Upgrade: qual processador e memória comprar?

Pessoal, tenho um notebook Sony Vaio modelo VPC-EB33FM/BJ. Atualmente ele está assim:

  • Processador: Intel Core i3-370M 2 x 2.4 GHz, Arrandale
  • Memória: 4GB (2 pentes de 2GB) DDR3 PC3-8500 1066MHz 204-pin SODIMM - acho que é essa a especificação dela.
  • SSD 240GB

Só de ter colocado o SSD o notebook mudou completamente. A dúvida é: eu teria um ganho se mexesse no processador e na memória? No caso da memória, teriam que ser 2 pentes de 4gb ou eu poderia combinar 1 de 2gb + 1 de 4gb (pra aproveitar o que já tenho)? Qual seria a especificação da memória e do processador?

Agradeço a ajuda!

1 curtida

Mudar ambos sai melhor! Qual soquete do processador?? RAM: prefira por 2x 4GB no mínimo(a depender da máquina se suporta mais RAM e/ou orçamento, opte ter 2x 8GB)!!

1 curtida

depende do teu uso, se tá com a ram acima de 70% de uso, então seria benéfico aumentar ela, quanto a processador é bem mais complicado pela questão de dissipação de calor, se processador for teu problema, melhor pensar em trocar de notebook em vez de mexer no processador.

E pode sim usar 1 pente de 2gb e outro de 4gb, mas vai perder a vantagem do dual channel assim.

2 curtidas

Esse CPU usa o socket PGA988A, e o melhor processador que tu vai conseguir colocar será um Core i7-820QM… que deve ser uns 70% mais rápido. (Porém atenção: o i3 que tu tem tem TDP de 35W, o i7 tem TDP de 45W. O que pode ser problemático dependendo da refrigeração do notebook)

Não sei qual o teu uso, mas se for adicionar memória RAM, troca os dois módulos de RAM por 2x 4GB DDR3 800/1066, que 8GB é o máximo que ele suporta. E manter o dual channel ajuda nesse caso.

SSD é básico atualmente.

2 curtidas

Upgrade fácil: adicionar 8GB de RAM aí (2x4GB). Já o processador apesar de ser possível trocar é mais complicado de encontrar pra comprar. Só vai achar usado e as chances de você comprar um que venha com defeito são grandes.

A RAM é um upgrade fácil também do ponto de vista da desmontagem e troca, é só retirar uma tampa e substituir os pentes de memória. Já o processador exige que você desmonte a tampa por inteiro pra acessar o sistema de refrigeração e posteriormente o processador propriamente dito.

Eu pensei mesmo nessa questão da dissipação do calor, principalmente porque esse notebook desligava do nada em tarefas mais exigentes quando estava sobre a mesa. Depois que coloquei em um suporte para usar um teclado externo, ele parou de desligar, até mesmo quando eu faço algumas conversões de vídeos. Já abri algumas vezes e até troquei a pasta térmica do processador, além da limpeza da saída de ar. Acho que vou mexer mesmo só na questão da memória.
O que tem me incomodado é que atualmente eu mantenho um segundo monitor desligado (área de trabalho estendida) porque basta eu ativar para o notebook começar a " engasgar". E faz muita falta, porque trabalho com PJE e algumas rotinas são um inferno de serem feitas com uma tela só. Daí eu não sei se só o upgrade de memória ajudaria a melhorar essa situação. Conversão de vídeo não é tão essencial e pode levar o tempo que for, pois é algo mais esporádico e tende a diminuir mais ainda.

Eu tenho uma máquina de config parecida.
O q fiz foi o mesmo q vc - colocar o SSD e aumentar a memória para o máximo suportado pela placa-mãe…
Apesar de antiga, é uma máquina q me atende plenamente ainda.

Pois é. É como falaram aí. Tem toda a questão da refrigeração (que eu já desconfio ser problemática) como respondi ao colega no tópico. Abrir é tranquilo. Já fiz outras vezes pra limpeza e troca da pasta térmica.
Confesso que é um excelente notebook. Eu deixei meu esposo com o meu Macbook (que é um i5, mas com tela de 13") porque acho esse Sony Vaio (especialmente o teclado) muito mais confortável. Fora que eu prefiro infinitamente o ambiente Windows pra trabalhar e resolver tretas de sistemas.

1 curtida

Mas tem uma coisa… esse notebook ai já deve ter uns 8-10 anos. O processador dele é um Core i3 de primeira geração, atualmente a Intel está na décima e já lançando a décima primeira. Eu consideraria um upgrade no caso.

Mas, nesse caso, essas outras gerações não seriam incompatíveis (socket?) com essa placa antiga no notebook? Digo isso porque eu nem teria interesse de pular de um i3 antigo para um i7, por exemplo. Poderia ser um i5, numa geração com bom custo/benefício, se houvesse compatibilidade, é claro.
Do que eu entendi, aparentemente só daria para ir pra esse i7 que já mencionaram. Ou não?

Uma saída meio termo, mas eu só faria depois do upgrade de ram, é procurar um i5 com o mesmo tdp do i3, ele deve esquentar um pouco mais, mas provavelmente não além do que o notebook aguente.

PS, quando pessoal tá falando de upgrade é trocar de notebook mesmo, não tem como pegar processador de outra geração e colocar nesse teu.

1 curtida

Agora faz sentido. rs
O que seria o TDP, aliás?

Definição do site da intel:

" TDP

A potência de design térmico (TDP) representa o consumo médio de energia, em watts, dissipada pelo processador quando o mesmo funciona em uma Frequência de base com todos os núcleos ativos de acordo com uma carga de trabalho de alta complexidade definida pela Intel. Consulte a Ficha técnica para obter requisitos da solução termal."

no caso do teu i3 é 35w.

Tem de ver que modelos de i5 tu acha pra vender que sejam da primeira geração e consultar no site da Intel o tdp deles.
Mas volto a repetir, só faria isso depois da memoria ram e testar se não resolveu os engasgos.

Farei isso mesmo. Valeu demais!

1 curtida

Pelo que eu vi, mudou do socket PGA988A da primeira geração pro socket PGA988B na segunda geração. Então acredito que seja incompatível ou tenha alguma incompatibilidade.

Sobre o processador, eu imagino que esse processador não tenha capacidade pra rodar um vídeo em 1080p no youtube sem travar, mas como eu não sei qual a finalidade da máquina, você tem muitos episódios de CPU ficando mais de 90% durante o seu uso cotidiano?

Se a resposta for sim, daí você vai ver uma melhora de performance trocando o processador.
Memória RAM é a mesma coisa. Se é comum usar 100% da memória RAM duranto o seu uso padrão, colocar mais vai melhorar.

Daí é ver qual é o gargalo do sistema e ver se vale a pena fazer o upgrade pra resolver (ou amenizar) o gargalo ou se é melhor juntar tudo, jogar fora e comprar um novo.

De resto, corroboro o que já disseram.
Aumentar a RAM é melhor pegar dois pentes de mesma capacidade (e velocidade, mas isso não é essencial).
Já o processador tem que ficar de olho na TDP pra ter certeza de que não vai dar problema.

2 curtidas

Vou passar a monitorar aqui, mas, em média, tá dando 83% de uso de memória.

Compartilhando minha experiência de uns 2 anos atrás. Tinha um laptop com um i3 3110m e fiz os três upgrades: memoria (4GB->8GB), processador (i5 3230m) e SSD. Realmente deu uma melhora na questão desempenho, no i3 eu nem conseguia usar Windows mais, então passei a usar só Linux nele.

Quando fui ver o upgrade de processador, pesquisando tanto pelo modelo do socket quanto pelo processador antigo vi que um i7 não seria compatível, então peguei o melhor i5 possível.

Mas teve um lado negativo, como o pessoal falou, dissipação térmica. Eu não costuma ter temperaturas altas com o laptop, após o upgrade em idle a média de temperatura ficou na casa dos 50°C e assistindo séries na Netflix chegava a 80°C. Não chegou a afetar o desempenho, mas sempre estava de olho pra tomar ação quando necessário.

i5 de notebook só faz real diferença perante os i3 da 6a geração em diante, onde alguns modelos são quad core. Diferente dos i5 de desktop, até a 5gen os i5 de notebook são dual core com HT, tendo apenas o clock do CPU mais alto que do i3 e tb o turbo boost.

Tive uma experiência bem semelhante, mas lá em 2015 por aí.

Eu tinha um LG S460 que veio com o i3 3110M. Troquei esse i3 por um i5 3230M mas o ganho não foi tão alto assim. Posteriormente troquei o i5 em um i7 3630QM e aí sim, o desempenho (principalmente em multitask) foi lá pra cima. A temperatura aumentou coisa de 10ºC, mas esse LG S460 tinha duas saídas de ar, então mesmo o TDP do i7 sendo maior (45 > 35) o dissipador segurou de boas, mesmo em games.

1 curtida