USB-C vs Lightning: qual é a diferença entre os tipos de conexão?

A Apple teve a interface FIRE WIRE, mas sempre optou pelo USB também. Essa questão de conectividade é altamente desaconselhável usar tecnologias proprietárias…

Há 40 anos atrás a Apple adotou a tecnologia AppleTalk para conexão em rede. Obviamente não vingou. E logo ela aderiu ao ETHERNET, padrão do mercado até hoje.

PORÉM… Em 2010 a realidade do mercado era o péssimo conector USB e/ou o MicroUSB para ligar o celular. Ele é péssimo, tu precisa tentar plugar 3x o conector até acertar o lado… sempre foi um atraso.

Em 2012 a APPLE antecipou 10 anos no tempo na gigantesca comodidade dos usuários de IPHONE não precisar se preocupar com o lado do conector. Se usufruiu das facilidades do USB-C com 10 anos de antecedência.

É evidente que valeu a pena. Foi uma rara exceção onde usou-se uma tecnologia proprietária que agradou mais que o padrão universal do mercado.

HOJE o USB-C já é melhor, mais moderno e padrão. E não existe mais vantagem no LIGHTNING. Chegou mais que a hora de mudar.

14 curtidas

Um belo comentário, na época de lançamento o Lightning era realmente bom, mas não possui mais utilidade hoje em dia.

Já sobre o USB-C a minha única reclamação é com o própria USB Org. já que a nomenclatura de padrões virou uma confusão sem fim, onde tem cabos USB-C de diferentes especificações ou que não são compatíveis, mas ainda sim possuem o mesmo nome.

7 curtidas

Comentário mais sensato que li por aqui.

Passou da hora de padronizar o USB-C dentro da própria Apple.

3 curtidas

O que achei estranho é que a própria Apple quer arrumar pra cabeça: Ipads e Macs tem USB-C, iphones tem Lightining (rumor que apenas os 15 Pro Max mudarão), Airpods Pro terão USB-C (rumores), Airpods comum e Airpods Max continuam com Lightining…

1 curtida

10 anos? Não viaja, o USB-C chegou em 2014 e no ano seguinte já existiam smartphones usando o conector.

A Apple se antecipou tanto que até o momento os usuários de iPhone continuam limitados a um conector com transferência de dados de míseros 40 MB/s e carregamento “rápido” de 20W, algo que só deve mudar no iPhone 15 (e olhe lá)…

3 curtidas

RESUMINDO: USB é melhor.

1 curtida

Lembro que em 2015 a Apple lançou um Macbook Air com apenas uma porta USB-C, demorou anos para o iPhone ter entrada USB-C no conector de tomada, ou seja, nem o Macbook Air era compatível com o iPhone, só dava pra plugar o cabo com adaptador. E esse Macbook era bem ruim, dava bastante problema e era muito difícil de arrumar.

Quase 10 anos depois a Apple finalmente irá lançar um iPhone com porta USB-C e só fará isso por causa da Europa.

Nem parece que são produtos da mesma empresa.

1 curtida

FireWire não era proprietário, era IEEE 1394. A Sony era outra que tinha coisas com FireWire (chamavam de i.Link). FireWire teve um nicho em produção de vídeo (já que era o formato padrão pra transferir vídeo de coisas que usavam DV) e até o USB 2.0 sair era basicamente a única opção para conexão rápida sem ser uma interface interna.

Te dizer que é isso que me deixa mais perplexo e irritado. Se a Apple tivesse feito uma transição mais gentil (e mais cedo) para USB-C nos iPhones não teria rolado tanta chiadeira. Quando tiraram os carregadores das caixas mudaram o cabo para um USB-C para Lightning. E os carregadores que eram inclusos com os iPhones eram todos USB-A.

2 curtidas

Em 2012 o povo usava um conector muito melhor que um MicroUSB e durou anos assim, foi excelente, aceita esse fato. Agora, que já passou da hora de trocar, é óbvio que sim.

E se é para falar a real. Fio está fadado a sumir. Que muito preciosismo reclamar dos 40MB/s, usar o iPhone pregado num PC pra trocar arquivo, que negócio arcaico. Não tenho dúvida que esse último buraco remanescente no celular vai desaparecer muito em breve.

As duas únicas vantagens do iPhone mudar para um buraco USB-C é carregar mais rápido e aumentar a diversidade de cabos disponíveis no mercado, se bem que em qualquer esquina tu acha um Lightning. E no final das contas, vai fazer por uma obrigação da Europa secular, até extinguir de vez o fio remanescente.

Exato, concordo, FireWire nunca foi proprietário, não falei isso em nenhum momento. Talvez tenha dado a entender, mas certamente não, era só uma interface pouco popular.

E também concordo que demorou muito para aderir a USB-C. Mas sinceramente, depois de demorar tanto, eu já capava de vez esse buraco e deixava somente no carregamento sem fio… se o Jobs (clichê falar isso) estivesse vivo, tinha culhão pra fazer isso.

Não é só ter culhão, é ter tecnologia capaz de atender as demandas e expectativas e imprevistos dos usuários e da indústria. Isso eu acho que ainda não temos.

Daqui alguns anos vai ser legal olhar para o Lightning e lembrar que usei ele diariamente haha.

Até gosto do conector. Acho ele mais resistente que o USB-C, mas essa fragmentação me mata.

Tenho um carregador Lightning ao lado da cama e, às vezes, tô usando o iPad e não consigo carregar no mesmo fio do iPhone. O contrário tbm acontece, como na mesa de trabalho que tem um USB-C para carregar o Mac e uso para carregar o iPad, mas não consigo carregar o iPhone.

Sem falar na bagunça que é o uso com qualquer bateria externa: um cabo USB-C to USB-C para carregar a bateria e um cabo USB-C to Lightning para carregar o iPhone…

Minhas apostas é que que ela ignorará ou só pincelará o uso do USB-C no iPhone 15 normal e fará uma mega apresentação no iPhone 15 Pro/Ultra mostrando as vantagens do Thunderbolt 4, sem nem comentar que o Thunderbolt 4 roda em cima do USB-C, pra não assumir que ela perdeu a briga com a UE.

4 curtidas

Eu já li que a entrada lightning é mais resistente que uma entrada USB-C, porém, o cabo USB-C é mais resistente que o cabo lightning. O teste tinha sido feito usando dois iPads.
Mas dificilmente a porta USB-C dá problema, meu S20+ tem 3 anos de uso sem dar problema, o que as vezes acontece é entrar sujeira no conector e o cabo ir socando a sujeira lá dentro, mas isso também acontece no iPhone.

1 curtida

Você trabalha com grande volume de dados/arquivos? Te garanto que a maioria esmagadora de profissionais utilizam até decks de conexão por fio para transferência de arquivos entre dispositivos.

Entenda: sistema online (nuvem) é pra armazenamento. Transferência é via cabo mesmo. Especialmente quando lidamos com transferências de arquivos pesados e numerosos.

4 curtidas

0,0001% dos usuários vão usar iPhone para vídeos profissionais e precisam baixar por um cabo e vão usufruir de fato da maior largura de banda

1 curtida

Não estou falando de porcentagens de usuários que usam um iPhone pra isso ou aquilo. Estou argumentando em cima de algo lógico:

De novo, se vc trabalha com transferência de muitos arquivos entre dispositivos (câmeras, tablets, smartphones, computadores, servidores, etc), e/ou arquivos muito pesados (na casa dos Gigas e Teras), você vai usar cabo, e não wireless para tal. Uma vez que o processo é muito mais rápido.

Seja 0,00001% ou 90% dos usuários. Quem for fazer, certamente vai usar cabo. Logo, não é arcaico, como vc disse. Entendeu?

1 curtida

Que confusão.

A linha de raciocínio é que o Lightning com baixa largura de banda não é um problema para os usuários.

O iPhone não é feito para o mercado profissional. O perfil de 99,99% dos usuários não são afetados por essa baixa largura de banda.

Só queria reforçar que esse mimimi do cabo lightning é tentar espremer um pingo de problema que ninguém se importa.

Mudar para USB-C não vai mudar a vida de ninguém, a não ser poder usar o cabo do amiguinho que tem Android. Eu previa que esse cabo seria removido de vez. Mais atrapalha a blindagem para água, do que tem utilidade.

1 curtida

De novo, e pela última vez: minha argumentação foi apenas contrariando o que você disse sobre transferência via cabo ser arcaico. Ponto.

Suas estatísticas aí (que sabe-se lá de onde tu tirou), além do uso do iPhone pra isso ou aquilo, ou qualquer marca que você queira colocar na mesa, não influi nem contribui em nada sobre o que eu disse anteriormente…

3 curtidas

Mas é um ponto forte do marketing deles. Anunciam o celular como uma ferramenta profissional, capaz de fazer vídeos com qualidade de cinema, com a capacidade de gravação em ProRes 4K60 (que é um codec de uso ESTRITAMENTE profissional, não há motivo algum para usuário comum utilizar esse tipo de codec), que gera arquivos gigantescos (na casa das dezenas e até centenas de gigabytes, dependendo do tempo de gravação).

Pelo menos uma das coisas boas nesse novo iPhone é a possibilidade de gravar diretamente em um SSD externo através da porta USB-C, mas é válido só pros iPhone Pro, já que os modelos base estão limitados ao padrão USB 2.0 (480Mbps) - detalhe, meu Galaxy S8 de 2017 já possuía USB 3.0. Claro que é uma funcionalidade que só o público que vai pegar os modelos mais parrudos da linha que vai aproveitar, mas não consigo não achar isso uma baita chinelagem.