão usadas.

Para viagens, a limitação de bagagem de mão transformou, infelizmente, uma câmera dedicada em item supérfluo, pois vai ocupar peso e espaço que poderiam ser melhor utilizados. Sobre o uso externo depende demais do lugar. No exterior há uma sensação de segurança maior do que aqui no Brasil.

1 curtida

Acho que o ponto que o amigo comentou ai em cima é bastante importante! Para viagens você vai ter que se dedicar bastante para valer a pena levar uma SLR. Elas querendo ou não são um trambolhão!

Outra coisa a se notar é a qualidade de vida de quem está junto com você na viagem. Você estará se divertindo bastante tomando o triplo do tempo em cada local para pegar uma foto legal, vai aprender um monte e ainda ter uma recordação super legal que você mesmo fez, mas por experiência própria não é todo mundo que tem paciência para acompanhar esse ritmo.

Eu trabalhei com fotografia de shows e eventos por um tempo com uma Canon de entrada (t3i) e uma lente 50mm 1.8 então para aprender e brincar deve ser bastante suficiente. Para viagens em 2016 comprei uma mirrorless que é um sistema de câmeras diferente que traz um corpo mais compacto facilitando carregar por ai e sinceramente agora estou pensando em trocar meu celular por um highend pro grosso das minhas fotos. A qualidade não é exatamente a mesma e definitivamente é um passo que só aconselho depois de ter trilhado um tempo no aprendizado de fotografia porque apenas com uma câmera de verdade você será forçado a aprender certas coisas já que mesmo levando a sério, a fotografia de celular faz você pensar bem menos na imagem capturada.

2 curtidas

Se tu for usar a camera, vale sim. A EOS 4000D é bacana para começar.

Só tem uma coisa que eu não gosto muito: as fotos com ISO mais alto (acima de 3200) ficam com ruido bem visivel. (coisa para foto noturna, foto rápida e tal)

Mas dependendo do preço que tu encontrar ela, acho que é mais jogo uma Nikon D3500.

Acho que o grande lance da câmera dedicada (a maioria dos smartphones tem mas com ressalvas) é o modo manual (além do óbvio que são as lentes).

O modo automático nem sempre vai te dar o resultado que vc espera.

De fato levar uma câmera e outros acessórios a tiracolo, principalmente em avião, é uma mão de obra cansativa. Mas não troco essa canseira por celular algum no mundo!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.