Vale a pena ativar a permissão para que o Nubank veja a localização o tempo todo?

Eu achei que a Google tinha desativado essa permissão de um aplicativo poder ver a localização quando quisesse… O Nubank diz que é pra proteger contra fraudes e ofertar crédito. O Itaú também pede a permissão de localização, mas nem há a opção “o tempo todo” nas configurações do Itaú (nem do Itaucard).

A ideia é verificar se o celular está no mesno local que o cartão de credito esta sendo usado, assim facilitando o rastreamento de fraudes.

2 curtidas

Aí o endereço da maquininha tá registrado em Taubaté e banco bloqueia por achar que está longe :clown_face:.

O app do Nubank registra o local da transação quando a notificação push chega no smartphone. Nas versões mais recentes do Android, essa função só vai funcionar se você autorizar que a localização seja acessada o tempo todo. Se não autorizar, o app segue funcionando, mas obviamente sem registrar a localização das transações…

2 curtidas

Localização de celulares e similares é feita com base em varias informações, GPS, IP da conexão se o device tiver wifi ele vai ser usado para verificar redes próximas que tenham sua localização conhecida.
O endereço no cadastro não importa nessa hora.

2 curtidas

Não deve ser difícil a empresa da maquininha cruzar dados da rede de celular que está conectada ou do wifi com a operadora de cartão de crédito para verificarem se é fraude.

Só para ter noção, na época que o Nokia E63 era um celular atual, ele não tinha GPS mas o google maps já me mostrava a localização aproximada baseado nisso, e olha que na época ter wifi em casa era luxo (e vire e meche a gente achava rede wifi sem senha).

Na verdade eu não especifiquei direito. A questão: é porque alguns apps de cartões de crédito não tem a opção “permitir o tempo todo”. Significa que o Itaucard é menos seguro? É essa a minha dúvida.

2 curtidas

Não necessariamente, só significa que ele não faz controle da onde está o teu celular quando tu passa o cartão, na realidade eu não me lembro de nenhum outro cartao mostrar num mapa onde as transações foram feitas/registradas.

Pra quem usa um segundo celular pra deixar em casa pra acessar banco (como eu faço) a localização de torna inútil

Eles usam essa permissão pq o Nubank mostra um mapa do local onde comprou. Pode conferir isso indo na compra feita via cartão de crédito e conferir que terá um mapa da localização.

Sim, mas eles também falam em prevenir fraudes. A Caixa Tem, por exemplo, na primeira vez que o usuário abre o app, é informado que a localização é coletada mesmo quando o aplicativo não está aberto para fins de segurança, sendo que a opção “o tempo todo” não está disponível para este app. Mesma coisa com o Itaucard, que também diz que a localização ajuda a previnir fraudes.

Eu permito. Na minha cabeça isso deve ter utilidade na prevenção de fraudes. Se usarem a localização juntamente com os hábitos de compra, pra traçar um perfil do cliente, isso deve ser utilizado (também) na segurança da conta.

O Caixa Tem pede localização em segundo plano, mas não existe essa opção nas configurações de permissão. Quando eu ativo a localização full time no Nubank, o Android fica avisando periodicamente que tem um app acessando a localização o tempo todo. Parece-me claro que essa função está sendo descontinuada e desincentivada.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.