Usuários de Steam Deck, valeu a pena?

  1. O que vocês costumam jogar?
  2. Pagaram quanto?
  3. Recomendam?
    4 (Bônus) - Eu queria algo como um Steam Deck, mas que fosse para jogar jogos mais leves, como visual novel. Qual dispositivo se encaixaria?

Olha, não comprei o steam deck por três motivos:

  1. ele não faz sentido pro meu perfil (não preciso de mobilidade no PC e nem quero perder um PC na rua),
  2. ao meu ver, o valor dele, no Brasil, é um tanto elevado pelo que ele entrega. (ainda mais, até onde eu lembro, não tem distribuição oficial dele por aqui)
  3. a resolução da tela dele é 800p (nem dá pra pedir muito, só tem GPU integrado, apesar que não é tão fraco assim).

Se recomendo? Depende. Para quem precisa e/ou quer portabilidade, o pessoal diz que ele é excelente. Se tu não se importa em jogar com tudo no máximo e/ou numa resolução altissima, ele faz um trabalho bem competente mesmo só um GPU integrado. Engraçado é que tem muita gente lá fora usando eles como desktop pela praticidade e capacidade de ligar um monitor externo nele.

O Steam Deck roda visual novel de boa, se o valor for interessante até pode ser uma boa pedida.

Isso e poder jogar deitado é uma das coisas que me atrai nele.

Tu consegue fazer isso com qualquer tablet. hahaha
Mas sim, isso também é legal… mas fica atento a dores no pulso… porque o steam deck é bem pesadinho.

Televisão bem posicionada + controle sem fio tbm dá certo.

Pra mim esses consoles portáteis não me chamam atenção, em casa prefiro jogar no PC/PS e fora de casa não vou ficar gastando tempo com isso. Mas entendo que esse mercado tem seu público.

Mas qual tablet que tem controles embutidos e roda os jogos da Steam?

Já usei assim por um tempo, mas acho mais aconchegante tudo nas mãos.
Uso muito o celular para ler mangás e assistir algumas coisas, e queria algo semelhante com o Steam Deck.

Vários. Mas rodar jogo do steam só por streaming.

Nesse caso, provavelmente é melhor o próprio Steam Deck.

Mais barato do que o Steam Deck provavelmente só alguma versão do Ayn Odin, mas como vem com Android, você tem que fazer a gambiarra por conta pra instalar o Windows (for ARM) ou o Linux. Isso se a versão que você escolher tiver suporte pra isso, claro.

Tem jogo que não fica legal longe e/ou com controle. Exemplo: Oxygen Not Included.

Acho que o tablet fazendo streaming no steamlink via um pc da casa funcionaria nesse caso mas não testei ainda.

O jogo é bem pesado em CPU e Memória, não sei como se comporta no deck, conforme sua base cresce e tudo mais. Porém a vantagem sobre um tablet seria poder rodar o jogo standalone, fora de casa e sem internet.

A vantagem sobre um notebook seria o form factor, sobre um tablet a arquitetura da cpu, e claro, ser um pc linux portátil que por acaso roda jogos como um console (existem jogos que foram otimizados para o deck) traz benefícios pra fuçadores de plantão e fãs de mods.

Eu pessoalmente estou indeciso sobre querer comprar ou não, o preço no Brasil é aquela coisa, mas vejo mais futuro num deck do que num nintendo switch por exemplo.

Não sei se encaixa dentro do seu perfil, principalmente pelo preço, mas lendo os comentários acho que você iria gostar dos Microsoft Surface. São tablets que rodam Windows (então não problema para instalar Steam), hardware relativamente forte (algumas versões com i7 e 16gb de RAM), tela com alta definição (algumas versões 120Hz), bateria razoável e teclado removível. Daria para jogar deitado, como quer, tranquilamente. O Tablet mesmo pesa menos de um 1kg, então super portátil. Claro, tem GPU integrada, então não daria para jogar jogos super exigentes. Mas um adendo, os PRO 8 ou mais recentes já são compatíveis com eGPU, então, querendo jogar um jogo mais pesado, é só conectar numa placa de vídeo de desktop e aproveitar, tudo isso sem perder a portabilidade em outros momentos.

Pô, parece legal, mas os Surface são BEM mais caros que o Steam Deck.

Eh, isso no Brasil :persevere:
Se tiver a oportunidade (algum parente voltando dos EUA, não sei), consegue comprar um usado e em bom estado no Ebay por uns 2, no máximo 3 mil reais.

Po, mas ainda assim, o Steam deck já vem com o controle nele, no próprio dispositivo, e custando menos nesse próprio cenário dos EUA.
Eu só quero algo confortável para joguinho leve de PC kkk

  1. Jogos de backlog, indies e emuladores. Para jogos AAA prefiro no PS5 pra extrair todo potencial do jogo.
  2. Possuo a versão OLED 512gb, paguei $689 CAD (moro no Canadá), algo em torno de R$2470 + taxas.
  3. Com toda certeza.

Aqui sai 4940… hahaha

Pelo que vi no ML, esse modelo que possuo (OLED 512gb) tá sendo vendido no Brasil por R$6000 até R$7000.

Complicado demais. Imagino que tenha aumentado mais ainda por conta do Remessa Conforme.

Remessa conforme é o famoso compre 1 pague 2. O resto é lucro do vendedor.

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.