Uma fábrica de hits: como o TikTok está redefinindo a indústria da música

O TikTok é realmente um fenômeno! No começo tudo parece ‘‘meh’’, mas existem muuuitos conteúdos interessantes na rede.

3 curtidas

Nunca usei isso, pra mim a música boa acabou nos anos 80.

Apesar da grande maioria das musicas que eu escuto ser dos anos 60, 80 e 90 é besteira dizer que “a musica boa acabou”. Você só deve ter seus gostos fechados mesmo. Dá uma pesquisada sobre juvenoia, talvez esclareça um pouco

4 curtidas

Ainda penso que o TikTok está deixando a atual geração mais emburrecida. Os jovens estão mais ligados no instantâneo, no rápido, no superficial. As chamadas “pessoas líquidas”. Não se aprofundam mais em conhecimento, não param para ler um livro ou algum vídeo de meros 20 minutos no YouTube, de algum assunto que não seja trivial.

Vale lembrar que não há nada de errado em passar um tempo no Intagram (que antes era o boom, antes do TikTok), ou mesmo neste app mais popular do momento. O problema é não equilibrar a balança, dar prioridade às coisas de acordo com seu valor. Raramente você vai achar conteúdo nessas redes que vai ter um peso grande em agregar valor à sua vida pessoal, profissional, ou até mesmo espiritual (se for religioso). Elas são basicamente um passatempo, algo pra fugir da rotina. Mas quando você toma disso a sua rotina pessoal, isso traz sérios problemas de ordem profissional, médica, e até psicológica.

Vale lembrar também que me refiro às pessoas que basicamente se alimentam desses conteúdos, e não dos criadores de conteúdos.

2 curtidas

Eu tenho certo pé atrás quanto a produção de música dessa maneira tão rápida, não atoa por décadas sempre temos bandas que fazem somente um álbum bom, nem sempre temos o que falar para o resto da vida, mesmo que a escrita de música seja uma coisa que venha a melhorar com o tempo. Mas deve ser um caminho natural de grandes produtoras ir para formatos cada vez mais rápidos, já que temos um publico em também consome cada vez mais rápido. Ainda acho que é necessário tempo para criação de conteúdo que seja relevante ao longo do tempo.

Mas ao mesmo tempo temos uma maior facilidade na criação de música hoje, com a possibilidade de mais músicos produzirem simplesmente da sua casa, e com isso acredito que esse vazio de músicas/álbuns pensados do inicio ao fim onde as grandes produtoras estão deixando de lado vai ser preenchido.

Eu usei rapidamente o Tiktok uma vez, por algumas horas dentro de uma semana, sinceramente, é fácil passar o tempo lá, mas no fim do uso não sinto que tiro qualquer coisa de lá, talvez usei pouco pois sempre vi pessoas comentando que há ótimos produtores de conteúdo dentro da plataforma. Ainda prefiro tá no Twitter com todos os problemas (e olha que tem), mas pelo menos lá consigo ler um fio sobre algo importante que está acontecendo, e geralmente leva para mais fontes sobre o assunto.

Eu achava que eu tinha problemas para conseguir ficar centrado em algo, pois tenho o costume de estudar, ler e assistir mais de uma coisa ao mesmo tempo, não é ter dois livros abertos no mesmo momento, mas por exemplo hoje estou com vontade de ler algo de ficção e no outro dia estou lendo uma biografia, e vou alternando conforme tenho vontade e no meio disso inicio a leitura de outro livro. Se for considerar esse conteúdo rápido que há no Tiktok não estou mal. :upside_down_face:

Nada, há muita coisa boa hoje, mas muita mesmo, só que geralmente não tá entre as mais tocadas.

2 curtidas

Ótima matéria, só não diria “redefinindo”, mas sim “influenciando” ou "impactando, se bem que talvez tenha escolhido esse termo por algum significado diferente do que entendo.

Em questão de música, acho o TikTok sensacional por acabar dando destaque a artistas/músicas pequenos (ou subestimados) de modo espontâneo, uma vez que o app estimula a ver novos conteúdos. Já descobri muitos artistas e músicas boas por lá.
Acho até que traz uma tentativa para experimentar novos artistas. Tanto para gerações novas conhecerem e explorarem músicas mais antigas, quanto para as gerações anteriores conhecerem e perceberem que existe ótimos artistas novos.

O único problema é que tanto a indústria quanto os usuários já percebeu essa viralização e as empresas já começaram a gravar músicas genéricas para forçar o sucesso no Tiktok (com dancinhas ou desafios).

Apesar de não culpar a rede, pois acho errado dizer desse modo, concordo que o uso descontrolado deixa o usuário num comportamento mais ansioso, tudo sob o controle dele e rápido.
Acho perigoso para uma pessoa ainda em desenvolvimento (se bem que todos estamos), como crianças, fazer do tiktok o único entretenimento. Acho até assustador quando vejo uma criança <= 5 anos assistindo, parece totalmente alienada, como uma lavagem cerebral. kkkkkk

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.