Uber vai pagar salário mínimo e férias para motoristas no Reino Unido

Originally published at: Uber vai pagar salário mínimo e férias para motoristas no Reino Unido – Negócios – Tecnoblog

Uber passa a considerar cerca de 70 mil motoristas do Reino Unido como trabalhadores após perder recurso em Suprema Corte

Uber reduzindo o número de motoristas em 3, 2, 1,…

Não só isso mas como acarreta em pagar “extras” para os motoristas , é bem provável que a UBer reduza a quantia da corrida dada aos motoristas. ou seja, todo mundo perde.

E mais uma vez vemos como o Estado consegue atrapalhar a vida das pessoas

1 curtida

Verdade, os motoristas devem achar que atrapalhou demais a vida deles agora que eles têm direitos básicos. Realmente.

1 curtida

Uh. Sinceramente eu não me precuparia tanto com o aumento das taxas (desde que não fique tão caro quanto os taxis), afinal o pessoal que trabalha também precisa de dinheiro para viver assim como qualquer um…

Mas como vai seria fiscalizado o motorista lá no Reino Unido? Esses dias atras fui voltar do mercado e o motorista nem foi até o lugar (se foi, não vi o carro… que por sinal era vermelho), iniciou a corrida, fez um percurso absurdo e fingiu me deixar no lugar correto… Tudo bem que o Uber devolveu o dinheiro descontado do Uber Cash, mas isso não deveria acontecer. (Brasil, não Reino Unido, claro)

1 curtida

E desde de quando rabiscos aleatórios criados por um burocrata podem ser eticamente defensáveis como direitos?! Vou inventar agora que você tem o direito de me dar R$ 100 todo mês, posso te mandar a minha chave PIX?

A questão é que existe diferença em uma empresa que presta serviço de motorista particular e esse motorista é funcionário da empresa. Essa é a metodologia dessa modalidade. O Uber nasceu de outra necessidade. Em resumo, é uma plataforma que une pessoas de posse de um veículo e tempo ocioso, com a necessidade de pessoas chegarem até destino X. Tanto que todo o processo é baseado em usar o motorista que estiver na melhor rota e disponível. Em suma, ele não é funcionário da Uber, como seria um motorista particular, contratado por uma empresa que presta este serviço.

A similaridade acaba no momento que são conceitos diferentes, para resolver problemas similares. A proposta da Uber não é ter motoristas particulares, contratados pela empresa, e se assim fosse, a Uber nunca teria existido e possibilitado o acesso a mais pessoas, por oferecer um preço competitivo em relação ao transporte de táxi e ônibus (principalmente distanciais curtas objetivas). De certa forma foi uma democratização de algo antes altamente elitizado, como os servições de motoristas particulares.

A proposta da Uber sempre foi conectar o indivíduo de posse de um carro e tempo livre, com o passageiro que deseja chegar a tal destino.

“Aí mais o motorista roda o dia inteiro e as margens não são favoráveis aos motoristas”, pode até existir um tempo máximo, porém é uma modalidade onde o condutor faz seus horários. E como em toda profissão e trabalho, quem se dedica mais, ganha mais e recebe um reconhecimento maior. A plataforma oferece essa flexibilidade. Porém não existe vínculo empregatício do motorista com a Uber. O motorista trabalha pra si, ou melhor, para o tempo. Quando mais ele se engajar, naturalmente receberá mais comissão.

Imagina que a Uber tivesse que pagar um salário base para todos os motoristas, de onde sairia esse montante?

2 curtidas

No papel tudo isso é ótimo. Mas o motorista da Uber está trabalhando no app por vontade própria, ele é apenas um prestador de serviços, não tendo qualquer vinculo com a empresa. Agora com essa medida do Reino Unido, as taxas podem ficar mais caras, a frota d veículos irá diminuir.

Não, não pode porque eu não sou dono de meio de produção e você não é explorado por mim para que eu enriqueça às custas do teu tempo de vida. Próximo!

A tradução disso é gente trabalhando 14h por dia para fazer 4k no mês. Você tem razão em uma coisa: o Uber não é empregador, é explorador mesmo :wink:

Tem um jeito de não criar vínculo empregatício: não agir como patrão.

Você tem o costume de conversar com motorista de Uber? Porque a maioria dos que eu converso são pessoas que estão no app por falta de outras oportunidades. Desemprego em alta = mão de obra semi-escrava.

Deixa eu ver se eu entendi: tu não se importa de ver trabalhador sendo explorado desde que os preços fiquem acessíveis para você andar de Uber?

Não vou negar que tem um montão que estava lá por falta de opção, mas também eu via uma boa quantia de motorista lá que estava fazendo bico por vontade própria para não ficar parado. Principalmente um senhor nos seus 70 que tinha trabalhado na petrobras como engenheiro quimico ou coisa do genero. Ele tinha se aposentado e não aguentava ficar em casa. hahaha lembro dessa história pq eu ri muito conversando com essa pessoa. Acho que foi um dos divertidos.

Essa é a realidade da grande maioria dos usuários de Uber.
Mas o problema é o seguinte: se ficar super caro (custando tipo 10% a menos), qual a vantagem sobre o Táxi? Alguns Táxis de Curitiba também tem aplicativos pelo que lembro.

A Uber oferece uma ferramentas onde pessoas podem livremente se associar, onde está a exploração nisso? Exploração é o que o estado faz confiscando parte da sua renda de forma coercitiva.

Assim como vão existir pessoas que vão preferir trabalhar 8h ou 6h ou menos, quem sou eu, você ou burocratas estatais pra decidir quantas horas uma pessoa deve trabalhar se não ela mesma?

Está no fato que a Uber em si não produz nenhuma riqueza, vive da riqueza produzida por outras pessoas.

É também.

Supondo que o que você falou fizesse algum sentido: trabalhar por 6h ou 14h faz diferença no salário? Se a resposta é sim, não é a pessoa que está escolhendo.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.