Uma olhada de perto no Samsung Galaxy Note 9

Melhor smartphone que já tive. Design bonito, processador parrudo, câmeras bem boas e o adicional da SPen. Esses posts antigos que tão sendo indexados tá dando bastante nostalgia. Kkkm

Tive note 8 e note 9,tirando as opções de Bluetooth da S-Pen,foi arrependimento, gostava do tamanho do Note 8,alias note 10 e 20 foram aparelhos muito bons .

De longe o melhor que tive tbm. A bateria ainda hoje me surpreende quando lembro.
Saía de casa 5 e pouco da matina e voltava 18-19h com 50%.

Não sei o q a samsung anda fazendo de errado desde então.

1 curtida

Exynos que chama.

Legal q eu tenho um S22U e é snapdragon.

Infelizmente fabricado pela Samsung Foundry.

Como se fosse mudar alguma coisa ter sido fabricado pela TSMC tendo o mesmo processo.

Bastante. TSMC é melhor, só olhar a diferença pro Gen 1+.

E os nanômetros que usam hoje em dia é mais marketing que a densidade real.

1 curtida

Vc está comparando processadores DIFERENTES pra justificar que um determinado fabricante é melhor? Sério?

Você não estava falando do seu S22 Ultra? O S22 Ultra tem Snapdragon 8 Gen 1 (que é fabricado na Samsung Foundry). O Gen 1+ é fabricado pela TSMC, e é basicamente a única diferença entre eles.

Não precisa ler mto nos datasheets pra ver q o Gen1+ tem clock de CPU mais alto. Pra isso provavelmente alguma melhoria no layout do processador (ou o Gen1 é capado de propósito mesmo) então não, não são “a mesma coisa só que produzido em outro lugar”, são coisas diferentes mesmo.

E mesmo assim gasta menos energia que o Gen 1 fabricado na Samsung, que é justamente o que eu estou tentando dizer até agora.

De resto são essencialmente o mesmo chip só que fabricado em outra foundry.

Nessas horas eu queria mesmo uma reação de facepalm…

É justamente a melhoria no processo de fabricação que permite atingir clocks mais altos. O projeto do SoC é o mesmo, mas por conta da fabricação na TSMC produzir chips melhores que na Samsung, podem definir um clock mais alto sem elevar o consumo de energia, consequentemente esquentando menos.

Nos smartphones, inclusive, isso não é novidade, especialmente para a Qualcomm: Snapdragon 855 vs 860, 865 vs 870, 888 vs 888+ e o mais recente 8 Gen 1 vs 8 Gen 1+, esses pares vem do mesmo projeto, mas o modelo de número maior consegue clocks mais altos por melhorias no processo de fabricação…