Usos para um SSD M.2 2242

Fala pessoal! Tenho um SSD M.2 2242 de 128GB que usava no notebook da empresa, contudo terei de devolver o computador. E agora, o que fazer com este SSD? Pensei em comprar um case para usar o SSD como armazenamento externo, mas minha outra pergunta é: existe algum outro uso para ele?

Colocar em um outro computador que tenha slot?

1 curtida

O SSD M2 2242 é um padrão antigo. O padrão usado nos computador atuais é o NVME, por isso não é possível usar em uma máquina mais atual.

Talvez desmontar pra pegar componentes e tirar o ouro?
Sei lá.
É um SSD.
Imagino que o uso dele seja só pra ler e escrever arquivos mesmo, então se não tiver interface pra conectar, não vai ter muito o que fazer. Se tiver interface pra conectar, usa como um drive padrão.

Imagino que ele seja sata, então não é útil nos notebooks modernos com porta nvme.

Se quiser aproveitar ele (o que não acho que valha a pena) tem adaptadores para colocar na baia de HD normal ele e também para usb.

Eu venderia no mercado livre, ainda tem bastante notebook velhos por ai com essa porta e a oferta desses ssd é bem pequena.

1 curtida

Qual é a chave desse M2 2242 B, M ou B+M? É SATA? Eu uso um M2 SATA no meu Ryzen e até acho o desempenho legal. (Claro, eu poderia trocar por um NVMe mais rápido, mas…)

Se estiver num bom estado, tu pode enfiar ele num computador que tenha slot compativel. Apesar de ele não ser o mais rápido, vai dar um bom ganh ocaso o PC só tenha HDs.

Para exemplificar.

Os meus computadores têm slot somente para o padrão NVME.

cara, ele não é tão velhoo assim não. Eu acho que você pode fazer um super usb/hd externo ou então vender no mercado livre, facebook e grupos de whatsapp. Acho que vende rapido se pedir um valor ok

1 curtida

Essa é a ideia @RufinoRJ: utilizá-lo para armazenamento externo. Fiz a pergunta na comunidade para verificar se o SSD poderia ser usado também de outra forma.

1 curtida

pode, de todas possíveis! É só tu ver como vai ficar melhor pra você e fazer. Eu já vi uns adaptadores pra esses m2 já, o ruim vai ser o tamanho, vai ficar mais pra hd externo e do que pendrive

Isso ai é um B+M, acho que deveria ser compativel sim. Apesar da velocidade reduzida.

2 curtidas

Vc mesmo já respondeu! Uma case!

Eu tenho um adaptador. Uso pra trabalho (converter VHS usando o Windows 10).

Eu colocaria em uma case e faria de armazenamento externo compacto de alta velocidade. Inclusive comprei no AliExpress um NVME 512gb + Case uGreen exatamente pra fazer isso. As cases para M2 são bem pequenas e compactas, se comparado a um HD externo ou um SSD sata.

Agora, você precisa ter uma utilidade pra isso, se achar que não vai usar coloca a venda.

1 curtida

Acredito que não tenho muito o que fazer mesmo. Vou comprar um case para este SSD M.2 2242. Grato pelas opiniões. Valeu!

Err, não. Slots M.2 dedicados para instalação de SSD sempre terão chave B ou chave M, em ambos os casos o slot fornecerá uma interface SATA, logo, mesmo sendo antigo, um SSD M.2 SATA funcionará sem problemas mesmo em um equipamento mais recente…

1 curtida

não é o que eu vi nos notebooks da samsung, os essential E alguma coisa, eles só aceitam nvme.

Não tem como, isso que eu disse tá previsto na especificação do M.2.

Se o slot for chave B, será fornecido uma interface SATA, uma interface PCI Express x2, uma interface USB, e mais outros tipos de conexões menos relevantes. Se for chave M (o conector padrão nos SSDs NVMe), o slot fornecerá uma interface SATA e uma interface PCI Express x4.

Em ambos os casos uma interface SATA estará disponível e será utilizada caso você plugue um SSD M.2 que não seja compatível com NVMe nesse slot…

1 curtida

A fabricante da placa pode não conectar uma porta sata ao conector m.2.