Utilitários de otimização

Senhores, quais são vossas opiniões a respeito de utilitários de otimização (no caso de máquinas sem SSD), como o System Care, da iObit, o System Mechanic, etc?

Valem a pena? Deixam a máquina mesmo mais rápida e otimizada? Ou é dinheiro jogado fora?

única otimização que funciona em HD é desfragmentar ele e organizar os arquivos pela forma que são acessados.

Uso o auslogic disk defrag versão portable pra isso.

Bacana. Bom conhecer.

Existem alternativas gratuitas como o CCleaner. (apesar da empresa agora ser propriedade de uma chinesa, acho que a baidu)

Mas esse da iObit geralmente tem promoção de 1 ano grátis no sharewareonsale

2 curtidas

Valeu pessoal. :slight_smile:

Vou dar uma olhada.

Completamente desnecessários. Eram úteis na época do Windows 98 em HD pequeno, hoje em dia não servem para muita coisa.

A melhor otimização é um SSD mesmo.

2 curtidas

SSD não dispensa desfragmentação. Tanto que o próprio Windows tem uma rotina agendada de otimização semanal. MAS o algoritmo é diferente e gera bem menos escrita que uma desfragmentação normal.

1 curtida

Olha, esse programa deu uma boa agilizada por aqui, viu.

Completamente desnecessários.
O Windows 10 (acredito que o 7 e o 8 tb) não precisam dessas ferramentas.
Isso é do tempo do Windows 95, que era uma bomba.

1 curtida

Se estiver muito lento, formata e boa. :smiley:

Pela primeira vez eu leio alguém falando isso. Eu sempre desfragmento o SSD, mas geralmente só arquivos enormes de jogos quando sinto que tá dando algum problema. E geralmente desaparecem.

Adiciona/Troca pra um SSD que vai dar uma agilizada ainda maior. (pega um de 120GB se a grana tiver curta e deixa só software e o sistema nele)
(Instalei um SSD e Windows 10 x64 num Athlon 64 x2 5200+ com 4GB… nossa, ficou bem usável de novo. - só para internet e videos mesmo)

1 curtida

Então, o problema é que nesse caso estou em um notebook. Fico com um tremendo medo de mexer nele (no caso, instalar um SSD). Abrir e “dar merda”, coisas assim…rsrs

Mas esse Auslogics deu uma boa ajuda. :slight_smile:

Tenho uma outra máquina onde tenho um SSD, e nunca havia desfragmentado o mesmo.

É, mas o caso relatado é um cenário bem específico e, acredito eu, não muito representativo de um uso doméstico.

Eu me pergunto se um SSD em uso doméstico precise ser desfragmentado na mesma frequência que um HDD em uso doméstico.

No primeiro artigo comenta a respeito de desfragmentação de SSD. O segundo é só por ilustração mesmo.

Nesse caso, dá sempre para levar numa assistência técnica bem conceituada pra tal. Claro que ai tem a taxa de serviço, mas tu já pode pedir pra trocar pasta térmica, dar uma limpada e etc.

Não. Não precisa. Só quando tu começa a perceber engasgos insanos em jogos. (No meu caso, o meu SSD é um lowend, o Crucial BX500)

Entendi. Boa pedida.

Provavelmente em casos extremos precise desfragmentar ele a cada 6 meses, em uso mediano e com uma alta taxa de ocupação dele (isso aumenta muito a fragmentação em qualquer dispositivo) acima de 80% eu faria 1 vez por ano.

Devem ter cenários que é realmente necessário desfragmentar uma vez por ano e tal.
Imagino que se você usa o SSD pro sistema e faz muita escrita (baixa tudo pro SSD, usa programa de edição e deixa todos os arquivos de projetos no SSD, instala um monte de jovo no SSD, etc), desfragmentar pode ajudar.

Eu dei uma olhada na situação do meu SSD de 120GB aqui.
Pelas contas, ele está rodando tem quase 5 anos (em horas, de acordo com o Crystal Disk Info) e está com 23% de fragmentação. Nunca foi desfragmentado e, pelo andar da carruagem, provavelmente vai morrer antes de ser desfragmentado. Mas é capaz que se fosse um de 1TB ele estaria pior, porque eu usaria o disco bem mais.